A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Batismo no Espírito Santo (Material Extra I). Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Batismo no Espírito Santo (Material Extra I). Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E,"— Transcrição da apresentação:

1 Batismo no Espírito Santo (Material Extra I)

2 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiveres, são retidos. João 20: 21 a 23

3 Hoje: O sopro de Cristo.

4 Os apóstolos receberam o Espírito Santo, no dia de Pentecostes ou quando Cristo soprou o Espírito sobre eles? Atos 1: 4 e 5 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas esperassem a promessa do Pai, a qual disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. João 20: 22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

5 Continuação... O primeiro aspecto importante do texto é bem explicado por Russell Shedd, que diz: Soprou. Lembra- nos do começo da vida humana em Éden (Gn 2.7). Vida natural e espiritual dependem do sopro (o Espírito) de Deus. Bíblia de estudo Shedd, página 1523.

6 Continuação... O segundo é brilhantemente explicado no comentário na página 1683 da Bíblia de estudo Vida, que diz: No Antigo Testamento o Espírito Santo vinha sobre os crentes temporariamente, para tarefas específicas. Esse parece ser o caso aqui. Esses mesmos discípulos seriam batizados com o Espírito Santo cinqüenta dias mais tarde, no dia de Pentecostes. Mas, enquanto isso, precisavam de um preenchimento temporário que os capacitasse para o serviço, até que se iniciasse o novo ministério do Espírito.

7 A Polêmica do verso 23 João 20: 23 Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiveres, são retidos. Os cristãos podem perdoar os pecados dos outros?

8 Continuação... Analise os textos abaixo: Lucas 5: 20, 21 e 24 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados. E os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?... Mas para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados _ disse ao paralítico: Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. I Timóteo 2:5 Portanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.

9 Continuação... Recorreremos mas uma vez a Bíblia de Estudo Vida. Na página 1632 consta a seguinte pergunta: Os cristãos podem perdoar os pecados dos outros? A parte final da resposta é suficiente para entendermos o versículo, diz assim:...Qualquer pessoa que compartilhe o evangelho com outros tem autoridade, em nome de Cristo, para declarar perdoados ou não perdoados os pecados de outrem, dependendo de como reagem à mensagem do evangelho.

10 Considerações Finais: Primeira: O texto nos ensina que Vida natural e espiritual dependem do sopro de Deus. Segunda: Os apóstolos foram batizados no Espírito Santo no dia de pentecostes, mas antes disto receberam temporariamente a presença do Paracleto, afim de serem capacitados para fazer a obra do reino antes do pentecostes. Terceira: Dependendo de como as pessoas reagem à mensagem do evangelho, podemos declarar se estão perdoados, ou não, seus pecados.


Carregar ppt "Batismo no Espírito Santo (Material Extra I). Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google