A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Batismo no Espírito Santo (parteIV). Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Batismo no Espírito Santo (parteIV). Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias."— Transcrição da apresentação:

1 Batismo no Espírito Santo (parteIV)

2 Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. Mateus 3: 11 e 12

3 Hoje: O texto de Mateus 3: 11 e 12. Batismo no Espírito Santo = Batismo com fogo?

4 Ser Batizado no Espírito Santo é igual a ser batizado com fogo?

5 Resposta O Batismo no Espírito Santo inaugurou uma nova fase na história, colocando claramente os homens em dois lados diferentes, a saber: os que pertencem ao reino de Deus e os condenados mediante a manifestação do juízo Divino. Daí a razão para o uso de dois termos distintos:...batizará com o Espírito Santo e com fogo. Há uma clara diferença entre as expressões, vejamos: Primeiro: O texto (Mateus 3: 11 e 12) fala diretamente de três pessoas, de dois grupos de pessoas e de duas recompensas. Você saberia identificá-los?

6 Continuação... As pessoas são: a) João, o Batista Eu vos batizo com água... B) Jesus, o Cristo...aquele que vem depois de mim... C) O Espírito Santo...com o Espírito Santo e com... Os grupos são: a) Os salvos...o seu trigo no celeiro... Como sabemos diversas vezes Jesus chama seus seguidores e futuros seguidores de trigo. Mateus 13:25...mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. João 12:24 Em verdade, em verdade vos digo; se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. B) Os perdidos...mas queimará a palha em fogo inextinguível. Na Bíblia muitas vezes os ímpios são comparados a palha. Salmos 1:4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.Salmos 35:5Sejam como a palha ao léu do vento, impelindo-os o anjo do Senhor.

7 Continuação... As recompensas são: a)Para os salvos...recolherá o seu trigo no celeiro... b)Para os ímpios...queimará a palha em fogo inextinguível... Segundo: O texto está repleto de dualidade (aquilo que é dual ou duplo, ou seja, relativo a dois). Você saberia identificá-las? São elas: a) Batismo com água / Batismo com Espírito Santo. b) João, o Batista / Jesus Cristo. C) Trigo / Palha. d) Guardar / Queimar. e) Espírito Santo / Fogo.

8 Continuação... Terceiro: O que realmente significa a expressão e com. Principais linhas teológicas: 1ª Há várias interpretações dessas palavras: Alguns acham que aqui temos dois batismos, um do Espírito e outro de fogo, e que este último fala de juízo, provavelmente até de inferno. Assim interpretam Orígenes e outros pais da Igreja... (R. N. Champlin, O NT interpetrado versículo por versículo, página 287.).... a expressão também sugere um batismo figurado, no qual os crentes seriam batizados com Espírito Santo e os não crentes seriam batizados com o fogo do julgamento. (Comentário encontrado na Bíblia de Estudo Vida, página 1483.)

9 Continuação... 2ª A interpretação mais aceita é de que o fogo do vs. 11 indica o caráter do batismo do Espírito Santo... e quanto aos seus efeitos seria isso a purficação do povo de Deus (na qualidade de fogo produziria a purificação) e – a transmissão de poder – (usando a força do fogo). Temos, pois, uma dupla referência aos efeitos do fogo: o primeiro, de limpar, de purgar o bem; o outro, de destruir o mal...(R. N. Champlin, O NT interpetrado versículo por versículo, página 287.) OBS: Essa interpretação traz a idéia do Espírito Santo como um fogo, no coração do salvo, purificando e destruindo os sentimentos incompatíveis com Sua Santa natureza.

10 Quem tem a razão?

11 Pontos Sensíveis na Segunda Linha Teológica I. O símbolo do Espírito Santo como um fogo, no coração do salvo, purificando e destruindo os sentimentos incompatíveis com Sua Santa natureza, simplesmente tira do contexto todo o sentido do versículo 12:A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível. Pois, não haveria a menor ligação entre o fogo do versículo 11 e o do versículo 12. O que não parece coerente com o texto.

12 Continuação... II. Além disso, se o Espírito Santo destrói nossos sentimentos pecaminosos, não precisamos nos preocupar com Efésios 4:30E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Pois, os sentimentos pecaminosos são queimados assim que surgem. Desta forma, nunca pecamos e por consequência não há como entristecer o Espírito Santo. A experiência mostra que isto não é verdade. Outro problema é que, se isto fosse real, eliminaria o livre-arbítrio.

13 Continuação... III. Outro texto com qual não precisamos nos preocupar é I Tessalonicenses 5:19Não apagueis o Espírito. Pois, como aparece no verso 12 o fogo é inextinguível, logo não tem como ser apagado. Conclusão: O Espírito Santo nos purifica sim, mas a base não é este texto. Com certeza este texto fala de juízo. Por isso, é errado pedir pro Senhor mandar fogo, achando que estamos pedindo poder. Quando pedimos ao Senhor para queimar um demônio, estamos pedindo a execução de juízo sobre o demônio.


Carregar ppt "Batismo no Espírito Santo (parteIV). Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google