A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARCOS 12.28-44.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARCOS 12.28-44."— Transcrição da apresentação:

1 MARCOS

2 O GRANDE MANDAMENTO (Marcos 12.28-34) O duplo coração dos fariseus.
Um certo escriba amigo ou inimigo? As duas escolas de escribas. Deuteronômio 6.4,5: A Lei e o amor.

3 Mateus 22.34,35 Entretanto os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, intérpretes da lei, experimentando-o, lhe perguntou:

4 O GRANDE MANDAMENTO (Marcos 12.28-34) O duplo coração dos fariseus.
Um certo escriba amigo ou inimigo? As duas escolas de escribas. Deuteronômio 6.4,5: A Lei e o amor.

5 Implicações da expressão:
“Não estás longe...” (Mc 12:34) Jesus não brinca de teologia! Ele mete o dedo na ferida, na vida pessoal do Escriba. O escriba não está “dentro”, apesar de suas palavras serem verdadeiras. A evangelização franca pode acarretar a perda de amigos, pois “ninguém mais ousava interrogá-lo” (v.34b). Jesus é um mestre do encorajamento!

6 Jesus, o grande encorajador!
“Eu vos farei pescadores de homens” (1.17) “Filho, os teus pecados estão perdoados” (2.5) “Esse é meu irmão, irmã e mãe” (3.35) “Não temas, crê somente” (5.36) “Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais!” (6.50) “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus” (10.14). “Ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos... Que não receba, já no presente, o cêntuplo...” (10.29,30).

7 “Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (11.24).
“Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo” (13.11). “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (13.13) “Ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos... Que não receba, já no presente, o cêntuplo...” (10.29,30).

8 Isso não significa que o Senhor limitou-se a pronunciar palavras de encorajamento, pois quando ele precisou denunciar ou emitir uma dura reprovação, ele o fez.

9 UM TÓPICO DOUTRINÁRIO:
“FILHO DE DAVI” OU “SENHOR DE DAVI” (Marcos ) O escriba estava “perto”, mas o que lhe faltava para “entrar”? Questão doutrinária X prática. Tom de brincadeira? Como é possível o Filho de Davi ser também o Senhor de Davi? Ao provocar, Jesus demonstra sua graça e amor.

10 Cuidado! Deleitar-se para ouvir um sermão não é a mesma coisa que ser beneficiado pelo que ele diz!

11 JESUS CENSURA OS ESCRIBAS
UM TÓPICO PRÁTICO: JESUS CENSURA OS ESCRIBAS (Marcos )

12 Jesus cita seis itens por meio dos quais os escribas revelam suas inclinações malignas (vs.38-40)
“... gostam de andar de vestes talares...” (v.38b) “... e das saudações nas praças” (v.38c). “e das cadeiras nas sinagogas...” (v.39a) “... e dos primeiros lugares nos banquetes” (v.39b). “... devoram as casas da viúvas...” (v.40). “... longas orações [louvor dos homens]...” (v.40).

13 Algumas aplicações desse trecho dos escribas

14 Jesus adverte contra o desejo pecaminoso de querer ser proeminente.

15 Jesus reprova o fingimento religioso.

16 Jesus condena o uso da religião para proveito próprio.

17 JESUS CENSURA OS ESCRIBAS
A OFERTA DA VIÚVA JESUS CENSURA OS ESCRIBAS (Marcos )

18 Essa viúva pobre nos ensina, hoje, que o Senhor zela pela simplicidade de um coração que confia apenas no Senhor. Esse é o coração de alguém que está “dentro”.

19 Salmo 73:25,26 Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

20


Carregar ppt "MARCOS 12.28-44."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google