A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARCOS 12.28-44. O GRANDE MANDAMENTO O GRANDE MANDAMENTO (Marcos 12.28-34) O duplo coração dos fariseus. Um certo escriba amigo ou inimigo? As duas escolas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARCOS 12.28-44. O GRANDE MANDAMENTO O GRANDE MANDAMENTO (Marcos 12.28-34) O duplo coração dos fariseus. Um certo escriba amigo ou inimigo? As duas escolas."— Transcrição da apresentação:

1 MARCOS

2 O GRANDE MANDAMENTO O GRANDE MANDAMENTO (Marcos ) O duplo coração dos fariseus. Um certo escriba amigo ou inimigo? As duas escolas de escribas. Deuteronômio 6.4,5: A Lei e o amor.

3 Mateus 22.34,35 Entretanto os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus, reuniram-se em conselho. E um deles, intérpretes da lei, experimentando-o, lhe perguntou:

4 O GRANDE MANDAMENTO O GRANDE MANDAMENTO (Marcos ) O duplo coração dos fariseus. Um certo escriba amigo ou inimigo? As duas escolas de escribas. Deuteronômio 6.4,5: A Lei e o amor.

5 Implicações da expressão: Não estás longe... (Mc 12:34) Jesus não brinca de teologia! Ele mete o dedo na ferida, na vida pessoal do Escriba. O escriba não está dentro, apesar de suas palavras serem verdadeiras. A evangelização franca pode acarretar a perda de amigos, pois ninguém mais ousava interrogá-lo (v.34b). Jesus é um mestre do encorajamento!

6 Jesus, o grande encorajador! Jesus, o grande encorajador! Eu vos farei pescadores de homens (1.17) Filho, os teus pecados estão perdoados (2.5) Esse é meu irmão, irmã e mãe (3.35) Não temas, crê somente (5.36) Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! (6.50) Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus (10.14). Ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos... Que não receba, já no presente, o cêntuplo... (10.29,30).

7 Tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco (11.24). Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo (13.11). Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo (13.13) Ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos... Que não receba, já no presente, o cêntuplo... (10.29,30).

8 Isso não significa que o Senhor limitou-se a pronunciar palavras de encorajamento, pois quando ele precisou denunciar ou emitir uma dura reprovação, ele o fez.

9 UM TÓPICO DOUTRINÁRIO: UM TÓPICO DOUTRINÁRIO: FILHO DE DAVI OU SENHOR DE DAVI (Marcos ) O escriba estava perto, mas o que lhe faltava para entrar? Questão doutrinária X prática. Tom de brincadeira? Como é possível o Filho de Davi ser também o Senhor de Davi? Ao provocar, Jesus demonstra sua graça e amor.

10 Cuidado! Deleitar-se para ouvir um sermão não é a mesma coisa que ser beneficiado pelo que ele diz!

11 UM TÓPICO PRÁTICO: UM TÓPICO PRÁTICO: JESUS CENSURA OS ESCRIBAS (Marcos )

12 ... gostam de andar de vestes talares... (v.38b)... e das saudações nas praças (v.38c). e das cadeiras nas sinagogas... (v.39a)... e dos primeiros lugares nos banquetes (v.39b).... devoram as casas da viúvas... (v.40).... longas orações [louvor dos homens]... (v.40). (vs.38-40) Jesus cita seis itens por meio dos quais os escribas revelam suas inclinações malignas (vs.38-40)

13 Algumas aplicações desse trecho dos escribas

14 Jesus adverte contra o desejo pecaminoso de querer ser proeminente.

15 Jesus reprova o fingimento religioso.

16 Jesus condena o uso da religião para proveito próprio.

17 A OFERTA DA VIÚVA JESUS CENSURA OS ESCRIBAS (Marcos )

18 Essa viúva pobre nos ensina, hoje, que o Senhor zela pela simplicidade de um coração que confia apenas no Senhor. Esse é o coração de alguém que está dentro.

19 Salmo 73:25,26 Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra. Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.

20


Carregar ppt "MARCOS 12.28-44. O GRANDE MANDAMENTO O GRANDE MANDAMENTO (Marcos 12.28-34) O duplo coração dos fariseus. Um certo escriba amigo ou inimigo? As duas escolas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google