A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Artes. Escola Estadual Dr. Martinho Marques Professora: Edna Professora multiplicadora: Marilza Coordenadora: Eliana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Artes. Escola Estadual Dr. Martinho Marques Professora: Edna Professora multiplicadora: Marilza Coordenadora: Eliana."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Artes

2 Escola Estadual Dr. Martinho Marques Professora: Edna Professora multiplicadora: Marilza Coordenadora: Eliana

3 Arte Cristã-Primitiva

4 Os discípulos de Jesus Cristo passaram a divulgar os seus ensinamentos logo após a sua morte. Primeiramente na Judéia (cidade de Jesus) e depois para outras regiões do Império Romano. Porém, no ano de 64 no governo do Imperador Nero, ocorreu a primeira grande perseguição aos cristãos, em 249 anos eles foram perseguidos mais nove vezes, sendo a última e mais violenta entre os anos de 303 e 305 sob o governo de Diocleciano.

5 Devido a isto, os primeiros cristãos romanos enterravam seus mortos em galerias subterrâneas, denominadas de catacumbas que são galerias subterrâneas, estreitas, emaranhadas escavadas para servir de cemitério, local de reuniões, peregrinação e esconderijo.

6 Dentro destas galerias o espaço era pequeno, porém para enterrar os mártires os locais eram maiores e passaram a receber em seu teto e em suas paredes laterais as primeiras manifestações da pintura cristã. O termo catacumba foi usado pela primeira vez em relação a necrópole subterrânea de S. Sebastião perto de Roma, e mais tarde foi aplicado a túneis, câmaras e cemitérios subterrâneos dos arredores de Roma.

7 Inicialmente as pinturas expressavam o cristianismo, a decoração era cheia de símbolos, como a cruz (símbolo do sacrifício de Cristo), a palma (símbolo do martírio), a âncora (símbolo da salvação) e o peixe que em grego:ichtys, coincidem com a letra inicial de cada uma das palavras da expressão Jesous Chistos, Theou Yios, Soter, ou seja, Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador, depois com o passar do tempo começaram a aparecer cenas do Antigo e do Novo Testamento.

8 A arte cristã-primitiva possui como característica a simplicidade, pois eram executados por homens do povo convertidos à nova religião.

9 Há em Roma seis catacumbas judaicas identificáveis pelos candelabros de sete braços que marcam os túmulos e cerca de 40 catacumbas cristãs. Na arquitetura, a arte cristã – primitiva contribuiu pouco, pois parecem seguir a tradição arquitetônica romana.

10 As perseguições aos romanos foram aos poucos diminuindo até que em 313, o Imperador Constantino converteu-se à religião cristã e permitiu que o cristianismo fosse professado livremente e em 391, o Imperador Teodósio oficializou-o como a religião do império.

11 As primeiras imagens de Cristo e a Virgem só apareceram no século II. Do IV em diante as catacumbas não foram mais que lugares de peregrinação.

12 O costume de enterrar os mortos em câmaras subterrâneas remonta a mais alta Antiguidade, sendo provavelmente um resquício dos enterros domésticos pré- históricos. Elas não são uma invenção cristã ou romana, pois existem em todo o mundo mediterrâneo (de Malta a Tunísia e do Egito a Sicília).

13 *Necrópole: lugar onde se enterram os mortos. *Resquício: resíduo; vestígio. *Candelabro: lustre; lampadário.

14 Alunos: Carlos n°09 Diesley n°12 Cleiton n° 11 1°Ensino Médio C


Carregar ppt "Projeto de Artes. Escola Estadual Dr. Martinho Marques Professora: Edna Professora multiplicadora: Marilza Coordenadora: Eliana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google