A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução; Noções geo-históricas; Aspectos da doutrina cristã: desapego, simplicidade, perdão e amor ao próximo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução; Noções geo-históricas; Aspectos da doutrina cristã: desapego, simplicidade, perdão e amor ao próximo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Introdução; Noções geo-históricas; Aspectos da doutrina cristã: desapego, simplicidade, perdão e amor ao próximo.

3 Apóstolos (responsáveis pela pregação); Diáconos (fieis dedicados responsáveis pela organização das estruturas da nova Igreja); Evangelho e epístolas.

4 Oposição ao paganismo romano; A contestação da divindade do imperador; Crítica à escravização de seres humanos; Estranheza dos rituais cristãos; A necessidade de ser iniciado.

5 Nero e a primeira grande perseguição (64 d.C.); Trajano, Marco Aurélio, Septímio Severo, Décio, Aureliano e Diocleciano – última e mais severa perseguição ( d.C.).

6 Os martírios se converteram em admiração; A crise desempenhou papel de relevo, uma vez que o cristianismo pregava a recompensa em outra vida; A conversão dos plebeus; O papel de Constantino.

7 A Igreja se inspira na administração do Império; Os bispos administravam as províncias, auxiliados por padres e diáconos; Metropolitano: bispo de capital de província; Patriarca: bispo das grandes cidades como Alexandria, Jerusalém, Constantinopla; Papa: bispo de Roma; O clero regular: monasticismo e cenobitismo.

8 Crises e retomadas dos séculos III e IV; Anarquia militar; As complexas relações com os germânicos; Guerra civil.

9

10

11 Razões militares: a partir do início do Império a diminuição das guerras ocasionou a diminuição do fornecimento de escravos. Assim, a mão de obra escasseou nas grandes propriedades; Razões religiosas: o cristianismo foi um entrave à escravidão, pois esta era condenada pela ética cristã; Razões econômicas: invasões, atrofiamento das vias, escassez de moeda.

12 Os arrendamentos como tentativa de sair de crise; A transformação gradativa do escravo em colono; Os casos dos plebeus urbanos, dos germanos e dos pequenos proprietários livres (recomendados).

13 As reformas de Diocleciano; Constantino e o advento do cristianismo (Édito de Milão – 313 d.C.); Teodósio e a divisão do Império (Édito de Tessalônica – 392 d.C.).

14

15 A sobretaxação dos cidadãos; Epidemias; Guerras civis e externas; Grandes movimentos de população; Decadência econômica; O último suspiro: Justiniano e a tentativa de reconquistar o Ocidente.

16


Carregar ppt "Introdução; Noções geo-históricas; Aspectos da doutrina cristã: desapego, simplicidade, perdão e amor ao próximo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google