A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte no Egito Antigo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte no Egito Antigo."— Transcrição da apresentação:

1 Arte no Egito Antigo

2 A pintura de maior interesse do início da história e merecedora de nossa atenção foi a egípcia. Durou de 3 a 4 mil anos, dentro das mesmas formas técnicas e expressivas.

3 As pinturas do Egito antigo tinham suas próprias característicaS
As pinturas do Egito antigo tinham suas próprias característicaS. na representação da figura humana, o rosto era sempre representado de perfil, mesmo os olhos sendo mostrados de frente.Isso nos dá certo ar de irrealidade. O tronco era representado de frente, mas as pernas sempre estavam de perfil. Esse é um aspecto bem curioso e chama-se lei da frontalidade.

4 As pessoas mais importantes eram representadas em tamanho maior
As pessoas mais importantes eram representadas em tamanho maior. Assim, o Faraó era sempre maior do que sua esposa. Em seguida a esses, pela ordem de tamanho, vinham os sacerdotes,os escribas, os soldados e finalmente o resto do povo. 

5 Por isso transmite a ideia de que os Faraós eram figuras gigantescas, o que nem sempre era verdade. Outro padrão também nos parece como curioso. As figuras masculinas usavam o tom vermelho e as figuras femininas o tom ocre.

6

7 Os egípcios não representavam as partes do corpo humano com base na sua posição real, mas sim levando em consideração a posição de onde melhor se observasse cada uma das partes. Essa estética mantÊVE-SE até meados do império novo, manifestando-se depois a  preferência pela representação frontal. 

8 A arte egípcia era muito sintética no desenho e no colorido; não utilizava o claro e o escuro, impedindo de transmitir a ilusão de volume e perspectiva impedindo a sensação de espaço e profundidade. De excepcional habilidade técnica e de criação os egípcios foram os primeiros a utilizarem as flores e afrescos.

9 Os gansos de Medum remontam a mais de 2 mil anos antes de Cristo
Os gansos de Medum remontam a mais de 2 mil anos antes de Cristo. Detalhe num friso pictórico na antiga cidade de Medum.

10

11 A arte do Egito foi basicamente à serviço dos faraós, dos deuses e da religião. Teve formas muito variadas, dentro de um estilo monumental, fascinante, pela sua personalidade em que o religioso, o mágico e o funerário presidiam qualquer manifestação criativa.

12 Deus Osíris

13 A arte egípcia divide-se em três grandes fases: Menfita, Tebana e Saíta, que coincidem com os chamados Impérios Antigos, Médio e Novo. E Época Baixa, precedidas por uma formação Tinita e encerrada pela decadência – a greco-romana. A arte nacional, por excelência foi a arquitetura, enquanto que a escultura, a pintura e as artes industriais foram meras auxiliares.

14 Fontes Imagens- Google Imagens

15 Nomes: Emerson Marques Felipe Ogura Luiz Felipe Weigle Petter Série: 1º ano A Professora: Marly


Carregar ppt "Arte no Egito Antigo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google