A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I."— Transcrição da apresentação:

1 A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I

2 ÍNDICE: Como se caracterizam a pintura, a escultura e as artes decorativas; Como se caracteriza a arquitetura egípcia; A escrita hieroglíca; A lei da frontalidade: como pintavam as figuras dos deuses egípcios.

3 Como s caracteriza a pintura, a escultura, e as artes decorativas :
Os monumentos egípcios eram decorados com pinturas baixos relevos e esculturas. As pinturas e os baixos relevos das paredes dos túmulos, templos e palácios representavam mitos religiosos ,cenas do quotidiano, deuses e faraós. Na representação da figura humana aplicavam a lei da frontalidade. A cabeça as, pernas e os pês aparecem de perfil, enquanto o resto do corpo e dos olhos eram representados de frente. A dimensão das figuras encontrava-se diretamente relacionada com a importância social.

4 Na escultura egípcia a rigidez e a falta de expressã0 das estatuas colossais dos faraós constatam com o naturalismo dos movimentos e a expressividade das estatuetas de pessoas comuns, normalmente escribas, sacerdotes e nobres . Os artistas utilizavam a pedra, a madeira e o barro. A originalidade dos egípcios também esta presente nas artes decorativas tais como a joelharia, a ourivesaria, as peças de vidro o mobiliário, as peças de marfim e a cerâmica.

5 Como se Caracteriza a arquitetura egípcia :
A arte egípcia esta profundamente ligada a religião . Os egípcios, edificaram, sobretudo, grandes templos dedicados aos deuses , e túmulos e palácios para o faraó e para a família real alguns dos quais ainda hoje existem . Os templos mais imponentes são os de luxor, karnak e abu símbel. A arquitetura egípcia caracteriza-se pela monumentalidade, durabilidade e grandiosidade das construções.

6 As mastabas ,pirâmides e os hipogeus eram túmulos construídos em pedra e embelezados com estatuas ,ou obeliscos, colunas ,pinturas e relevos murais . Os primeiros túmulos a ser construídos foram as mastabas, baixas construções retangulares destinadas a familiares do faraó, a nobres e altos funcionários. As pirâmides surgiram posteriormente. A primeira a ser construída foi a pirâmide de degraus de Djoser, mas as mais famosas são as pirâmides de Gizé, dos

7 Faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos
Faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. Os hipogeus eram túmulos subterrâneos, constitruídos totalmente debaixo da terra. Como os túmulos eram locais freuentemente saqueados e violados, porque escondiam muitas riquezas, os faraós foram optando por ser sepultados em hipógeus. O hipogeu do faraó tutancámon é um dos mais conhecidos.

8 A escrita hieroglífica:
A escrita hieroglífica constituída por sinais, os hieróglifos representam figuras humanas, animais, objetos e plantas. O principal material é o papiro, a planta que crescia junto do nilo, mas também a pedra continuou a ser utilizada.

9 A lei da frontalidade: Era usada para representar as figuras dos deuses:

10 FEITO POR: ÉRICA FERNANDES Nº 8 7ºB
Fim FEITO POR: ÉRICA FERNANDES Nº 8 7ºB


Carregar ppt "A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google