A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA DA AULA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA DA AULA."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA DA AULA

2 Grupo: 2 Capítulo: 6 Tema: Egito

3 I. Localização Geográfica
A civilização egípcia surgiu e se desenvolveu no nordeste africano Uma região desértica, porém, banhada por um grande rio, o Nilo. Sem a presença desse rio e do trabalho de milhares de escravos e camponeses, provavelmente não existiria o Egito.

4 II. Política no Antigo Egito
O antigo Egito foi governado, por quase 3 mil anos, pelos Faraós. Os faraós eram os reis do Antigo Egito. Possuíam muitos poderes para governar toda a sociedade: líder político, religioso e militar. O Faraó era muito mais que um, para os egípcios, eles eram vistos como deuses vivos e representante de todos os outros deuses. A esse tipo de poder damos o nome de TEOCRACIA, poder de um deus.

5 Economia egípcia Por ser banhado por um dos maiores rios do mundo, a sobrevivência dos antigos egípcios sempre dependeu da agricultura. O trabalho nos campos de plantação eram feito pelos camponeses. Porém, esses trabalhadores não eram donos das terras onde trabalhavam. As terras pertenciam ao Estado, que, comandados pelo faraó, se apropriava da produção e distribuía para sociedade. Os principais cultivos eram de papiro (para fazer papel) e o trigo (para fazer pão).

6 Sociedade egípcia A sociedade egípcia era marcada por uma forte desigualdade social. O faraó era a pessoa mais importante e poderosa. Sacerdotes (religiosos) e escribas (funcionários públicos) faziam parte de uma nobreza muito privilegiada. Camponeses e escravos eram responsáveis pelo trabalho mais duro e pagavam impostos para o Estado

7 Religião no Antigo Egito
A vida no Antigo Egito girava em torno da religião. Os egípcios da antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em diversos deuses. Elementos da natureza, como os animais, a fertilidade do rio Nilo, o Sol, a Lua, etc. Eram considerados como deuses. O próprio Faraó, governante de todo Egito era um deus que representava todos os outros. Muitos deuses egípcios assumiam a forma de homem e animal ao mesmo tempo.

8 As ciências egípcias Os egípcios desenvolveram diversas ciências, muitas que usamos até hoje. Matemática e arquitetura: na construção de pirâmides, templos e monumentos aos faraós. Anatomia: conheceram o corpo humano para aprimorar a mumificação. Astronomia: para entender os períodos de cheia e seca do Nilo.

9


Carregar ppt "TEMA DA AULA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google