A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Arte Arte Pré-histórica: ARTE RUPESTRE Idade Antiga: ARTE EGÍPCIA ARTE CLÁSSICA (GRÉCIA E ROMA) ARTE PALEOCRISTÃ ARTE BIZANTINA ARTE ISLÂMICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Arte Arte Pré-histórica: ARTE RUPESTRE Idade Antiga: ARTE EGÍPCIA ARTE CLÁSSICA (GRÉCIA E ROMA) ARTE PALEOCRISTÃ ARTE BIZANTINA ARTE ISLÂMICA."— Transcrição da apresentação:

1 História da Arte Arte Pré-histórica: ARTE RUPESTRE Idade Antiga: ARTE EGÍPCIA ARTE CLÁSSICA (GRÉCIA E ROMA) ARTE PALEOCRISTÃ ARTE BIZANTINA ARTE ISLÂMICA

2 ARTE RUPESTRE PINTURA RUPESTRE GRAVURA RUPESTRE Lacaux França

3 Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias.

4

5

6 ARQUITETURA:

7 Existem três tipos de formações megalíticas: GALERIAS COBERTAS OU DÓLMENS: espécie de corredor que possibilita o acesso a uma tumba; MENIRES: pedras gigantes cravadas verticalmente no solo em fileira; CROMLECH:menires dispostos em círculo. OBS.: Todos esses monumentos têm uma função ritual, já que não serviam de habitação.

8 Dolmens – Portugal

9

10

11 Menires - Inglaterra

12 ESCULTURA:

13 ARTE EGÍPCIA As três pirâmides de Gizé, Keóps, Quéfren e Miquerinos, foram construídas como tumbas reais para os reis Khufu (Keóps), Quéfren, e Menkaure (pai, filho e neto).

14 Esfinge: representa corpo de leão (força) e cabeça humana (sabedoria). Eram colocadas na alameda de entrada do templo para afastar os maus espíritos.

15 A arte egípcia se caracteriza pela "lei da frontalidade", ou seja, as figuras com rostos de perfil e os olhos de frente. O corpo está de frente e as pernas e pés de perfil. Isto porque eles acreditavam que, com o corpo de frente, a figura poderia receber inteiramente as reverências e a admiração de quem as contemplasse. Pintura Egípcia

16 Mumificação: Primeiro, o corpo era levado para um local conhecido como 'ibu' ou o 'lugar da purificação. Lá os embalsamadores lavavam o corpo com essências aromáticas, e com água do Nilo. Remoção dos órgãos internos onde se mantinha somente o coração (centro da inteligência), o cérebro era retirado pelo nariz. O corpo em seguida coberto de Natro (sal) e deixado 40 dias para desidratar, depois é empacotado com linho ensopado em resina, natro e essências aromáticas, onde as cavidades do corpo eram tampadas. Finalmente, ele era coberto de resina e enfaixado, com os sacerdotes colocando amuletos entre as camadas. Todo o processo era acompanhado de orações e encantamentos, levava cerca de 70 dias.

17

18

19 Fontes de pesquisa: Arte Rupestre Brasil - geral: Parque Nacional Serra da Capivara: Arte Rupestre Brasil- Santa Catarina: Sete Maravilhas do mundo antigo: História da Arte:


Carregar ppt "História da Arte Arte Pré-histórica: ARTE RUPESTRE Idade Antiga: ARTE EGÍPCIA ARTE CLÁSSICA (GRÉCIA E ROMA) ARTE PALEOCRISTÃ ARTE BIZANTINA ARTE ISLÂMICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google