A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MUMIFICAÇÃO NO EGITO ANTIGO Por mais de 3 mil anos, cadáveres foram dissecados, desidratados e enfaixados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MUMIFICAÇÃO NO EGITO ANTIGO Por mais de 3 mil anos, cadáveres foram dissecados, desidratados e enfaixados."— Transcrição da apresentação:

1 MUMIFICAÇÃO NO EGITO ANTIGO Por mais de 3 mil anos, cadáveres foram dissecados, desidratados e enfaixados

2 Rumo ao sarcófago O processo tinha seis passos e demorava até 70 dias

3 1- LIMPEZA GERAL O corpo era levado para tendas ao ar livre, em um lugar chamado Ibu(local de purificação), na margem oeste do Rio Nilo, onde ficavam os cemitérios. Ali, era entregue a sacerdotes. Em uma mesa inclinada para coletar fluidos, era lavado com vinho de palma e água do rio.

4 2- ADEUS VÍSCERAS O sacerdote Ut removia os órgãos por um corte do lado esquerdo do abdômen. Só sobrava o coração. Pulmões, intestinos, estômago e fígado iam para recipientes especiais. O resto era jogado no rio Nilo! Utensílios para extrair o crânio Faca para extrair as vísceras

5 O cérebro era extraído pelas narinas

6

7 4- SAL ATÉ AS ENTRANHAS Com o cadáver livre das vísceras, começava o processo de desidratação, feito com um tipo de sal mineral comum na região(natrão). Envolvido por esse sal, permanecia assim por 40 dias.

8

9 5- RECHEIO SECO Após a desidratação, havia nova lavagem com água do Nilo e aplicação de substâncias aromáticas e óleos para aumentar a elasticidade da pele. Para não ficar deformado, o corpo era recheado com serragem e plantas secas.

10

11 6- DA CABEÇA AOS PÉS A sequência para enrolar o linho começava pela cabeça. Continuava pelas mãos ( a direita primeiro) e depois os pés( na mesma orgem). O Sacerdote usava uma máscara de Anúbis, deus dos mortos. As bandagens recebiam resina líquida que as mantinham unidas.

12

13 Fonte: Aventuras na História. Ed. 57/abril 2008


Carregar ppt "MUMIFICAÇÃO NO EGITO ANTIGO Por mais de 3 mil anos, cadáveres foram dissecados, desidratados e enfaixados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google