A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunos:Yasmim,Ysabela,Stephanie,Dayane, Rodrigo e Carlos Henrique.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunos:Yasmim,Ysabela,Stephanie,Dayane, Rodrigo e Carlos Henrique."— Transcrição da apresentação:

1 Alunos:Yasmim,Ysabela,Stephanie,Dayane, Rodrigo e Carlos Henrique

2 O Egito, nome oficial: República Árabe do Egito é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o torna um estado transcontinental. O Egito é um dos países mais populosos de África. A grande maioria da população, estimada em 80 milhões de habitantes (2007), vive nas margens do Rio Nilo

3

4 As três pirâmides de Gizé foram construídas no Egito Antigo há, aproximadamente, 4500 anos. Serviram de tumbas para os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. A maior das pirâmides é a do faraó Quéops com 147 metros de altura. Acredita-se que mais de homens, na maioria escravos, foram utilizados para a construção da pirâmide de Quéops que levou, aproximadamente, 30 anos para ser finalizada. No interior das pirâmides, dentro de uma sala especial, eram colocados o sarcófago dos faraós, com suas riquezas. Para evitar o saque, o que não foi possível durante a história, eram instaladas várias armadilhas. Das sete maravilhas do mundo antigo, as Pirâmides de Gizé são as únicas que permanecem em pé até hoje.

5

6

7 Esfinges são monstros fabulosos com cabeça humana e corpo de leão. A mais conhecida é a esfinge de Gizeh, nas proximidades de Mênfis, no Egito, a pouco mais de cem metros das pirâmides e junto à foz do Nilo.

8

9 A esfinge egípcia é uma antiga criatura mítica, icônica, tida como um leão estendido animal com associações solares sacras com uma cabeça humana, usualmente a de um faraó. Simboliza força e sabedoria. A mais popular versão sobre a construção da esfinge sustenta que ela foi construída pela quarta dinastia de reis, por Kéfren. Este rei era um dos filhos de Khufu que é reconhecido como o construtor da grande pirâmide. A esfinge se alinha com a Pirâmide de Kéfren.

10 Uma Múmia é um cadáver, cuja pele e órgãos foram preservados intencional ou acidentalmente pela exposição a produtos químicos, frio extremo (múmias de gelo), umidade muito baixa e etc.

11 1º - O cadáver era aberto na região do abdômen e retirava-se as víceras,coraçao e entre outros orgãos. Para tanto, aplicava-se uma espécie de ácido pelas narinas, esperando o cérebro derreter. 2º - O corpo era colocado em um recipiente com natrão (espécie de sal) para desidratar e também matar bactérias. 3º - Após desidratado, enchia-se o corpo com serragem. Aplicava-se também alguns perfumes e outras substâncias para conservar o corpo. Textos sagrados eram colocados dentro do corpo.

12 4º - O corpo era envolvido em faixas de linho branco, sendo que amuletos eram colocados entre estas faixas. Após a múmia estar finalizada, era colocada dentro de um sarcófago, que seria levado à pirâmide para ser protegido e conservado. O processo era tão eficiente que, muitas múmias, ficaram bem preservadas até os dias de hoje. Elas servem como importantes fontes de estudos para egiptólogos. Com o avanço dos testes químicos, hoje é possível identificar a causa da morte de faraós, doenças contraídas e, em muitos casos, até o que eles comiam.

13 O escaravelho-sagrado é um besouro da subfamília dos escarabeíneos, proveniente da região do Mediterrâneo. Os escaravelhos, com inscrições gravadas na sua carapaça, ou objetos com forma de escaravelhos, constituíam amuletos muito populares no Antigo Egito. Na mitologia egípcia, o escaravelho sagrado estava relacionado com deus Khefri, responsável pelo movimento do sol, arrastando-o pelo horizonte; no crepúsculo, o sol morria, e ia para o outro mundo; depois, o escaravelho renovava o sol no amanhecer.

14 Khefri muitas vezes é representado como um escaravelho, ou como um homem com cabeça de escaravelho. Da mesma forma, os escaravelhos-do-esterco, ao fazerem bolas de excrementos de que se alimentam e onde depositam os seus ovos que darão origem a larvas que também aí se alimentarão e desenvolverão, eram vistos como um símbolo terreno do ciclo solar.

15

16

17 No Egito Antigo a escrita mais usada era conhecida como escrita hieroglífica, pois era baseada em hieróglifos. Estes eram desenhos e símbolos que representavam idéias, conceitos e objetos. Os hieróglifos eram juntados, formando textos. Esta escrita era dominada, principalmente, pelos escribas. Os egípcios escreviam, usando os hieróglifos, no papiro (espécie de papel feito de uma planta de mesmo nome) e também nas paredes de pirâmides, palácios e templos. Estes hieróglifos são a principal fonte histórica para entendermos a história desta importante civilização antiga. Poucos egiptólogos (estudiosos do Egito Antigo) conseguem decifrar a escrita hieroglífica.

18

19 Cleópatra VII foi a última rainha da dinastia de Ptolomeu, general que governou o Egito após a conquista daquele país pelo rei Alexandre III da Macedônia. Era filha de Ptolomeu XII e de Cleópatra V. O nome Cleópatra significa "glória do pai". É uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Egito, tendo ficado conhecida somente como Cleópatra ainda que tenham existido várias outras Cleópatras além dela e que a história quase não cita. Nunca foi a detentora única do poder em sua terra natal de facto co- governou sempre com um homem ao seu lado: o seu pai, o seu irmão (com quem casaria mais tarde) e, depois, com o seu filho. Contudo, em todos estes casos, os seus companheiros eram apenas reis titularmente, mantendo ela a autoridade de facto. Cleópatra foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte gregas.

20


Carregar ppt "Alunos:Yasmim,Ysabela,Stephanie,Dayane, Rodrigo e Carlos Henrique."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google