A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INCÊNDIO NA FLORESTA Sabes que muitos incêndios acontecem por descuido? Também tu, sem querer, podes provocar um! O incêndio é o maior inimigo da floresta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INCÊNDIO NA FLORESTA Sabes que muitos incêndios acontecem por descuido? Também tu, sem querer, podes provocar um! O incêndio é o maior inimigo da floresta."— Transcrição da apresentação:

1

2 INCÊNDIO NA FLORESTA

3 Sabes que muitos incêndios acontecem por descuido? Também tu, sem querer, podes provocar um! O incêndio é o maior inimigo da floresta. Ajuda a protegê-la. Evitar os incêndios é uma tarefa de todos.

4 Segue as medidas de prevenção contidas nesta apresentação e divulga-as.

5 Como evitar um incêndio? Não brinques com fósforos e isqueiros; Se vires abandonada uma caixa com fósforos entrega-a a um adulto; Nunca acendas uma vela sem um adulto estar por perto; Afasta qualquer chama da madeira, roupa ou outro material que possa arder.

6 Chama a atenção para estes perigos Sensibiliza os adultos para: - não fumarem na floresta; - não deitarem cigarros pela janela do carro; - Um cigarro mal apagado pode causar um grande incêndio ! Nunca faças chamas no interior de uma tenda de campismo; As fogueiras só devem ser feitas em locais próprios e sob a vigilância de um adulto.

7 Cuidados especiais quando se faz uma fogueira: Remove as folhas secas; Põe um círculo de pedras em redor do fogo; Molha bem o local à volta; Mantém por perto um recipiente com água; Vigia-a atentamente; Apaga-a muito bem com água e terra; Nunca faças fogueiras em dias de muito vento.

8 Presta muita atenção! Nunca tentes apagar o fogo se estiveres em perigo. Pede ajuda!

9 Sabes que as queimadas e os foguetes causam muitos incêndios na floresta? Avisa os teus familiares e outros adultos para NUNCA fazerem queimadas, fogueiras ou lançamento de foguetes sem primeiro saberem: - quando o podem fazer (em que meses); - como o fazer respeitando todas as regras de segurança. Diz-lhes para pedirem informações na Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Bombeiros ou na GNR.

10 Não brinques com o fogo! Protege a floresta.

11

12 Se moras junto a uma floresta …

13 Colabora com a tua família na limpeza do mato à volta de casa! Diz-lhes para: - guardarem em lugar seguro a lenha e os produtos inflamáveis; - terem em local de fácil acesso algumas ferramentas, tais como enxadas, pás ou mangueiras, para os ajudar no primeiro combate ao fogo.

14

15 Terem sempre à mão: Algo com que possam extinguir o foco de incêndio (extintor, mangueira, enxadas, pás). Rádio e lanterna a pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros e sapatos fortes e isolantes do calor.

16 Prepara e treina com a tua família: Um plano de evacuação de tua casa; Um ponto de encontro ou um modo de contacto, para evitarem ficar separados durante um incêndio; O aviso às autoridades em caso de incêndio.

17

18

19 Se o incêndio estiver perto de tua casa: Avisa os teus vizinhos! Pede a um adulto para: Cortar o gás e desligar a eletricidade; Molhar abundantemente as paredes e os arbustos que rodeiam a casa;

20 Soltar os animais, eles cuidam de si próprios; Em caso de evacuação ajudar a sair crianças, idosos e deficientes; Não perder tempo a recolher objectos pessoais desnecessários; Não voltar atrás por motivo algum.

21 Se ficares cercado por um incêndio o que deves fazer? Sai na direcção contrária à do vento; Refugia-te numa zona com água ou com pouca vegetação; Cobre a cabeça e o resto do corpo com roupas molhadas;

22 Respira junto ao chão, através de roupa molhada, para evitar inalar o fumo; Aguarda a chegada dos bombeiros se não conseguires sair sozinho.

23 Em caso de queimadura passa-a por água fria. Nunca uses Gorduras!

24 Depois do incêndio …

25 Há perigo de reacendimento. Evita dirigir-te para lá e alerta os outros para esse perigo. Pede aos adultos para: – colaborarem com as autoridades sempre que lhes solicitarem ajuda nas operações de rescaldo e vigilância;

26 Em caso de evacuação, regressarem só quando os bombeiros lhes disserem que o podem fazer; Se assegurarem de que a sua casa não está em risco de ruir. Terem cuidado com os fios eléctricos expostos e outros perigos.

27 Agir com CUIDADO é a melhor forma de PREVENIR COLABORA, a protecção começa em ti.

28


Carregar ppt "INCÊNDIO NA FLORESTA Sabes que muitos incêndios acontecem por descuido? Também tu, sem querer, podes provocar um! O incêndio é o maior inimigo da floresta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google