A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO EM SUA CASA Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO EM SUA CASA Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil."— Transcrição da apresentação:

1

2 QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO EM SUA CASA Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

3 2 SABES O QUE FAZER ? 06 – 13 ANOS Incêndios em Casa

4 3 Incêndio em Edifícios de Habitação

5 4 Sabes o que fazer? Podes sentir-te assustado e confuso durante um incêndio, mas se souberes o que fazer tudo será mais fácil. Prepara-te. Segue as recomendações que te damos e treina-as com os teus familiares e amigos. Contamos contigo.

6 5 Aqui tens 10 REGRAS DE SEGURANÇA muito importantes. Lembra-te delas sempre que houver um incêndio.

7 6 INCÊNDIO Nunca corras perigo para tentar apagar o fogo. Põe em prática o plano de fuga que treinaste com a tua família. Sai de casa rapidamente. Não te escondas. Não leves nada contigo, deixa as tuas coisas onde estiverem. 1º 2º

8 7 INCÊNDIO Anda de gatas se houver fumo. Perto do chão respiras melhor. Não corras se a tua roupa começar a arder. Põe em prática a regra PARAR-DEITAR-ROLAR. 3º 4º

9 8 INCÊNDIO Antes de abrires uma porta verifica, com a palma da mão, se ela está quente. Se estiver quente tenta encontrar outra saída porque há fogo e fumo do outro lado. Se estiver fria também pode haver fogo e fumo a impedir-te a passagem. Por isso, abre-a com muito cuidado e pronto a fechá-la rapidamente. 5º

10 9 INCÊNDIO Se não conseguires sair em segurança procura uma janela ou varanda de onde possas ser visto. Para chamar a atenção grita e acena com algo (roupa, toalha, etc.). 6º

11 10 INCÊNDIO Usa sempre as escadas. Nunca utilizes os elevadores. Se for seguro tenta descer porque o incêndio tem tendência a subir. Quando estiveres em segurança, já fora de casa, pede ajuda a alguém. Liga para o 112 ou avisa os Bombeiros. 7º 8º

12 11 INCÊNDIO Depois de dares o alerta vai para o ponto de encontro que combinaste com a tua família. Fica fora de casa. NUNCA voltes atrás seja que motivo for. 9º 10º PE

13 12 Prepara e treina com a tua família Como e quando utilizar um extintor Um plano de fuga da vossa casa Tentem encontrar mais do que uma saída para cada divisão. Pode ser uma porta ou uma janela. Um ponto de encontro fora de casa Escolham um local, fora de casa, para se reunirem se houver um incêndio.

14 13 EXEMPLO DE PLANO DE FUGA

15 14 O QUE DEVES FAZER SE AS TUAS ROUPAS COMEÇAREM A ARDER Se isto acontecer pára imediatamente. Não corras. Deita-te no chão, cobre a cara e rola sobre o corpo até as chamas se apagarem.

16 15 A REGRA É

17 16 Se puderes molha as tuas roupas para evitares que fiquem em chamas.

18 17 COLABORA, a protecção começa em ti e na tua casa.

19 18

20 19 Ministério da Administração Interna Para mais informações consulte a internet em: PREVENIR ->PLANEAR ->SOCORRER Avenida do Forte em Carnaxide – 2794 – 112 Carnaxide Tel.: Fax: snbp.pt Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

21 20 INCÊNDIOS EM CASA Prevenção e Autoprotecção

22 21 INCÊNDIOS EM CASA Prevenção e Autoprotecção A maioria dos incêndios em casa dá-se devido a problemas com a rede eléctrica, rede de gás ou fontes de calor. A cozinha é o local onde muitos incêndios têm origem.

23 22 SEJA CAUTELOSO. A prevenção é a melhor maneira de evitar os incêndios. Siga as recomendações e divulgue-as.

24 23 REDE ELÉCTRICA Não faça reparações improvisadas. Substitua os fios eléctricos em mau estado. Evite sobrecarga – não ligue demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo (ex: máquina de lavar roupa ou loiça e aquecedores).

25 24 REDE ELÉCTRICA Use fusíveis adequados. Nunca apague com água um incêndio de origem eléctrica. Há perigo de curto-circuito. Não aproxime água de instalações eléctricas. Há perigo de ficar electrocutado.

26 25 REDE DE GÁS Faça a revisão periódica das tubagens. Para verificar se há fugas aplique água com sabão. Nunca utilize a chama. Se detectar alguma fuga chame de imediato um técnico qualificado.

27 26 REDE DE GÁS Se cheirar a gás: Não faça qualquer tipo de chama; Não ligue nem desligue interruptores ou aparelhos eléctricos; Abra as janelas; Feche as válvulas de segurança de contador e de corte do redutor; Contacte de imediato um técnico qualificado.

28 27 FONTES DE CALOR Afaste os aquecedores de móveis. Não seque a roupa nos aquecedores. Afaste os produtos inflamáveis de uma fonte de calor. Guarde os líquidos inflamáveis em recipientes fechados e coloque-os em locais ventilados.

29 28 FONTES DE CALOR Proteja devidamente a lareira para que não se torne um foco de incêndio. Não abandone velas acesas ou mal apagadas. Nunca se esqueça do ferro de engomar ligado.

30 29 COZINHA Nunca saia de casa com o fogão ou o esquentador ligado. Não deixe, junto a janelas abertas, aparelhos a gás ligados.

31 30 COZINHA Se a gordura da frigideira se incendiar: - desligue de imediato o gás; - não retire a frigideira do fogão, isso só iria espalhar o fogo; - use uma tampa, prato ou uma toalha húmida para extinguir o incêndio. Não utilize água.

32 31 COZINHA Mude periodicamente o filtro do exaustor. Não avive as chamas do fogareiro com álcool, gasolina ou qualquer outro líquido inflamável.

33 32 FUMADORES Não fume quando manipular produtos inflamáveis. Não fume na cama ou no sofá se tiver sono. Apague bem os cigarros antes de os deitar no lixo.

34 33 Mantenha fora do alcance das crianças líquidos inflamáveis, velas, fósforos ou isqueiros.

35 34 Se for de viagem feche as torneiras de segurança do gás e o contador da electricidade.

36 35 Tenha um extintor em casa. Aprenda a usá-lo e faça a revisão periódica.

37 36 Em caso de incêndio ligue de imediato 112 ou para os bombeiros da área.

38 37 COLABORE, a protecção começa em si.

39 38 BOMBEIROS PSP/GNR SERVIÇO MUNICIPAL PROTECÇÃO CIVIL N.º DE EMERGÊNCIA

40 39 Ministério da Administração Interna Para mais informações consulte a internet em: PREVENIR ->PLANEAR ->SOCORRER Avenida do Forte em Carnaxide – 2794 – 112 Carnaxide Tel.: Fax: snbp.pt Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil

41 40 PROCEDIMENTOS RELEVANTES E DE EXTREMA IMPORTÂNCIA

42 41 Os incêndios em edifícios de habitação são normalmente provocados por falta de cuidado. A maior parte desses fogos poderiam ser evitados. A maior parte das vítimas dos incêndios não morre das queimaduras mas da asfixia devida aos gases tóxicos e fumos respirados. Frequentemente as vítimas não chegam a ver as chamas.

43 42 cozinhar fumar AS CAUSAS MAIS VULGARES SÃO:

44 43 o aquecimento as velas AS CAUSAS MAIS VULGARES SÃO:

45 44 os candeeiros a petróleo a instalação eléctrica AS CAUSAS MAIS VULGARES SÃO:

46 45 os aparelhos eléctricos as brincadeiras de crianças AS CAUSAS MAIS VULGARES SÃO:

47 46 - a actuação dos idosos e a falta de cuidado com as chamas. AS CAUSAS MAIS VULGARES SÃO:

48 47 Procedimentos de Emergência Se lhe cheirar a fumo, vir chamas ou ouvir o crepitar do fogo, procure evitar o pânico e seguir as seguintes recomendações:

49 48 Avise todas as pessoas da casa e chame os bombeiros através do 112 Procedimentos de Emergência 1º

50 49 Procedimentos de Emergência 2º Faça sair toda a gente. Ajude os que precisarem, particularmente os mais velhos e as crianças. 3º Não perca tempo a salvar objectos ou vestuário, se isso colocar em perigo a sua vida ou a de outras pessoas.

51 50 Se está num compartimento com a porta fechada: Procedimentos de Emergência 4º - Apalpe a porta antes de a abrir. Nunca abra uma porta se ela estiver quente. - Se o fumo estiver a entrar por baixo da porta, mantenha-a fechada e procure calafetá-la com toalhas molhadas.

52 51 Se está num compartimento com a porta fechada: Procedimentos de Emergência 5º - Abra a janela para sair, pedir socorro ou respirar. - Se não vir fumo a sair por baixo da porta e a parte superior não estiver quente, abra a porta lentamente. - Esteja preparado para a fechar de novo, rapidamente, se houver demasiado fumo ou fogo no compartimento contíguo.

53 52 Se houver fumo, proteja a boca com um pano húmido e respire através dele. Procedimentos de Emergência 6º 7º Mantenha-se e desloque-se tão perto do solo quanto possível, pois aí o ar é mais respirável.

54 53 Procedimentos de Emergência 8º Nunca utilize os elevadores. Utilize as escadas. 9º Feche as janelas e as portas atrás de si quando sair. Isso demorará o avançar do fogo.

55 54 Se estiver num prédio muito alto: Procedimentos de Emergência 10º - Se o fogo não for no seu andar, estará em princípio em segurança. - Contudo, se o fumo começar a entrar no seu apartamento e se o átrio não tiver fumo saia imediatamente. - Se o átrio estiver cheio de fumo, feche todas as portas entre si e o fogo e procure calafetá-las com toalhas molhadas. - Chame os bombeiros imediatamente através do 112.

56 55 Como Extinguir Pequenos Incêndios Se o incêndio estiver no início e se tiver os conhecimentos e os meios adequados, tente extingui-lo. Mas antes mande sair todas as pessoas e chamar os bombeiros através do 112. Pense na melhor forma de actuar, de acordo com as circunstâncias e os seguintes princípios gerais:

57 56 Como Extinguir Pequenos Incêndios Na instalação eléctrica ou em aparelhos eléctricos -desligue a electricidade antes de fazer qualquer outra coisa. -se por qualquer motivo não puder desligar a electricidade, não use água para extinguir o fogo, mas sim um extintor apropriado, ou abafe as chamas com um cobertor, terra ou areia.

58 57 Como Extinguir Pequenos Incêndios -Feche imediatamente o gás. -Feche as portas e janelas para evitar que as chamas aumentem devido às correntes de ar, e se propaguem a outras dependências. -Mantenha-se entre o fogo e a porta de saída para ter possibilidade de escapar.

59 58 Afaste para lugar seguro quaisquer recipientes com produtos inflamáveis e objectos facilmente combustíveis. Se se tratar de um objecto a arder coloque-o na pia ou na sanita. Se o fogo se verificar numa frigideira, tape-a com a tampa ou deite óleo frio. Nunca deite água ou outro tipo de gorduras.

60 59 Se for um líquido que estiver a arder, não tente removê- lo: tape o recipiente em que ele se encontrar e afaste os móveis.

61 60 Em suma, actue sobre o objecto ou sobre a base das chamas e não nas chamas: com um extintor, com água, cobrindo-o com o pano molhado ou batendo-lhe com o pano ou uma vassoura.

62 61 Ministério da Administração Interna Para mais informações consulte a internet em: PREVENIR ->PLANEAR ->SOCORRER Avenida do Forte em Carnaxide – 2794 – 112 Carnaxide Tel.: Fax: snbpc.pt Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil


Carregar ppt "QUE FAZER EM CASO DE INCÊNDIO EM SUA CASA Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google