A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SismosSismos Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SismosSismos Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação."— Transcrição da apresentação:

1

2 SismosSismos Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação de uma grande quantidade de energia e que provoca vibrações que se transmitem a uma vasta área circundante.

3 SismosSismos Os sismos devem-se a: Os sismos devem-se a: * movimentos ao longo de falhas geológicas existentes entre as diferentes placas tectónicas que constituem a região superficial terrestre, as quais se movimentam entre si; * movimentos de falhas existentes no interior das placas tectónicas; * actividade vulcânica; * mais raramente podem ser provocados por deslocamentos superficiais de terreno, tais como abatimentos e escorregamentos. Os sismos devem-se a: Os sismos devem-se a: * movimentos ao longo de falhas geológicas existentes entre as diferentes placas tectónicas que constituem a região superficial terrestre, as quais se movimentam entre si; * movimentos de falhas existentes no interior das placas tectónicas; * actividade vulcânica; * mais raramente podem ser provocados por deslocamentos superficiais de terreno, tais como abatimentos e escorregamentos.

4 SismosSismos A zona no interior da terra na qual se dá a libertação de energia designa-se por foco ou hipocentro; A zona no interior da terra na qual se dá a libertação de energia designa-se por foco ou hipocentro; O ponto à superfície da terra situado na vertical do foco é o epicentro e corresponde à zona onde o sismo é sentido com maior intensidade. A zona no interior da terra na qual se dá a libertação de energia designa-se por foco ou hipocentro; A zona no interior da terra na qual se dá a libertação de energia designa-se por foco ou hipocentro; O ponto à superfície da terra situado na vertical do foco é o epicentro e corresponde à zona onde o sismo é sentido com maior intensidade.

5 As ondas sísmicas dependem da profundidade do foco, das características (geológicas, topográficas, etc.) e da magnitude do sismo. Quando a actividade sísmica é gerada no oceano pode ser acompanhada por tsunamis, provocando grandes destruições em estruturas costeiras ou ribeirinhas (embarcações, casas, pontes, etc.) As ondas sísmicas dependem da profundidade do foco, das características (geológicas, topográficas, etc.) e da magnitude do sismo. Quando a actividade sísmica é gerada no oceano pode ser acompanhada por tsunamis, provocando grandes destruições em estruturas costeiras ou ribeirinhas (embarcações, casas, pontes, etc.) SismosSismos

6 Duração de um sismo A sua duração varia desde poucos segundos até dezenas de segundos, raramente ultrapassa um minuto. Após o sismo principal geralmente seguem-se reajustamentos do material rochoso que dão origem a sismos mais fracos denominados réplicas.

7 Escala de Richter Entre 3,5 a 4,5 Faz oscilar, por exemplo, postes de electricidade e árvores. Os sismos com intensidade inferior a esta escala não são sentidos praticamente por ninguém. Entre 3,5 a 4,5 Faz oscilar, por exemplo, postes de electricidade e árvores. Os sismos com intensidade inferior a esta escala não são sentidos praticamente por ninguém.

8 Escala de Richter Entre 4,5 a 6 Toda a gente o sente. Os móveis mexem-se, há danos nos edifícios, caem postes e árvores. Entre 4,5 a 6 Toda a gente o sente. Os móveis mexem-se, há danos nos edifícios, caem postes e árvores.

9 Escala de Richter Entre 6 a 7 Todos os edifícios sofrem danos e os mais frágeis podem desabar. Abrem-se rachas no solo. Entre 6 a 7 Todos os edifícios sofrem danos e os mais frágeis podem desabar. Abrem-se rachas no solo.

10 Escala de Richter Entre 7 a 8 Muitos edifícios caem mesmo por terra. Formam-se autênticas crateras no solo. Entre 7 a 8 Muitos edifícios caem mesmo por terra. Formam-se autênticas crateras no solo.

11 Escala de Richter Mais de 8 Destruição total. Mais de 8 Destruição total.

12 Zonas Sísmicas As zonas sísmicas mais importantes de Portugal Continental são: * o vale inferior do Tejo; * a região do Algarve; * a região de Moncorvo; * a região de Batalha – Alcobaça; * o vale submarino do Sado; As zonas sísmicas mais importantes de Portugal Continental são: * o vale inferior do Tejo; * a região do Algarve; * a região de Moncorvo; * a região de Batalha – Alcobaça; * o vale submarino do Sado;

13 Principais causas de acidentes pessoais na ocorrência de um sismo * Actuação humana precipitada devido ao pânico; * Desmoronamento total ou parcial de um edifício; * Incêndios, agravados normalmente pela falta de água e dificuldade nos acesso; * Queda de móveis, candeeiros e outros objectos; * Queda de cabos de energia eléctrica; * Vidros partidos. * Actuação humana precipitada devido ao pânico; * Desmoronamento total ou parcial de um edifício; * Incêndios, agravados normalmente pela falta de água e dificuldade nos acesso; * Queda de móveis, candeeiros e outros objectos; * Queda de cabos de energia eléctrica; * Vidros partidos.

14

15 AntesAntes Prepare a sua casa : * Liberte as saídas e os corredores de móveis e outros objectos; * Fixe as estantes ou móveis pesados, as garrafas de gás, os vasos e floreiras às paredes de sua casa; * Coloque os objectos mais pesados nas prateleiras mais baixas das estantes; Prepare a sua casa : * Liberte as saídas e os corredores de móveis e outros objectos; * Fixe as estantes ou móveis pesados, as garrafas de gás, os vasos e floreiras às paredes de sua casa; * Coloque os objectos mais pesados nas prateleiras mais baixas das estantes;

16 AntesAntes Prepare a sua casa : * Não localize as camas perto de janelas ou debaixo de candeeiros. Cuidado com os vidros! * Tenha sempre em casa um extintor. Aprenda o seu manuseamento e faça a revisão periódica. Prepare a sua casa : * Não localize as camas perto de janelas ou debaixo de candeeiros. Cuidado com os vidros! * Tenha sempre em casa um extintor. Aprenda o seu manuseamento e faça a revisão periódica.

17 Plano de Protecção Os adultos devem dialogar com as crianças sobre o que fazer se ocorrer um sismo. Ensine-as como desligar a electricidade, a água e o gás. Os adultos devem dialogar com as crianças sobre o que fazer se ocorrer um sismo. Ensine-as como desligar a electricidade, a água e o gás.

18 Em Casa ou num Edifício Locais mais seguros * Vãos de portas, de preferências paredes mestres; * Cantos das salas; * Debaixo de mesas, camas ou outras superfícies resistentes Locais mais seguros * Vãos de portas, de preferências paredes mestres; * Cantos das salas; * Debaixo de mesas, camas ou outras superfícies resistentes

19 Em Casa ou num Edifício Locais mais perigosos * Elevadores; * Junto a janelas, espelhos e chaminés; * No meio das salas; * Saídas. Locais mais perigosos * Elevadores; * Junto a janelas, espelhos e chaminés; * No meio das salas; * Saídas.

20 Em Casa ou num Edifício Tenha sempre à mão : * Estojo de emergência e primeiros socorros; * Lanterna a pilhas; * Pilhas de reserva; * Medicamentos essenciais; * Agasalhos Tenha sempre à mão : * Estojo de emergência e primeiros socorros; * Lanterna a pilhas; * Pilhas de reserva; * Medicamentos essenciais; * Agasalhos Tenha sempre armazenados água e alimentos enlatados para 2 ou 3 dias enlatados para 2 ou 3 dias Tenha sempre armazenados água e alimentos enlatados para 2 ou 3 dias enlatados para 2 ou 3 dias

21 DuranteDurante MANTENHA A CALMA Dirija-se para um local seguro e mantenha-se afastada de janelas, espelhos, chaminés e outros objectos que possam cair. Ajoelhe-se e proteja a cabeça com os membros superiores (Braços). Não se precipite para as saídas se estiver num andar superior. As escadas podem ficar congestionadas. NUNCA UTILIZE OS ELEVADORES! MANTENHA A CALMA Dirija-se para um local seguro e mantenha-se afastada de janelas, espelhos, chaminés e outros objectos que possam cair. Ajoelhe-se e proteja a cabeça com os membros superiores (Braços). Não se precipite para as saídas se estiver num andar superior. As escadas podem ficar congestionadas. NUNCA UTILIZE OS ELEVADORES!

22 Nos primeiros minutos após o sismo Mantenha a calma. * O mais provável é a ocorrência de réplicas; * Não acenda fósforos nem isqueiros porque pode haver fugas de gás; * Corte imediatamente o gás, a electricidade e a água; * Observe se a sua casa sofreu danos graves. Saia imediatamente se não for segura. Nunca utilize os elevadores; * Cuidado com os vidros partidos ou cabos de electricidade. Não toque em objectos metálicos que estejam em contacto com fios eléctricos. Mantenha a calma. * O mais provável é a ocorrência de réplicas; * Não acenda fósforos nem isqueiros porque pode haver fugas de gás; * Corte imediatamente o gás, a electricidade e a água; * Observe se a sua casa sofreu danos graves. Saia imediatamente se não for segura. Nunca utilize os elevadores; * Cuidado com os vidros partidos ou cabos de electricidade. Não toque em objectos metálicos que estejam em contacto com fios eléctricos.

23 Após o sismo * Evite ferimentos protegendo-se com roupa adequada; * Observe se há pequenas chamas e extinga-as; * Limpe urgentemente o derrame de tintas, pesticidas e outras substâncias perigosas e inflamáveis; * Afaste-se das praias. Depois de um sismo pode ocorrer um tsunami (onda gigante). * Solte os animais, eles tratam de si próprios; * Se estiver na rua não vá para casa; * Evite ferimentos protegendo-se com roupa adequada; * Observe se há pequenas chamas e extinga-as; * Limpe urgentemente o derrame de tintas, pesticidas e outras substâncias perigosas e inflamáveis; * Afaste-se das praias. Depois de um sismo pode ocorrer um tsunami (onda gigante). * Solte os animais, eles tratam de si próprios; * Se estiver na rua não vá para casa;

24 * Se houver feridos ajude-os se souber. Tenha cuidado com a remoção de feridos com fracturas, a não ser que haja perigo de incêndio, inundação ou derrocada. Peça ajuda! * Ligue o rádio e fique atento às instruções difundidas. * Não utilize o telefone, excepto em caso de extrema urgência ( feridos graves, fugas de gás ou incêndios). * Se houver feridos ajude-os se souber. Tenha cuidado com a remoção de feridos com fracturas, a não ser que haja perigo de incêndio, inundação ou derrocada. Peça ajuda! * Ligue o rádio e fique atento às instruções difundidas. * Não utilize o telefone, excepto em caso de extrema urgência ( feridos graves, fugas de gás ou incêndios). Após o sismo

25 Colabore a Protecção começa em si Colabore a Protecção começa em si


Carregar ppt "SismosSismos Um sismo é um fenómeno natural resultante de uma rotura mais ou menos violenta no interior da crosta terrestre, correspondendo à libertação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google