A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sismicidade em Tavira Trabalho realizado por: Joana Jesus nº 15

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sismicidade em Tavira Trabalho realizado por: Joana Jesus nº 15"— Transcrição da apresentação:

1 Sismicidade em Tavira Trabalho realizado por: Joana Jesus nº 15
Mariana Reis nº 21 Rita Lourenço nº 23 Tatiana Viegas nº 26

2 Problema É do conhecimento geral que Tavira se localiza entre a placa Euro - Asiática e a placa Africana. Assim sendo numa das aulas de Ciências Naturais surgiram as seguintes questões: Quais as causas para a ocorrência de sismos em Tavira ? Quais as suas consequências?

3 Sismo de 1722 Na manhã do dia 27 de Dezembro de 1722 ocorreu um sismo.
O seu epicentro foi no mar, perto de Tavira. Provocou grandes estragos materiais e humanos ( casas destruídas, vidros partidos e estradas intransitáveis, originando muitos feridos e um grande número de mortos. As pessoas saíram para a rua, procurando protecção.

4 Sismo de 1755 Este sismo ocorreu na manhã do dia 1 de Novembro de 1755, às 9h20m, resultando na destruição quase completa da cidade de Lisboa e atingindo ainda grande parte do Litoral do Algarve. O sismo foi seguido de um tsunami, - que se crê ter atingido a altura de 20 metros – e de múltiplos incêndios, tendo feito mais de 10mil mortos. Foi um dos sismos mais mortíferos da História, marcando, o que alguns historiadores chamam, a pré-história da Europa Moderna. Os geólogos modernos estimam que este sismo atingiu a magnitude 9 na escala de Richter.

5 Sismo de 1856 No dia 12 de Janeiro de 1856 ocorreu um sismo durante a noite. Este sismo teve o epicentro em Tavira, provocando grandes estragos (as paredes das casas racharam, os telhados ficaram danificados e muitos vidros partiram-se. Felizmente só durou uns 5 a 6 segundos mas para quem o sentiu, parecia uma eternidade. Não houve mortes, apenas feridos ligeiros.

6 Sismo de 1969 No dia 28 de Fevereiro de 1969, ocorreu um sismo entre as 00:00h e as 1:30 da manhã. Os estudos efectuados situaram o seu epicentro perto do Banco de Gorringe, localizado, aproximadamente, a 200 km a sudoeste do Cabo de S. Vicente mas se fez sentir em Tavira, Loulé e Faro. Este sismo foi provocado pelo facto de Portugal se encontrar perto da fronteira entre as duas placas tectónica ( placa Euro - Asiática e placa Africana). Com uma magnitude estimada entre 6,5 e 7,5(valor apontado MW=7,3) foi todavia uma ordem de grandeza inferior à do terramoto de 1755, tendo provocado um pequeno maremoto sem provocar danos materiais. Em Tavira caíram telhados, paredes de casas e as igrejas ficaram com alguma destruição visível. As pessoas vieram para a rua para ver o que se passava e procurar protecção. Este foi o 2º maior sismo da história de Portugal.

7 Sismo de 2009 Dia 17 de Dezembro de 2009 às1:37 da manhã, ocorreu um sismo com epicentro no mar, a 100 Km do cabo de São Vicente. Teve uma magnitude 6.0 na escala de Richter. Não provocou grandes estragos materiais ou humanos, apesar de ter sido um sismo forte.

8 Conclusão No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, concluimos que a maioria dos sismos teve epicentro em Lisboa e Litoral Algarvio. Este trabalho contribuiu para o esclarecimento de dúvidas e questões pertinentes: Quais as causas para a ocorrência de sismos em Tavira? E os estragos que provocou? Assim sendo, aprendemos que as causas para a ocorrência de sismo em Tavira deve-se à movimentação das duas placas tectónicas - a placa Euro-asiática e a placa Africana. Estes sismos provocaram grandes estragos, quer materiais, quer humanos Desta forma, constatámos que a nossa teoria/ hipótese estava correcta.

9 Bibliografia Fotografias da máquina fotográfica.
Livros sobre sismos da biblioteca Municipal de Tavira. Entrevista a lar de idosos. Internet ( wikipédia, jornal de notícias e outros sites sobre sismos).


Carregar ppt "Sismicidade em Tavira Trabalho realizado por: Joana Jesus nº 15"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google