A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Buck Hickman nº3 Daniela Viegas nº6 Tânia Garcia nº22 Tânia Viegas nº23.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Buck Hickman nº3 Daniela Viegas nº6 Tânia Garcia nº22 Tânia Viegas nº23."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Buck Hickman nº3 Daniela Viegas nº6 Tânia Garcia nº22 Tânia Viegas nº23

2 Índice: Introdução Sismo em 1755 Sismo em 1969 Sismo em 2009 Sismo de 2011

3 Introdução No âmbito da disciplina de ciências naturais foi-nos proposto um trabalho sobre os sismos, pela professora Vanda Delgado. Os nossos problemas foram : Porque ocorrem sismos em Tavira? E a nossa hipótese foi : R: Porque Tavira encontra-se na colisão das placas Euro-Asiática e Africana.

4 Sismo de 1755 Ocorreu no dia 1 de Novembro de 1755, tendo destruído quase toda a cidade de Lisboa, e atingindo ainda grande parte do litoral do Algarve. O sismo teve também um tsunami que atingiu a altura de 20 metros, tendo feito certamente mais de 10 mil mortos. Foi um dos sismos mais mortíferos da História. Os geólogos modernos estimam que o sismo de 1755 atingiu a magnitude 9 na escala de Richter.

5 Sismo de 1969 Este sismo teve origem no dia 28 de Fevereiro de 1969, atingiu a região de Lisboa e sul do país, sendo o único grande sismo a ocorrer em Portugal Continental. O facto de Portugal se encontrar perto da fronteira entre duas placas tectónicas, a Africana e a Eurasiática, torna-o vulnerável aos movimentos destas placas. Com uma magnitude de 6,5 e 7,5 foi todavia uma ordem de grandeza inferior à do terramoto de 1755, tendo provocado um pequeno maremoto sem provocar danos materiais. Os estudos efectuados situaram o epicentro deste sismo perto do Banco de Gorringe, localizado aproximadamente a 200 km a sudoeste do Cabo de S. Vicente.

6 Sismo de 2009 O sismo sentido de madrugada, no dia não provocou danos humanos e materiais no Algarve, segundo a protecção civil da região, que recebeu dezenas de chamadas telefónicas. Muitas pessoas recearam réplicas do sismo e foram para a rua, de acordo com relatos recolhidos pela Lusa. Um sismo de magnitude 6.0 na escala de Richter e cujo epicentro se localizou a cerca de 100 quilómetros a Oeste-Sudoeste do Cabo S.Vicente foi sentido em todo o território do Continente e teve intensidade máxima.

7 Sismo de 2011 Um sismo de magnitude 4.0 na escala de Richter foi sentido ao início da manhã nas regiões de Monchique, Silves, Albufeira e Lagos, no Algarve, um abalo que segundo o Instituto de Meteorologia(IM), não causou quaisquer danos, informa a Lusa. De acordo com o IM, o epicentro do sismo foi a cerca de 12 quilómetros a Norte-Nordeste de Silves e o abalo foi registado às 07h36. O sismo foi sentido com intensidade máxima de IV na escala de Mercalli modificada, que tem 12 graus de intensidade. Foi sentido com menor intensidade noutros locais do Algarve e Alentejo.


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Buck Hickman nº3 Daniela Viegas nº6 Tânia Garcia nº22 Tânia Viegas nº23."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google