A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sismo: Vibração ou tremor da superfície terrestre que ocorre bruscamente e num curto período de tempo, correspondendo a libertação de energia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sismo: Vibração ou tremor da superfície terrestre que ocorre bruscamente e num curto período de tempo, correspondendo a libertação de energia."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9 Sismo: Vibração ou tremor da superfície terrestre que ocorre bruscamente e num curto período de tempo, correspondendo a libertação de energia.

10 ANTES DE UM SISMO Por vezes, antecedendo os sismos principais, mais violentos, ocorrem pequenos abalos normalmente em número reduzido – os abalos premonitórios. DEPOIS DE UM SISMO Por vezes, após os sismos principais, ocorrem abalos cada vez mais fracos e menos frequentes – as réplicas.

11 Epicentro Hipocentro plano de falha linha de falha Ondas sísmicas Hipocentro (ou foco) – ponto do interior da Terra onde o sismo tem origem. A energia proveniente do hipocentro propaga-se em todas as direcções sobre a forma de ondas – as ondas sísmicas. Epicentro – ponto da superfície terrestre directamente na vertical em relação ao hipocentro, onde é máxima a intensidade do abalo sísmico.

12

13 movimento vertical da superfície terrestre cilindro rotativo caneta peso mola suporte fixo Sismógrafo que regista o movimento vertical da superfície terrestre. Sismógrafo que regista o movimento horizontal da superfície terrestre. movimento vertical da superfície terrestre cilindro rotativo caneta peso fio suporte fixo O Sismógrafo é um aparelho muito sensível que detecta e regista as vibrações sísmicas.

14

15 PSL 1 min O registo gráfico das ondas sísmicas é designado por Sismograma. As ondas P são as mais velozes, pelo que são as primeiras a serem registadas. As ondas S são menos rápidas que as P, mas mais destruidoras. As ondas L são ondas superficiais, sendo as mais lentas, mas, também, as mais destrutivas.

16

17

18

19

20

21

22 Inquérito à população Amplitude das vibrações

23 A Escala de Mercalli modificada ou Escala Internacional é utilizada para determinar a intensidade de um sismo e baseia-se nos efeitos destruidores do sismo. A intensidade de um sismo, pela escala de Mercalli é expressa em graus de I a XII.

24 I - Imperceptível II – Muito fraco III - Fraco IV - Medíocre V - Forte VI – Bastante forte VII – Muito forte X - Destruidor VIII - RuinosoXI - Catastrófico IX - DesastrosoXII - Cataclismo

25 Magnitude 1,0 – 1,9 2,0 – 2,9 3,0 – 3,9 4,0 – 4,9 5,0 – 5,9 6,0 – 6,9 7,0 – 7,9 Igual ou superior a 8,0 A Escala de Richter é utilizada para determinar a magnitude de um sismo, que pode variar entre oito níveis. A magnitude do sismo corresponde à quantidade de energia libertada.

26 Carta de isossistas do sismo de Epicentro Isossistas São linhas mais ou menos concêntricas, que se obtêm pela união de pontos, onde o sismo se fez sentir com a mesma intensidade.

27 Crosta continental Crosta oceânica Zonas de subducção Rifts Direcção do movimento das placas Limites de placas não confirmados Placa Sul - Americana Placa de Nazca Placa Antártica Placa Africana Placa Arábica Placa Euro - Asiática Placa Indo - Australiana Placa Norte - -Americana Placa das Caraíbas Placa do Pacífico Placa dos Cocos Placa das Filipinas

28 Principais zonas sísmicas mundiais.

29 Área de sismos Vulcões importantes Limites das placas litosféricas

30 Os sismos são causados por rupturas bruscas nas rochas que se situam a maior ou menor profundidade em relação à superfície terrestre.

31 Sismos associados aos bordos construtivos (rifts) e aos bordos conservativos (falhas). força litosfera astenosfera rift sismos falha falhas Sismos superficiais Sismos profundos oceano continente litosfera astenosfera força fossa oceânica Sismos associados aos bordos destrutivos (zonas de subducção).

32 NaturaisArtificiais

33 Falhas

34 Movimentos do magma

35 Erupções vulcânicas explosivas

36 Abatimento de terrenos câmara magmática abatimento do terreno (cone vulcânico) sobre a câmara magmática parcialmente vazia preenchimento da depressão com água magma solidificado

37 Falhas; Movimentos do magma; Erupções vulcânicas explosivas; Abatimento de terrenos.

38 Construção de obras públicas

39 Explosões

40 Construção de obras públicas Explosões

41 Saber o que fazer em caso de sismo Construções anti-sísmicas

42 Edifício do Japão, com construção anti – sísmica. Placas anti-choque, entre os edifícios; cinturas metálicas de dois em dois andares; amortecedores no subsolo.

43 antes de um sismo; durante um sismo; depois de um sismo.


Carregar ppt "Sismo: Vibração ou tremor da superfície terrestre que ocorre bruscamente e num curto período de tempo, correspondendo a libertação de energia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google