A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um terceiro abalo, quase de seguida, e uma nuvem sufocante abate-se sobre a cidade como um nevoeiro cerrado. Bruscamente fez-se escuro. Por toda a cidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um terceiro abalo, quase de seguida, e uma nuvem sufocante abate-se sobre a cidade como um nevoeiro cerrado. Bruscamente fez-se escuro. Por toda a cidade."— Transcrição da apresentação:

1

2 Um terceiro abalo, quase de seguida, e uma nuvem sufocante abate-se sobre a cidade como um nevoeiro cerrado. Bruscamente fez-se escuro. Por toda a cidade as velas caídas e os fogões das cozinhas pegaram fogo às mobílias e madeiras dos edifícios. Todos estes pequenos fogos juntaram-se para constituírem uma muralha de chamas. Os abalos continuam, devastando a cidade e fazendo oscilar as igrejas de mármore como se fossem navios no alto mar. Há incêndios por todo o lado (que duraram uma semana e consumiram grande parte da cidade). Lisboa … 1 de Novembro de 1755 …Dia de Todos os Santos … Grande parte da população estava reunida nas igrejas e capelas. Às 9 horas começam a ouvir um grande estrondo e os edifícios tremeram. Seguiu- se um novo abalo durante 2 longos minutos. Caem telhados, paredes, igrejas e lojas. A população lisboeta precipitou-se para as portas e muitas pessoas perderam a vida sob as ruínas dos próprios edifícios que se desmoronavam. Para escaparem à queda dos edifícios muitas outras pessoas fugiram para o cais do Tejo. Aí, durante cerca de quarenta minutos depois do primeiro abalo, as águas do rio retiraram- se subitamente. A seguir regressaram sob a forma de uma poderosa onda, de mais de dez metros de altura, que esmagou a estrutura do cais e engoliu todos os que aí se encontravam..

3 Ao todo morreram esmagadas, afogadas ou queimadas cerca de pessoas, tendo ruído cerca de casas. Lisboa ficou reduzida a destroços e cinzas, como se tivesse sido atingida por uma bomba atómica

4 O sismo de Lisboa de 1755 demorou cerca de 10 minutos … Chegou a ser sentido No Norte de África …

5 Os sismos têm origem no interior da Terra mas são sentidos à superfície … Em todo o planeta verificam-se mais de 3000 abalos sísmicos por dia: um em cada trinta segundos…

6 O que são? Por que razão ocorrem? Quais as suas consequências?

7 TREMOR DE TERRA

8 Fenómenos de movimento da crusta terrestre resultantes da libertação de energia no interior da Terra. Abalos premonitórios : Réplicas : pequenos abalos que antecedem um grande sismo. pequenos abalos que se seguem a um grande sismo. Podem ser sentidos semanas e, às vezes, meses após o grande sismo.

9 América do Norte China Japão Grécia

10 TectónicosVulcânicos Provocados pelas actividades humanas Falhas, dobras, movimentos das placas tectónicas. Provocam, geralmente, sismos devastadores e muito violentos O magma ao ascender pode provocar pequenos abalos sísmicos

11 Pedreiras e construção civilExplosões em minas Testes nuclearesBarragens

12

13 Sismo de Origem Natural – fenómeno vulcânico

14 Posição original. Deformação. Ruptura. Sismo de Origem Natural – fenómeno tectónico

15

16 Limite Convergente Zona de subducção Será que o afundamento da placa se faz tão rápida e facilmente? Durante o movimento das placas tectónicas são acumuladas tensões que, a determinada altura, ultrapassam a resistência das rochas e são libertadas, gerando-se sismos !!!

17 E se existir aqui uma população … ?!

18

19 Nos limites divergentes a explicação é semelhante …

20 Falha Transformante Falha Nomal Falha Inversa Também nas falhas são acumuladas tensões que, subitamente, são libertadas!!! Tal como numa mola

21 Acumulação de tensão Libertação de tensão (nova posição) O movimento não ocorre tão facilmente …

22 O Porquê do devastador Tsunami na Ásia …


Carregar ppt "Um terceiro abalo, quase de seguida, e uma nuvem sufocante abate-se sobre a cidade como um nevoeiro cerrado. Bruscamente fez-se escuro. Por toda a cidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google