A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV Tectónica de Placas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV Tectónica de Placas."— Transcrição da apresentação:

1 IV Tectónica de Placas

2 ? ? ? ? ? O que é a tectónica de placas?
Quais as evidencias que provam a teoria da tectónica? Como interpretar essas evidências? ? ? ? ? ?

3 A Teoria da Tectónica de Placas surgiu para explicar a mobilidade continental.
Esta teoria foi apoiada por dados paleomagnéticos, sísmicos e vulcânicos.

4 Paleomagnetismo O paleomagnetismo procura determinar a direcção do vector campo geomagnético existente na altura da formação de uma determinada rocha, cujos minerais são orientados consoante esse campo magnético. Estes dados foram importantes para a formação da teoria da tectónica de placas.

5

6 Os fundos oceânicos apresentam um padrão de anomalias magnéticas simétricas em relação às cristas oceânicas. Apresentam também uma polaridade diferente ao longo do fundo oceânico. A existência de rochas com diferente polaridade indica variações de campo ao longo do tempo geológico, assim como a formação de rochas em tempo diferentes. As descobertas no fundo oceânico tiveram grande importância na explicação da mobilidade continental.

7 Dados sísmicos e vulcânicos

8 A actividade sísmica e vulcânica ocorrem em zonas preferenciais.
Estes fenómenos devem-se à libertação de quantidades colossais de energia provenientes do interior. Com a união das zonas onde ocorrem estes fenómenos geológicos podemos dividir a litosfera em placas, como podemos observar na imagem.

9 Conclusões da teoria O globo está dividido em várias placas litosfericas, as quais através do movimento de convecção do manto (assim como Arthur Holmes propôs em 1928) se movimentam. Esses movimentos podem ser divergentes, convergentes e transformantes.

10 Nas zonas de divergência de placas, aquando da formação de nova litosfera, os minerais desta, antes de solidificarem ficam alinhados segundo o magnetismo terrestre que se faça sentir na altura, podendo assim verificar-se que ao longo do tempo as zonas mais antigas se vão afastando do rifte. A zona junto ao rifte é induzida pelo campo magnético que se verifica actualmente (que é a zona mais recente). Este facto leva os cientistas a crer que as placas se movimentam mesmo.

11 Bibliografia/Netgrafia
Félix, J., Sengo, I., Chaves, R. (2006) Geologia. Porto Editora


Carregar ppt "IV Tectónica de Placas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google