A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A terra existe há cerca de 4600 milhões de anos. Durante este tempo, a posição dos continentes e dos mares mudou em todo o planeta. Uma vista de olhos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A terra existe há cerca de 4600 milhões de anos. Durante este tempo, a posição dos continentes e dos mares mudou em todo o planeta. Uma vista de olhos."— Transcrição da apresentação:

1

2 A terra existe há cerca de 4600 milhões de anos. Durante este tempo, a posição dos continentes e dos mares mudou em todo o planeta. Uma vista de olhos num mapa moderno do mundo mostra que, se os continentes fossem recortados como peças de um enorme puzzle, muitos podiam encaixar. Quais ? ?

3 Wegener, combatente da Primeira Guerra Mundial ( ), recuperava de um ferimento sofrido na guerra, quando ao observar o mapa e a configuração da América do Sul e África, reparou que as suas costas se ajustavam tão bem como peças de um puzzle. Em resultado desta observação surge uma interrogação.

4 Será possível afirmar que África e América do sul teriam constituído, em tempos, apenas um continente?

5 Seria válido Wegener propor a existência da Pangeia baseado apenas na observação das costas dos continentes?

6 Para apoiar a sua ideia, Wegener, começou por investigar, de forma a reunir argumentos convincentes.

7 Wegener verificou que nos continentes Africano e Sul Americano existem fósseis de seres terrestres da mesma espécie e com a mesma idade. Actualmente, o Oceano Atlântico é um obstáculo para as espécies terrestres. O que poderá significar a ocorrência destes fósseis?

8 Wegener verificou a semelhança de camadas rochosas com a mesma idade em certas regiões da África e da América do Sul. O que poderá significar esta semelhança ?

9 Wegener observou vestígios de movimento de gelo em vários continentes. Sabendo que o clima depende da latitude, o que poderá indicar esta observação?

10 Identifica os argumentos utilizados por Wegener para apoiar a sua teoria.

11 Apesar dos vários argumentos apresentados, a posição da comunidade científica da época dividiu-se. O quê? Havia algo importante que a Teoria da Deriva Continental não explicava.

12 Paralelamente, no Reino Unido, um físico (Holmes, 1928) realizava estudos sobre correntes térmicas. Propôs o seguinte modelo Que novos dados foram acrescentados ao problema em estudo?

13 Durante as décadas de 50 e 60 surgiram novas técnicas em geoquímica e geofísica, assim como os métodos tradicionais de paleontologia e da estratigrafia, deram origem a uma autêntica revolução. Tornou-se evidente que Wegener tinha razão e que os continentes se tinham de facto deslocado.

14 O SONAR, desenvolvido na Segunda Guerra Mundial, foi uma importante ajuda para a Teoria da Deriva Continental. Tenta descobrir porquê.

15 Harry Hess: As cadeias montanhosas submarinas – dorsais, são formadas por materiais que ascendem através de uma fenda central – rifte, e que permite o crescimento dos fundos oceânicos.

16 Hess, 1962, E.U.A. Baseando-te no esquema explica por que razão a Terra não aumenta de volume.

17 Em 1978 foi proposta a teoria da Tectónica de Placas.

18 Wegener não conseguiu explicar porque se moviam os continentes. De que modo a teoria da Tectónica de Placas possibilitou a resposta a esta questão?

19 Actualmente considera-se a litosfera dividida em 12 placas principais.

20 Identifica os diferentes tipos de limites associados às placas litosféricas ilustrados nos slides seguintes.

21 1

22 2

23 3


Carregar ppt "A terra existe há cerca de 4600 milhões de anos. Durante este tempo, a posição dos continentes e dos mares mudou em todo o planeta. Uma vista de olhos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google