A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema II. Em 1912 Alfred Wegener formulou a Teoria da deriva continental, admitindo que os continentes teriam estados unidos, há muito tempo atrás, num.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema II. Em 1912 Alfred Wegener formulou a Teoria da deriva continental, admitindo que os continentes teriam estados unidos, há muito tempo atrás, num."— Transcrição da apresentação:

1 Tema II

2 Em 1912 Alfred Wegener formulou a Teoria da deriva continental, admitindo que os continentes teriam estados unidos, há muito tempo atrás, num supercontinente chamado PANGEA – cuja fragmentação originou a Laurásia e a Gondwana Para elaborar esta teoria Alfred Wegener baseou-se em argumentos:

3 Alfred Wegener apresentou esta teoria utilizando aspectos morfológicos, paleoclimáticos, geodésicos, paleontológicos, geofísicos e geológicos. morfológicos paleoclimáticos geodésicos paleontológicos geofísicos geológicos Wegener verificou através das rochas que haveria coincidências geológicas em locais de possível interligação de continentes. Ex: O aparecimento de formações geológicas de clima frio, em locais que hoje têm clima tropical e quente, como na América do Sul, África e Índia.

4 Baseados no facto de os continentes, quando juntos uns com os outros encaixavam como um grande puzzle.

5 Wegener observou a existência de sulcos e estrias na superfície das rochas provocados pelo movimento de glaciares, em continentes que actualmente possuem climas quentes. Estes continentes, todos unidos, terão ocupado uma posição geográfica próxima do Pólo Sul.

6 Para apoiar a sua teoria Wegener comparou a variação de longitude entre os locais situados na Gronelândia e na Europa e através das ondas de rádio provou que entre estas tinha ocorrido um afastamento de 980 m (=20m/ano). Estes cálculos foram mais tarde desmentidos, visto que estavam incorrectos.

7 A distribuição das espécies de fosseis foi para Wegener um argumento fundamental na justificação da sua tese. Este baseou-se na distribuição de fosseis da mesma espécie em continentes destintos. Particularmente os repteis (cynognatus, mesosaurus, lystrosaurus) e plantas (glossopteris).

8

9 Wegener verificou que havia continuidade na características das rochas em vários continentes, ou seja as rochas da América do Sul tinham continuidade com as rochas da costa Africana. Isto porque as rochas eram semelhantes na idade e no tipo, sugerindo assim que os continentes já estiveram juntos.

10 Chama-se Pangea ao mega continente, que segundo a teoria da deriva dos continentes existiu há 200 milhões de anos.

11 Alfred Wegener apresentou varias provas e argumentos que consolidavam a sua tese, mas porém não conseguiu explicar qual o mecanismo que movimentava os continentes. Este apenas conseguiu concluir que os continentes se moviam devido ás forças gravitacionais produzidas pela saliência equatorial, flutuando pelo solo oceânico.

12 Cathia Portugal 12ºB


Carregar ppt "Tema II. Em 1912 Alfred Wegener formulou a Teoria da deriva continental, admitindo que os continentes teriam estados unidos, há muito tempo atrás, num."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google