A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 Escola Secundária de S. João da TalhaBiologia e Geologia10ºAno2010/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 Escola Secundária de S. João da TalhaBiologia e Geologia10ºAno2010/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 Escola Secundária de S. João da TalhaBiologia e Geologia10ºAno2010/2011

2 Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 A terra existe há cerca de 4600 milhões de anos. Durante este tempo, a posição dos continentes e dos mares mudou em todo o planeta. No inicio existia um mega-continente (pangeia) e um mega-oceano (pantalassa). Uma vista de olhos num mapa moderno do mundo mostra que, se os continentes fossem recortados como peças de um enorme puzzle, muitos podiam encaixar. Quais as alterações ao nível do planeta Terra? A África encaixa com a América do Sul; A Austrália estava encaixada na Antárctida, juntamente com a Índia; A Europa encaixava na América do Norte;

3 Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 Wegener, combatente da Primeira Guerra Mundial ( ), recuperava de um ferimento sofrido na guerra, quando ao observar o mapa e a configuração da América do Sul e África, reparou que as suas costas se ajustavam tão bem como peças de um puzzle. Em resultado desta observação surge uma interrogação. Quem foi Alfred Wegener e como surgiu a sua teoria?

4 Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 Será possível afirmar que África e América do sul teriam constituído, em tempos, apenas um continente? Através da observação do clima, das rochas, e das espécies existentes, podemos concluir que a Teoria da Deriva Continental, defendida por Wegener está até agora correcta. Esta teoria consistia na existência de um mega continente, que através da ideia do mobilismo, se afastou e formou vários outros continentes que se apresentam na disposição actual. Esta teoria contrariava a ideia do fixismo defendida até à altura pela igreja.

5 Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 Seria válido Wegener propor a existência da Pangeia baseado apenas na observação das costas dos continentes? Não seria válido que Wegener fundamentasse a sua tese através da observação das costas continentais. Ele teria de comprovar com factos reais que pudessem explicar a sua ideia, para isso tinha de investigar de forma a reunir argumentos convincentes. Pois naquela altura havia a ideia do fixismo que, até então não tinha sido contrariada.

6 Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 Após ter investigado, Wegener descobriu então que existiam,em diferentes continentes estruturas geológicas que pareciam ter ligação. Por exemplo, os Apalaches na América do Norte ligavam-se à terras altas Escocesas e os estratos rochosos existentes na África do Sul eram idênticos àqueles encontrados no Brasil. O que comprova que estes três continentes já estiveram juntos. Quais os argumentos apresentados por Wegener?

7 Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 23 de Outubro de 2008 Com estas observações pode-se concluir que, há muitos milhares de anos o planeta terra teve só um continente e um oceano e que actualmente, o Oceano Atlântico é um obstáculo para as espécies terrestres, pois não conseguem viajar de um continente para outro podendo muitas vezes ter de se adaptar ao clima da região. O que poderá significar a ocorrência destes fósseis? Verificou que nos continentes Africano e Sul Americano existem fósseis de seres terrestres da mesma espécie e com a mesma idade, fósseis de plantas tropicais encontravam-se no Árctico, etc. Wegener na sua investigação, constatou que fósseis muitas vezes encontrados em certos locais indicavam um clima muito diferente do clima dos dias de hoje.

8 Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 O que poderá significar esta semelhança ? Wegener verificou a semelhança de camadas rochosas com a mesma idade em certas regiões da África e da América do Sul. Descobriu, em regiões da África e da América do sul, que rochas com a mesma idade e do mesmo tipo ter-se-iam, formado ao mesmo tempo numa altura em que os continentes tinham estado juntos. Todos estes factos suportam a teoria de Wegener da deriva continental.

9 Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 Wegener observou vestígios de movimento de gelo em vários continentes. Sabendo que o clima depende da latitude, o que poderá indicar esta observação? Ao encontrar vestígios de glaciares em continentes com clima tropical, Wegener admitiu que no passado esses continentes ocupariam outra posição possivelmente mais próxima da Antárctida. Quanto mais próximo dos pólos está um local mais frio é o seu clima.

10 Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 Qual a falha na teoria de Wegener? Apesar destas provas extremamente fortes sobre a teoria da deriva continental, Wegener não conseguia explicar o mecanismo que seria responsável pela separação dos continentes. Wegener simplesmente constatou que os continentes teriam sido arrastados sobre o solo oceânico, separando-se uns dos outros, movidos por forças gravíticas.


Carregar ppt "Trabalho Colaborativo Em pequeno grupo Grupo 1 25 de Outubro de 2010 Escola Secundária de S. João da TalhaBiologia e Geologia10ºAno2010/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google