A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amoníaco: Transporte e Segurança Escola Secundária de Santo António Ano lectivo 2005/2006 Química 11º Ano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amoníaco: Transporte e Segurança Escola Secundária de Santo António Ano lectivo 2005/2006 Química 11º Ano."— Transcrição da apresentação:

1

2 Amoníaco: Transporte e Segurança Escola Secundária de Santo António Ano lectivo 2005/2006 Química 11º Ano

3 O transporte terrestre é feito por camiões-tanque (a granel) para maiores quantidades de produto, ou em bilhas para menores quantidades. Transpor te

4 Transporte Há também o transporte por linha férrea.

5 Transporte Ou, ainda, por pipelines.

6 Segurança no Transporte O Amoníaco pode ser transportado de várias maneiras, desde que estas se façam com segurança e dentro das normas que regem a segurança do produto. O amoníaco é transportado liquefeito por questões de segurança e facilidade e, por isso, é necessário trabalhar sempre com protecção.

7 Segurança no Transporte O veículo deve estar sempre bem vedado e seguro para que não existam fugas; devem existir dispositivos que, em caso de derrame acidental, impeçam a sua expansão no meio ambiente. A válvula de escape serve para aliviar a pressão e diminuir os riscos. A rotulação e indicação de perigos, no veículo, é essencial e obrigatória.

8 Segurança no Transporte As mangueiras são o ponto mais fraco da fase de transporte e por esse motivo devem ser manuseadas com redobrado cuidado. O contentor do veículo não deve ser cheio com mais de 85%. As temperaturas congeladoras do produto podem provocar queimaduras graves caso este se liberte por acidente, logo, devem ser bem identificadas.

9 Actuação em caso de Acidente Em qualquer caso, solicitar imediatamente serviços médicos.

10 Actuação em caso de Acidente Protecção do público no caso duma fuga de gás liquefeito de grande dimensão: Evacuar, de imediato, a população num raio de 300m. Delimitar e sinalizar a zona de perigo. Assegurar que a população da restante zona de perigo permanece no interior dos edifícios. Informar o público sobre as medidas de auto-protecção.

11 Actuação em caso de Acidente Primeiros socorros Inalação: Afastar a vítima da zona poluída e praticar a reanimação respiratória, se necessário. Projecção para os olhos: Lavar imediatamente com muita água; remover lentes, caso existam. Projecção no corpo: Tirar imediatamente a roupa molhada pelo produto e lavar-se água abundante. Ingestão: dar a beber à vítima, no mínimo, dois copos de água ou leite. Receber instruções da assistência médica para induzir a vítima a vomitar.

12 Em caso de Incêndio: remover para um lugar seguro as garrafas de gás ameaçadas por este. Se tal não for possível, arrefecer a parte aquecida do reservatório com a projecção de água em chuveiro. Extinguí-lo com extintores de grande potência especializados. Actuação em caso de Acidente Hoje em dia existem detectores e analisadores de fugas que ajudam a prevenir e conduzir as actuações em caso de acidente.

13 Trabalho realizado por: Alexandra Rodrigues n.º1 Cláudia ferreira n.º6 Maurício Loureiro n.º17 11º A Fotografias retiradas de diversos sites, através do motor de pesquisa Google Informações retiradas dos sites:


Carregar ppt "Amoníaco: Transporte e Segurança Escola Secundária de Santo António Ano lectivo 2005/2006 Química 11º Ano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google