A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho NR 10 – Instalações e Serviços em Eletricidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho NR 10 – Instalações e Serviços em Eletricidade."— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho NR 10 – Instalações e Serviços em Eletricidade

2 Instalações e serviços Nas instalações e serviços em eletricidade devem ser observadas no projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação as normas técnicas estabelecidas pelos órgãos competentes e na falta, as normas internacionais vigentes.

3 Instalações Prevenir contato com partes sob tensão Espaço suficiente p/ trabalho seguro Aterramento Isolamento de partes não cobertas.

4 Serviços Proteção do Trabalhador Procedimentos Pessoal

5 Proteção ao Trabalhador Prever SPC : Isolamento físico, sinalização, aterramento provisório. EPC/ EPI : Varas de manobra, escadas, detectores de tensão, cintos de segurança, capacetes e luvas Ferramentas manuais, eletricamente isoladas em especial para os trabalho com linha viva

6 Procedimentos Serviços com Planejamento e Programação determinando-se todas as operações que envolvam riscos de acidentes e estabelecer as medidas preventivas necessárias Toda ocorrência não programada deve ser comunicada ao responsável Acesso proibido à pessoas não autorizadas em ambientes próximos a partes das instalações que ofereçam riscos

7 Procedimentos Os serviços de manutenção ou reparos que não estejam sob tensão, somente quando liberados. Entende-se por instalação elétrica liberada, aquela cuja ausência de tensão, pode ser constatada com dispositivos específicos. Sinalizar e bloquear as fontes de energia. Inspeção elétrica somente por profissional qualificado e habilitado

8 Procedimentos Os serviços de manutenção e ou reparos em partes de instalações elétricas só podem ser executados por profissionais qualificados, devidamente treinados em cursos especializados, com emprego de ferramentas e equipamentos especiais.

9 Procedimentos Situações de Emergência : Todo profissional para operar, instalar, inspecionar ou reparar instalações elétricas, deve estar apto a prestar primeiros socorros a acidentados, especialmente através de técnicas de reanimação cárdio-respiratória.

10 Procedimentos Todo profissional, para instalar, operar, inspecionar, ou reparar instalações elétricas deve ser apto a manusear e operar equipamentos de combate a incêndio utilizados nessas instalações.

11 Pessoal Autorização somente para profissional qualificado, instruído quanto às precauções relativas ao seu trabalho e com estado de saúde compatível Cabe ao SESMT o estabelecimento e avaliação dos procedimentos a serem adotados pela empresa visando a autorização dos empregados para os trabalhos em instalações elétricas.

12 Pessoal Qualificado Capacitação através de curso específico do sistema oficial de ensino. Através de curso especializado ministrado por centro de treinamento e reconhecimento pelo sistema oficial de ensino. Através de treinamento na empresa conduzido por profissional autorizado.


Carregar ppt "Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho NR 10 – Instalações e Serviços em Eletricidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google