A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAR PARA EXECUTAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAR PARA EXECUTAR"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAR PARA EXECUTAR
Anotações : A importância de se planejar a atividade antes de executá-la é fundamental, por este motivo estaremos abordando nos slides a seguir as etapas de planejamento antes da execução das atividades. O comprometimento pela segurança começa nesta fase, pois é necessário que seja realizada uma verificação dos fatores anteriores e se corrijam possíveis riscos, antes de iniciar a tarefa. PLANEJAR PARA EXECUTAR

2 Nenhuma atividade é tão urgente ou importante que não possa ser planejada para ser executada com segurança. O planejamento de uma atividade é muito importante para o conhecimento dos riscos existentes. Anotações : Esclarecer que a Análise Preliminar dos Riscos – APR, é uma ferramenta imprescindível para a identificação e controle dos riscos para a realização da atividade com segurança.

3 SEGURANÇA NÃO COMEÇA COM “S”, COMEÇA COM “P” DE PLANEJAMENTO.
Anotações : Identificamos que vem ocorrendo acidentes na Engenharia por deficiência do planejamento ou falta de planejamento. Esta deficiência é expressiva na execução das atividade de movimentação manual e mecanizada e nas atividades com a utilização de equipamentos elétricos e ferramentas manuais.

4 ETAPAS DO PLANEJAMENTO
Verificação das condições locais. Escolha da técnica a ser utilizada. Levantamento dos recursos materiais e humanos. Isolamento, sinalização e restrição do pessoal na área de trabalho. Inspeção mecânica e elétrica. Verificação do estado geral de organização e limpeza da área. Seqüência operacional das atividades: movimentação de carga mecanizada, movimentação manual, ferramenta manual e equipamento elétrico. Anotações: É fundamental que as etapas de planejamento sejam seguidas , por isso alertamos para os elementos a serem considerados nas etapas de planejamento .

5 1. VERIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES LOCAIS
Estar atento as interferências existentes no local que possam causar problemas na execução das atividades: Acessos. Elementos construtivos. Segurança dos envolvidos e não envolvidos na atividade. Obstáculos presentes. [Anotações: Verificar as zonas de abrangência de forma não causar obstrução de corredores, de faixas de pedestres, de rotas de fuga, de equipamentos de combate a incêndio e emergência

6 GARANTA OS ACESSOS Anotações:A importância de se garantir os acessos de pedestres, equipamentos e carros é fundamental no canteiro de obra.

7 GARANTA OS ACESSOS Anotações: Garanta o acesso seguro de pedestres e sinalize as rotas de fuga.

8 VERIFIQUE EXISTÊNCIA DE REDE ELÉTRICA
Anotações: Ao iniciar qualquer atividade é fundamental verificar se há rede elétrica no local e se esta rede está no raio de ação da atividade a ser executada. Atenção deve ser dobra nas montagens de andaimes e movimentação mecanizada de cargas.

9 2. ESCOLHA A TÉCNICA A SER UTILIZADA
Anotações: Cada atividade possui uma seqüência operacional que deve ser escolhida a fim de ser planejada .Seguir a sequência operacional é fundamental para evitar acidentes.]

10 ESCOLHA A TÉCNICA A SER UTILIZADA
[Anotações : Cada atividade possui uma seqüência operacional que deve ser escolhida a fim de ser planejada e executada dentro das normas de segurança .

11 3. LEVANTAMENTO DOS RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS
Ferramentas/ máquinas/ equipamentos e acessórios. EPI básico e complementar. Ponto de alimentação. Equipe treinada. Levantamento de riscos. Permissão de trabalho. DDSMS. Local para descarte de resíduos. Proteção contra incêndio. Anotações : A atividade só poderá ser iniciada se todos os elementos para execução da mesma estiverem no local, por este motivo é importante verificar se tudo o que eu preciso foi considerado e está disponível para a execução da atividade .

12 FERRAMENTAS Anotações: É importante verificar quais ferramentas serão necessárias para a execução das atividades.

13 FERRAMENTAS Anotações: É importante verificar quais ferramentas serão necessárias para a execução das atividades.

14 EQUIPAMENTOS Anotações: É importante verificar quais equipamentos serão necessários para a execução das atividades.

15 EQUIPAMENTOS Anotações: É importante verificar quais equipamentos serão necessários para a execução das atividades.

16 EQUIPAMENTOS Anotações: É importante verificar quais equipamentos serão necessários para a execução das atividades.

17 USE SEMPRE O EPI Anotações: A utilização de todos os EPIs adequados para a execução das atividades é fundamental.

18 EPI Anotações: Placas de sinalização para incentivar o uso de EPIs , como também lembrar que eles são obrigatórios dentro do canteiro de obra.

19 PONTO DE ALIMENTAÇÃO [Anotações: Havendo a utilização de equipamentos e máquinas elétricas, prever pontos para alimentação considerando a carga compatível e necessária . ]

20 EQUIPE TREINADA Anotações: As atividades devem ser realizadas por pessoas treinadas para a realização da atividade. O profissional deverá exercer as tarefas para as quais foi treinado e está capacitado .

21 Conhecimento dos riscos por meio dos documentos: APR e/ou AST
LEVANTAMENTO DE RISCOS Conhecimento dos riscos por meio dos documentos: APR e/ou AST Procedimento e/ou Manuais. [Anotações: São ferramentas de identificação e controle dos riscos para realização da atividade com segurança.]

22 DOCUMENTAÇÃO DE EXECUÇÃO - PT
Anotações : É uma autorização para realização de qualquer trabalho, a fim de garantir a integridade do trabalhador, das instalações e do meio ambiente . Antes da execução da atividade a PT ( Permissão de Trabalho ) deve ser emitida .

23 COMUNICAÇÃO DDSMS [Anotações: É uma prática fundamental para que os encarregados e supervisores alertem os trabalhadores sobre os riscos existentes nas atividades que vão ser executadas durante a jornada de trabalho e sobre as medidas de controle necessárias.] É fundamental que o trabalhador conheça os riscos e entenda como executar a atividade , as dúvida devem ser esclarecidas. Por isso , em caso de dúvida, perguntas devem ser feitas e esclarecidas, antes de executar a atividade.

24 COMUNICAÇÃO DDSMS [Anotações: A segurança é um valor. Na dúvida, pare!
Os procedimentos de operação e manutenção são os essenciais e são simples e objetivos; se não entendeu, pergunte ao seu supervisor; É dever de cada um conhecer e cumprir procedimentos; As práticas de segurança das contratadas são as mesmas da Petrobras; A indisciplina operacional tem conseqüências.

25 LOCAL PARA DESCARTE DE RESÍDUOS
[Anotações: Durante a realização da atividade deve-se garantir a coleta seletiva e um local apropriado para descarte de resíduos.] O trabalhador deve estar atento ao local certo para o descarte do material.

26 PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO
[Anotações: O local de trabalho deve dispor de proteção contra incêndio, saídas para retirada dos trabalhadores, equipamentos suficientes para combater o fogo no início e pessoas treinadas para o uso correto dos agentes extintores.]

27 4. ISOLAMENTO, SINALIZAÇÃO E RESTRIÇÃO DO PESSOAL NA ÁREA DE TRABALHO.
Anotações: A atividade só poderá ser iniciada se todos os elementos para execução da mesma estiverem no local, por este motivo é importante verificar se tudo o que eu preciso foi considerado e está disponível para a execução da atividade . Somente equipe técnica envolvida na execução da atividade deve permanecer no local. No caso de movimentação mecanizada, somente operadores habilitados, portando cartão de identificação, poderão realizar a tarefa.]

28 ISOLAMENTO, SINALIZAÇÃO E RESTRIÇÃO
Anotações: As áreas para realização das atividades devem estar delimitadas e sinalizadas .

29 5. INSPEÇÃO MECÂNICA E ELÉTRICA DAS FERRAMENTAS / MÁQUINAS / EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS DOS DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA. [Anotações:A importância de inspecionar as máquinas , equipamentos e ferramentas é fundamental. É através da inspeção que certificamos que a máquina, ferramenta ou equipamento estão adequados para a execução da atividade. É exatamente neste momento que podemos eliminar ou consertar qualquer irregularidade no equipamento/ferramentas e máquinas , este é o momento da prevenção .

30 INSPEÇÃO DE ÓLEO [Anotações:Todos as partes dos equipamentos devem ser verificadas , nesta foto vemos o trabalhador verificando o óleo do equipamento.

31 INSPEÇÃO DO EQUIPAMENTO
[[Anotações:Todos as partes dos equipamentos devem ser verificadas , nesta foto vemos o trabalhador verificando o ajuste do punho .

32 INSPEÇÃO DA FERRAMENTA
[[Anotações:Todas as partes das ferramentas devem ser verificadas , nesta foto vemos o trabalhador verificando cunha, bordas do martelo e sua fixação ao cabo.

33 6. VERIFICAÇÃO DO ESTADO GERAL DE ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA DA ÁREA
Existência de óleo. Graxa. Superfície molhada. Irregularidades. Material solto. [Anotações: Em todas as atividades, o serviço deve ser realizado em piso resistente, nivelado e antiderrapante e em área organizada. Deve ser acrescida a verificação, no caso da movimentação mecanizada, da estabilidade do terreno, e da movimentação manual, as interferências existentes no trajeto.

34 ORGANIZAÇÃO DE ÁREA Anotações: Manter os materiais arrumados e empilhados no canteiro é fundamental.

35 Então, esteja atento à seqüência operacional!
A perda de um membro ou de uma vida é exatamente isto, uma perda. Não há peça de reposição que devolva a condição normal. Então, esteja atento à seqüência operacional!

36 7. Seqüência operacional das atividades: Uso do equipamento elétrico, Uso de ferramenta manual, Movimentação de carga mecanizada e Movimentação manual. Anotações: Estaremos verificando nos próximos slides os principais cuidados a serem tomados para a realização de quatro atividades que vem registrando um número expressivo de acidentes na Engenharia.

37 EQUIPAMENTO ELÉTRICO: POSIÇÃO ADEQUADA DO TRABALHADOR
[Anotação: Manter o equilíbrio na execução da tarefa, durante todo o tempo; não se esticar para alcançar o ponto de trabalho; trabalhar em área iluminada e com ventilação local exaustora; utilizar anteparos de proteção. O posicionamento da máquina sobre a bancada é fundamental, ela deve estar em local seguro que não favoreça o risco de queda .

38 EQUIPAMENTO ELÉTRICO: FIXAÇÃO DA PEÇA A SER CORTADA
Anotações:Para corte de peças deve-se estar atento para a fixação adequada da peça sobre a bancada.Por isso utilize dispositivos de segurança para fixar antes de trabalhar a peça.

39 EQUIPAMENTO ELÉTRICO: INSPEÇÃO
Anotações: O trabalhador antes de começar a utilizar o equipamento deve verificar os ajustes, se o disco está em boas condições e se é apropriado para a realização da tarefa.

40 EQUIPAMENTO ELÉTRICO: DESLIGAMENTO DO PONTO DE ALIMENTAÇÃO
[Anotações: Aterrar todos os equipamentos que não possuam duplo isolamento; nunca desligar o equipamento puxando o cabo; desligar a ferramenta quando não estiver em uso.]Muitos acidentes ocorrem pelo fato do trabalhador ao terminar a atividade deixar o equipamento ligado na tomada .Ao desligar o equipamento da tomada não puxe pelo fio . Evite usar extensões, só use quando for inevitável, sempre verificando se ela está em bom estado e aterrada.

41 EQUIPAMENTO ELÉTRICO: GUARDA E CONSERVAÇÃO
[Anotações: Ao término da atividade, guardar os equipamentos (não deixar os equipamentos no local de trabalho). Os equipamentos devem ser guardados limpos sem resíduos de óleo, graxa, etc.

42 Usar o equipamento em local úmido.
EQUIPAMENTO ELÉTRICO: DICAS GERAIS Conheça o equipamento. Usar o equipamento em local úmido. Cabos devem estar bem posicionados. Forçar o equipamento. Operar o equipamento com proteção. Carregar o equipamento pelo cabo. [Anotações: Conheça a sua ferramenta elétrica; não usar ferramentas em lugares úmidos ou molhados; não forçar a ferramenta (ela fará melhor o trabalho e de maneira mais segura ser for usada sob condições para as quais foi projetada); nunca carregar uma ferramenta pelo cabo; verificar as chaves de ajuste, antes de ligá-la; os cabos devem ser posicionados de modo que não favoreçam tropeços; nunca operar as máquinas sem proteções; nunca eliminar os dispositivos de segurança; nunca colocar as mãos dentro da máquina Eliminar os dispositivos de segurança. Verificar a posição correta da Mão.

43

44 FERRAMENTA MANUAL: POSIÇÃO ADEQUADA DO TRABALHADOR
[Anotações: Trabalhar em área iluminada e com ventilação local; verificar a posição de uso e a direção do golpe para não acertar o dedo, o rosto e a cabeça

45 FERRAMENTA MANUAL: INSPEÇÃO
[Anotações: Verificar as cunhas, os encaixes e as bordas do martelo, pois as mesmas não devem estar com rebarbas e a cabeça do metal deve estar sempre bem presa ao cabo.]

46 FERRAMENTA MANUAL: INSPEÇÃO
[Anotações: Utilizar a chave de tamanho adequado e sem trincas ou danificadas.]

47 FERRAMENTA MANUAL: POSIÇÃO DE PEGA FERRAMENTA MANUAL: POSIÇÃO DE PEGA
[Anotações: Quando usar o martelo, lembrar sempre, não somente da sua segurança, mas também daqueles que tiverem a sua volta; não conduzir o martelo no bolso; não jogar o martelo para outro colega; não improvisar ferramenta; não deixar o martelo em posição perigosa ou no caminho.]

48 FERRAMENTA MANUAL: GUARDA E CONSERVAÇÃO
Anotações : Ao término da atividade , guardar o martelo ( não deixar as ferramentas no local de trabalho ) .Carregue as ferramentas de preferência dentro de caixas. Nunca deixe as ferramentas espalhadas em andaimes, tetos e outros lugares altos de onde possam cair.Nos trabalhos em altura elas devem estar amarradas para evitar quedas.

49 FERRAMENTA MANUAL: POSIÇÃO ADEQUADA DO TRABALHADOR
[Anotações: Trabalhar em área iluminada e com ventilação local; verificar a posição de uso, para não atingir o dedo.]

50 FERRAMENTA MANUAL: GUARDA E CONSERVAÇÃO
[Anotações: Ao término da atividade, guardar a ferramenta (não deixar as ferramentas no local de trabalho). Carregue as ferramentas de preferência dentro de caixas. Nunca deixe as ferramentas espalhadas em andaimes, tetos e outros lugares altos de onde possam cair.Nos trabalhos em altura elas devem estar amarradas para evitar quedas.

51 Conduza a chave de forma segura. Conduzir a chave no bolso.
FERRAMENTA MANUAL Puxe a chave. Empurrar a chave. Conduza a chave de forma segura. Conduzir a chave no bolso. Manter a chave em posição segura. Usar a chave como martelo. Anotações: Nunca utilizar cano no cabo para aumentar a força por alavanca, pois a chave não foi projetada para suportar esse esforço adicional; nunca empurrar a chave ao invés de puxar; não utilizar a chave como martelo (isto danifica a chave); não conduzir a chave no bolso; não jogar a chave para outro colega; não improvisar ferramenta; não deixar a chave em posição perigosa ou no caminho.]

52

53 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA: ESTABILIDADE DO TERRENO
[Anotações: manter o equipamento em área estável, em piso resistente e nivelado e se for o caso de patolamento deve-se verificar local seguro e estável e se as patolas estão completamente estendidas e apoiadas ; verificar se o operador encontra-se sentado de forma adaptada e confortável e se o ajudante realiza a atividade em boas condições ergonômicas, de forma que o seu posicionamento seja seguro . Para equipamentos estáveis e alguns móveis deve ser garantido o aterramento elétrico , por este motivo deve ser verificado se a haste está bem fixa ao solo .

54 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA: ISOLAMENTO DA ÁREA
Anotações: O isolamento e a sinalização da área é fundamental na movimentação mecanizada.

55 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA: ÁREA ISOLADA, SINALIZADA E PRESENÇA DE RIGGER
Anotações : É preciso estar atento a : a) Antes do início dos serviços, verificar a existência de interferências, tais como: rede elétrica, galerias, canalizações, cabos e lençol freático. b) A área deverá estar sinalizada e isolada; C) O rigger deverá acompanhar toda a atividade; d) Deve ser garantido o acesso para pedestre em área segura; e) Verifique se a trava está realmente travada f) Verificar o trajeto que a carga vai ser percorrida; g) Verificar a carga a ser transportada , se está compatível com a capacidade do equipamento .

56 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA: USO DO CABO-GUIA
Anotações : f) Posicionar o ajudante em área segura; g) Usar o cabo guia, mantendo-o tensionado. O trabalhador deve estar consciente de que o cabo guia tem a função principal de direcioanar a carga, por isso não deve usar as mãos para direcionar a carga .

57 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA: RETIRADA DOS CABOS
Anotações : h) Colocar a mão na carga, somente para soltar os ganchos com a mesma estabilizada; i) Manter o levantamento vertical da carga, sem arraste;

58 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA: AMARRAÇÃO DA CARGA
Anotações : j) Verificar a amarração da carga;

59 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA: DESAMARRAÇÃO DA CARGA
k) Antes de soltar a carga, deve-se assegurar que ela esteja firmemente apoiada

60 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA: ARMAZENAMENTO ADEQUADO
Anotações : a) Observar o manuseio da carga durante o posicionamento da mesma nos locais de guarda, de forma não prensar as mãos e dedos e o pé entre cargas e entre a carga e o piso; b)Deve-se dar atenção ao desamarrar a carga e/ou na retirada das travas, a fim de não causar desmoronamento da carga e prensagem das mãos e dedos c) Verificar se a carga está sendo colocada em local seguro e estável; d) O armazenamento da carga deve ser feito de modo a não obstruir corredores, faixas de pedestres, rotas de fuga e equipamentos de combate a incêndio e emergência .

61 MOVIMENTAÇÃO MECANIZADA: INSPEÇÃO DOS CABOS
[Anotações: Verificar se a capacidade do equipamento está compatível com a carga; utilizar sinalização sonora e visual durante o funcionamento do equipamento; verificar se há vazamento de fluidos; inspecionar os cabos, cintas de amarração, ganchos, travas, moitões, roldanas, eslingas, correntes , pontos de solda do equipamento, freios, embreagem , sempre com o equipamento desligado.

62

63 MOVIMENTAÇÃO MANUAL: POSIÇÃO ADEQUADA DO TRABALHADOR
Anotações : (a) Inspecionar a capacidade de carga e altura de elevação; (b) Deve-ser dar atenção ao levantamento de cargas que possui maior suscetibilidade de execução errada; (c) Avaliar as condições de pega da carga; (d) Verificar a postura mais adequada para segurar a carga;

64 MOVIMENTAÇÃO MANUAL: TRANSPORTE DE CARGA EM DUPLA
Anotações : e) Quando a carga for muito pesada para uma pessoa, o trabalho deve ser realizado em dupla ou em equipe; (f) Importante a escolha de trabalhadores de mesma altura para realizar o trabalho em dupla ou equipe;este trabalho deve ser realizado com sintonia, por isso os trabalhadores envolvidos na atividade devem estar bem atento ao movimento do colega no momento do transporte da carga.

65 MOVIMENTAÇÃO MANUAL: POSIÇÃO DA MÃO NA COLOCAÇÃO OU RETIRADA DA CARGA
Anotações : (g) Observar o manuseio da carga durante o posicionamento da mesma nos locais de guarda, de forma não prensar as mãos, dedos e pés entre cargas e entre a carga e o piso.]

66 MOVIMENTAÇÃO MANUAL: TRAJETO DA CARGA
Anotações: Observar na área de trabalho os obstáculos, as condições do piso e local apropriado para o armazenamento de carga, tais como: presença de buracos, desníveis e materiais soltos, pois os mesmos favorecem a ocorrência de acidentes se estiverem no trajeto de percurso da carga . A movimentação de carga com a utilização do carrinho de mão , devem ser verificadas as rodas e pontos de solda .

67

68 PLANEJAR É MANDAR BEM. E MANDAR BEM É PREVENIR O MAL.

69


Carregar ppt "PLANEJAR PARA EXECUTAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google