A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livro de Saúde & de Segurança de Vida AM ST 001 - 002 p. 1 v.01 – 03 de Novembro de 2011 Isolamento Bloqueio : protege os funcionários durante a manutenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livro de Saúde & de Segurança de Vida AM ST 001 - 002 p. 1 v.01 – 03 de Novembro de 2011 Isolamento Bloqueio : protege os funcionários durante a manutenção."— Transcrição da apresentação:

1 Livro de Saúde & de Segurança de Vida AM ST p. 1 v.01 – 03 de Novembro de 2011 Isolamento Bloqueio : protege os funcionários durante a manutenção e desobstrução de comportas, por exemplo! Proteção da máquina e travas de segurança : protegem os funcionários durante uma operação normal! Protege as pessoas contra contatos acidentais com partes perigosas de máquinas Realiza um procedimento que garante que todas as proteções e coberturas permaneçam no lugar quando as máquinas estão em operação Os interruptores de bloqueio, de proximidade e outros de segurança devem ser testados periodicamente Exibe sinais de alerta dos perigos de se remover as proteções Todas as proteções devem permanecer em boas condições de funcionamento A trava e a proteção da máquina não são pontos bloqueados e nunca devem ser utilizados para fins de bloqueio! Caso uma proteção da máquina precise ser removida, os bloqueios serão necessários! Nem sempre é preciso um bloqueio durante uma operação normal de trabalho; eles são rotineiros, repetitivos e fundamentais para a utilização do equipamento. Por exemplo, o bloqueio não é necessário toda vez que material for adicionado a uma enfardadeira. Siga estas etapas para decidir se um bloqueio será ou não necessário durante uma Operação Normal de Trabalho: Há risco de ferimentos aos trabalhadores devido à movimentação do equipamento ou por se exporem a uma fonte de energia enquanto a atividade é realizada? Sem risco de ferimentos bloqueio não é necessário (por ex.: um operador conseguiria visualizar seus painéis de controle o tempo todo) Há risco de ferimentos e o equipamento está efetivamente seguro bloqueio não é necessário. Os procedimentos seguros de trabalho devem ser cumpridos durante a atividade. Botões de parada de emergência Param a máquina imediatamente. Podem ser alcançados facilmente pelo operador Há Botões de parada de emergência secundários em posições de perigo Botões de parada de emergência remotos podem ser desativados a partir de outra área Nunca ignore um botão de PARAR de uma máquina, mesmo que por um curto período de tempo Os Botões de Parada de Emergência são claramente identificados em vermelho. As identificações ou sinais devem ser grandes, claros e brilhantes Toda a equipe deve saber onde os botões de parada de emergência estão posicionados Os Botões de Parada de Emergência devem estar livres de obstrução Os Botões de parada de emergência não estão em pontos bloqueados e nunca devem ser utilizados para fins de bloqueio ou parada operacional normal! Bloqueio, Proteção da máquina & travas de segurança e Paradas de emergência

2 Livro de Saúde & de Segurança de Vida AM ST p. 2 v.01 – 03 de Novembro de 2011 Isolamento Exceções no Bloqueio Equipamento com cabo e plugue pequenos! Como tornar o equipamento inoperante ao trabalhar (realizar a manutenção) no equipamento: –desconecte o plugue –mantenha o plugue à vista e dentro de alcance para que ninguém possa conectá-lo acidentalmente ao equipamento –mantenha o plugue sob seu controle exclusivo e imediato durante todo o tempo. Se deixar o equipamento sem supervisão quando o trabalho estiver incompleto, desconecte o plugue de sua fonte de alimentação Equipamentos conectados de forma permanente devem ser bloqueados! Trabalho em equipamentos em operação! Fazendo ajustes de precisão e solucionando problemas – Somente as partes vitais para o processo de manutenção podem continuar energizados. – Após o diagnóstico de falhas, o bloqueio deve ser executado A lubrificação ou o ajuste de equipamentos ou máquinas em movimento são feitos com os equipamentos em operação, devem ser implantados procedimento(s) específicos para a tarefa, os funcionários devem ser treinados, testados e declarados competentes para realizar tais tarefas e eles devem, além disso, estar equipados com ferramentas de suporte para mitigar o risco. Os riscos devem ser analisados e a segurança dos funcionários não pode ser comprometida. Ao realizar uma tarefa com um equipamento em operação, deverá haver uma segunda pessoa na área com controle visual sobre aquele que executa a tarefa. Ativação temporária! Ative um equipamento que estava bloqueado; Por um curto período de tempo para mover uma peça do equipamento Para testar uma parte da máquina Ativação temporária e etapas diferentes: 1.Todos os membros da equipe e outras pessoas presentes deixam a instalação/ área de perigo. 2.Remoção de todas as travas de isolamento individual do cofre da chave / caixa de cadeados. Esta ação indica que elas não estão mais bloqueadas e não podem entrar na máquina. 3.Mantenha guardas, observadores postados em locais estratégicos para garantir que nenhuma pessoa entre na máquina / área de perigo. Estes observadores devem permanecer vigilantes até que o equipamento seja bloqueado novamente. 4.Somente a parte / peça do equipamento pode ser ativada e a(s) chave(s) correspondente(s) disponibilizada(s). As chaves restantes do equipamento que permanecerem bloqueadas devem estar protegidas bloqueando-as novamente com a trava do funcionário no cofre da chave / caixa de cadeados da equipe. 5.Após a tarefa, a(s) fonte(s) de energia deve(m) ser bloqueada(s) novamente e as chaves retornadas e bloqueadas no cofre da chave / caixa de cadeados. 6.Todas as travas de isolamento individual no cofre da chave / caixa de cadeados. 7.Os guardas, observadores podem ser removidos e a equipe pode entrar na máquina para continuar o trabalho. Bloqueio e exceções

3 Livro de Saúde & de Segurança de Vida AM ST p. 3 v.01 – 03 de Novembro de 2011 Isolamento Considere essas questões durante a auditoria Os botões de parada de emergência são utilizados para isolamento? Um sistema de travas é considerado como um ponto bloqueado? É necessário fazer o bloqueio quando a proteção de uma máquina precisar ser removida?? Existe um POP quando é realizada uma operação normal de risco? Os operadores sabem a posição dos botões de parada de emergência? É possível bloquear equipamentos conectados de forma permanente? Equipamentos com cabo e plugue pequenos são desconectados quando estão sem supervisão? Existem procedimentos específicos de tarefa para se trabalhar em um equipamento em operação? O bloqueio é realizado após o diagnóstico de falhas e antes do reparo? Existe um procedimento para a ativação temporária de um equipamento isolado? O mínimo a ser verificado durante uma auditoria são os pontos citados.


Carregar ppt "Livro de Saúde & de Segurança de Vida AM ST 001 - 002 p. 1 v.01 – 03 de Novembro de 2011 Isolamento Bloqueio : protege os funcionários durante a manutenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google