A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg. Mte. RS/002407

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg. Mte. RS/002407"— Transcrição da apresentação:

1 Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg. Mte. RS/002407
Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/ Cel: 0xx

2 SEGURANÇA NOS ANDAIMES
N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES

3 OBJETIVO Esta NORMA fixa as condições exigíveis de segurança
dos ANDAIMES quando à sua utilização bem como de SEGURANÇA das pessoas que o utilizam.

4 DEFINIÇÃO Plataformas necessárias à execução de trabalhos em
lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São utilizados em serviços de construção, reforma, demolição, pintu- ra, limpeza e MANUTENÇÃO.

5 TIPOS DE ANDAIMES Andaimes tipo cadeira de contramestre
Andaimes suspensos Andaimes tipo cadeira de contramestre Andaimes inclinados Andaimes sobre cavaletes Andaimes de travessão

6 EDIFICAÇÃO SEGURA Os andaimes devem ser montados por mais de uma pessoa. Andaimes não devem conter peças de fabricantes diferentes. Deve suportar duas vezes o peso ao qual será submetido. Deve ser montado sobre superfície nivelada. A superfície deve ser sólida para não ceder com o peso. Deve ser inspecionado antes e após o uso. Peças danificadas devem ser reparadas ou destruídas.

7 ACESSO Aos empregados compete prover acesso seguro aos
andaimes. Os meios de acesso podem ser escadas fixas, portáteis, rampas ou degraus. Qualquer que seja o meio de acesso o usuário deve estar seguro de que os mesmos estejam em boas condições e não ofereçam riscos a sua segurança.

8 MONTAGEM DOS ANDAIMES Verificar as tábuas a serem utilizadas.
Verificar os gabaritos antes de montar, olhar a existência de trincas, deformações nos tubos e presença de corrosão. Amarrar todas as tábuas no suporte ou gabarito.

9 Montagem de um andaime Barra de travamento transversal Segmentos
laterais Pés dos andaimes Barra de ligação das bases

10 As barras de travamento devem ser colocadas de três em três mó-
terceiro módulo As barras de travamento devem ser colocadas de três em três mó- dulos, no sentido transversal e opostas entre si de forma a for- mar um X. Segundo módulo Primeiro módulo

11 Colocação de tábuas e corrimões

12 PRANCHAS DOS ANDAIMES As pranchas não devem ser testadas pelo usuário, pois o teste poderá produzir rachaduras mais tarde. A fim de determinar a qualidade das pranchas deve-se obser- var o seguinte: As pranchas têm grandes nós na madeira? As nervuras acompanham o sentido do comprimento? Existe alguma rachadura na prancha? Há sinais de desgaste?

13 PRANCHAS DOS ANDAIMES - Não utilizar tábuas queimadas.
- Não utilizar tábuas apodrecidas. - Não utilizar tábuas com cupins.

14 Ao usar duas ou mais tábuas o espaçamento
30mm 30mm 30mm Ao usar duas ou mais tábuas o espaçamento entre elas deve ser de no máximo 30 mm.

15 A justaposição das extremidades de duas
300 a 800 mm A justaposição das extremidades de duas tábuas deve ser de 300 a 800 mm.

16 As tábuas devem ultrapassar o suporte
200 a 600 mm As tábuas devem ultrapassar o suporte de 200 a 600 mm.

17 CORRIMÃO DE PROTEÇÃO Se o andaime for erguido acima de 1,5 m acima do
nível do chão, deverá ser dotado de corrimãos de proteção. Este corrimão não deverá ter menos de 90 cm nem mais de 1 m de altura, medidos a par- tir da plataforma do andaime.

18 PROTEÇÃO AO NÍVEL DOS PÉS
Tais proteções são instaladas para evitar ou diminuir a possibilidade de trabalhadores que estão em altura elevada atingirem ou chutarem algum ítem, projetan- do-o para baixo.

19 REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA
Caso seja montado um equipamento para içar cargas sobre o o mesmo deve ser reforçado para suportar essa carga. Boa organização e limpeza da plataforma são fundamentais para a segurança do trabalho. Qualquer trabalhador que execute tarefas em uma plataforma deverá ser treinado no uso correto dos equipamentos. Em trabalhos sobre andaimes acima de 2 metros é obrigatório o uso do cinto de segurança. Obs. O cinto de segurança não pode ser fixado na estrutura do andaime.

20 SOLDA E CORTE COM MAÇARICO
Para trabalhos de solda ou corte sobre plataformas deve-se garantir que a área sobre a plataforma, assim como a área abaixo dela estejam devidamente isoladas e protegidas. Todos os materiais inflamáveis devem ser removidos do local e o pessoal nas proximidades deve estar usando EPIs adequados.

21 DESMONTAGEM DOS ANDAIMES
A desmontagem é tarefa de maior risco que a montagem, logo, necessita maior cuidado. Verifique a existência de restos de materiais sobre as tábuas dos andaimes. Verifique a existência de tábuas soltas. Realize a desmontagem sempre de cima para baixo. Utilizar equipamento auxiliar sempre que possível, como SKYMUNCK, GUINDASTE, HYSTER, ETC... Usar cinto de segurança durante toda desmontagem. Nunca ficar no piso que está sendo desmontado, ficar no andar de baixo ou fora do andaime.

22 NUNCA TRABALHE SOBRE ANDAIMES
DURANTE TEMPESTADES, CHUVAS OU VENTANIAS.

23 Obrigado Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/ Cel: 0xx


Carregar ppt "Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg. Mte. RS/002407"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google