A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Corte e dobra de aço Equipamentos. CONFERENCIA Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos nas NBRs.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Corte e dobra de aço Equipamentos. CONFERENCIA Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos nas NBRs."— Transcrição da apresentação:

1 Corte e dobra de aço Equipamentos

2 CONFERENCIA Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos nas NBRs 7480/96 e 7841/90. Recomenda-se pesar o veículo antes e após o descarregamento, sendo a diferença igual ao peso da carga indicado em nota fiscal, e checar as etiquetas de identificação dos feixes, conferindo diâmetro, formato, dimensões e quantidades

3 Estocagem O terreno deve ser plano e a base onde serão depositadas as barras deve impedir o contato do aço com o solo e com impurezas. É interessante, ainda, prever dispositivos que permitam organizar as barras de acordo com o diâmetro. A separação deve se dar em função dos elementos estruturais ou pavimentos de destino.

4 Outro exemplo de Estocagem

5 Estoque Área de estocagem – recebimento Area de estocagem viva Area para aço cortado Área para aço dobrado Obs: Lembrar do fluxo operacional

6 Descarga Prefira o uso de gruas ou guindastes. As peças devem ser envoltas pelo cabo de aço - sem extremidades soltas - para maior segurança no transporte. Verificar se as barras estão agrupadas em feixes condizentes com a capacidade da grua. Os feixes devem ser espaçados por pontaletes, permitindo que o cabo que irá envolvê-los seja posicionando com rapidez e segurança.

7 Corte manual O sistema de corte deve considerar os materiais a trabalhar e o volume de serviço, considerando os custos dos equipamentos. As bancadas de corte apresentam, em sua maioria, 14 m de comprimento x 0,80 m de largura e 1,05 m de altura. A bancada deve ser posicionada próxima à baia de estocagem. Os equipamentos mais comuns são a guilhotina (foto), manual, e a serra elétrica policorte, que permite cortar várias barras ao mesmo tempo.

8 Corte Antes de efetuar cortes, faça um estudo para minimizar sobras.

9 Execução do corte

10 Dobra de aço Para evitar a ocorrência de fissuração na parte tracionada da barra é necessário respeitar as características do aço empregado, definindo, com base na NBR 6118, o diâmetro do pino principal de dobramento, que varia em função do diâmetro e da classe do aço. É interessante iniciar o dobramento no período da tarde, evitando as baixas temperaturas, ou efetuar a dobra vagarosamente.

11 Dobra Os diâmetros dos pinos suporte não devem ser muito pequenos em relação ao diâmetro das barras a serem dobradas, pois as nervuras das barras de aço podem agarrar nos pinos de suporte e travar o processo de dobramento, provocando quebras, trincas e fissuras.

12 Dobra

13 Custos Serviço de armação representa aproximadamente 25% do custo da estrutura.

14 Fonte Revista Téchne (acesso em 30/10/2009)

15 FIM


Carregar ppt "Corte e dobra de aço Equipamentos. CONFERENCIA Verificar se o carregamento condiz com a especificação e se atende aos requisitos estabelecidos nas NBRs."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google