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"Carrinho de Mão para Construção Civil".

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Apresentação em tema: ""Carrinho de Mão para Construção Civil"."— Transcrição da apresentação:

1 "Carrinho de Mão para Construção Civil".
Exemplo utilizando os métodos Estrutura de funções e Matriz morfológica Exemplo do "Carrinho de Mão para Construção Civil". Elaboração: Prof. Carla Estorilio em maio de 2006

2 Estrutura de funções Serve para identificar as grandezas funcionais: as entradas (fluxo de energia humana e material a ser transportado) funções principais (receber / depositar material, levantar o carrinho, empurrar o carrinho, apoiar no chão e descarregar / retirar material) funções secundárias (misturar material, que pode ser antes de levantar o carrinho ou depois de apoiar no chão) e as saídas (material transportado).

3 Estrutura de funções

4 Estrutura de funções TRANSPORTAR MATERIAL O que seria preciso
depositar material da caçamba apoiar o carinho no chão retirar material da caçamba levantar carrinho empurrar carrinho O que seria preciso para levantar o carrinho? Limitar a carga - Ter espaço para diferentes cargas - Estruturar a caçamba

5 Matriz morfológica É útil quando se pretende combinar variantes de solução para realizar a função total O método é fácil de usar, quando se tem sistemas simples como é o caso de um carrinho de mão, por exemplo, onde os fatores mais importantes são as superfícies de trabalho, características de projeto e capacidades.

6 Descrição dos elementos da matriz morfológica
No caso do carrinho de mão, os fatores mais importantes são as superfícies de trabalho, características de projeto e capacidades. A idéia é verificar se os parâmetros geométricos (comprimentos, uniões, ângulos, etc) do sistema podem funcionar de outra maneira, aumentando a robustez do produto. A montagem da matriz morfológica (quadro seguinte) inclui as sub-funções e as soluções conceituais. Descrição dos elementos da matriz morfológica A. Carregar o carrinho C. Empurrar o carrinho A.1 Limitar a carga C.1 Centro de massa na frente A.2 Espaço para diferentes cargas C.2 Relação entre impacto e pneu A.3 Estruturar caçamba C.3 Mancal simples B. Levantar o carrinho D. Descarga do carrinho B.1 Pegas na altura certa D.1 Apoio na descarga B.2 Relação: distância máxima entre carga e operário D.2 Formato da borda da caçamba B.3 Relação entre estrutura e caçamba

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8 Na determinação das funções principal e secundárias (ou sub-funções) é importante especificá-las, em relação ao uso do produto, e não em relação ao seu desempenho técnico. Uma vez claramente especificada a função-uso, as especificações dos requisitos dos componentes do produto tornam-se conhecidas. Qto à vida do produto, deve-se estabelecer o tempo, ou então para quantas operações é exigido um especificado grau de desempenho.

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