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LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO ROMUALDO L.LUCCHESI. Rede Logística Representação Gráfica - localização - produtos/materiais processados - facilidades ( fornecedores,

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1 LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO ROMUALDO L.LUCCHESI

2 Rede Logística Representação Gráfica - localização - produtos/materiais processados - facilidades ( fornecedores, plantas industriais, CDs, etc ) - quantidades movimentadas por período (fluxo/por) - modais de transporte

3 REDE LOGISTICA GENÉRICA Componentes de Custo Compra Transporte de Suprimentos Armazenagem Estoque Manuseio Transporte ao Cliente Elos de Rede Fornecedores Fábricas Centros de Distribuição Terminais Zonas de Mercado

4 REDE LOGISTICA GENÉRICA Onde as fábricas devem ser Localizadas ? Quais os fornecedores deverão ser utilizados ? Quanto centros de distribuição a empresa deve operar ? Onde eles devem estar localizados ? Que clientes ou zonas de mercado devem ser supridos de cada centro de distribui ção ? Que linha de produto devem ser produzidas ou estocadas em cada fábrica ou centro de distribuição ? Que modalidade de transporte devem ser usados para suprimento e distribuição ?

5 Decisões de Localização Decisões de TransporteDecisões de Estoque Nível de Serviço Custo Total TRADE-OFFS ENTRE AS DECISÕES DE TRANSPORTE, ESTOQUE E LOCALIZAÇÃO O que se pretende é obter uma solução ótima que atenda ao nível de serviço desejado ao menor custo total da operação.

6 LOCALIZAÇÃO DE DEPÓSITOS FATORES DE ESCOLHA Leis de zoneamento locais Atitude da comunidade e do governo local com relação ao depósito. Custo para desenvolver e conformar o terreno. Custos de Construção. Disponibilidade e acesso a serviços de transportes. Potencial para expansão. Disponibilidade, salários, ambiente e produtividade da mão-de-obra local. Taxas relativas ao local e a operação do armazém. Segurança do local (fogo, furto, inundação, etc). Valor promocional do local. Taxas de seguro e disponibilidade de finaciamento. Congestionamento de tráfego nas redondezas do local. DECISÕES SOBRE A LOCALIZAÇÃO Fatores Econômicos Estas decisões são importantes principalmente quando estamos decidindo sobre localizações do varejo. A nossa análise se volta principalmente para custo- lucro. Avaliações subjetivas Estas decisões são importantes na área de serviços como hospitais, instalações de manutenção, visto que os problemas são subjetivos e não podem ser facilmente calculados, acessibilidade, barulho, densidade populacional, etc. Número de instalações As decisões se tornam mais complexas quando o número de instalações envolvido é grande, teremos de usar modelos matematicos para podermos avaliar a nossa decisão. Horizonte no tempo A decisão de localizar uma instalação pode estar baseada no tempo que esta instalação vai ser necessária. Naturalmente instalações as quais terão que permanecer ativas por muito tempo, analisar cuidadosamente.

7 Definição das Restrições Alternativas Iniciais Viáveis Critérios de Ponderação dos FLs FL Para Escolha do Local Pré Requisitos para a pesquisa local Hierarquia dos Lugares escolha do local Triagem preliminar e construção dos lugares FL Para Escolha do Local Terrenos Viáveis Localização FATORES LOCALIZACIONAIS - FL A BC G DEI F H J

8 Método Indutivo : O sistema funciona em primeiro lugar localizando as restrições impostas a localização (A), depois localiza alternativas viaveis (B), com isto aplica os fatores para escolha dos locais (C), em seguida estabelece critérios dos fatores (D) e executa uma triagem (E), finaliza hierarquizando os lugares viáveis. Uma vez escolhido a área, partimos para escolha do terreno (G) e (I), finalizando a escolha com (H) e (J).

9 DISTRIBUIÇÃO TIPOS DE DISTRIBUIÇÃO Pela própria empresa Pela organização de vendas de terceiros Por agentes intermediarios Por firma especializada Problematica da distribuição se resume : Quanto distribuir ? Onde distribuir ? Quando distribuir ? A quem distribuir ? Limitações : Pelo Produto Pelo Mercado Pela Concorrencia

10 SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO Distribuição um para um em que o veiculo é totalmente carregado no depósito da fábrica ou num CD do varejista (lotação completa) e transporta a carga para um outro ponto de destino, podendo ser outro CD, uma loja, ou outra instalação qualquer. Distribuição um para muitos, ou compartilhada em que o veiculo é carregado no CD do varejista com mercadorias destinadas a diversas lojas ou clientes, e executando um roteiro de entregas predeterminados.

11 CONSOLIDAR Fabricante P 1 Fabricante P 2 Fabricante P 3 Fabricante P 4 5 ton. P 1 4 ton. P 2 7 ton. P 3 4 ton. P 4 Armazém Distribuição 20 ton. Produtos 1,2,3,4 CLIENTE

12 DISTRIBUIÇÃO DO CONSOLIDADO Fabricante Embarque Carga Fechada Armazém de Distribuição CLIENTES

13 MISTURANDO DIVERSOS PRODUTOS Fabricante 1 P 1 Fabricante 2 P 2 Fabricante 3 P 3 Armazém de Distribuição P 1 P 2 P 3 Cliente A Cliente B

14 ROTEIRIZAÇÃO : ASPECTOS CHAVE Localização de Clientes Estimativa de tempos e distâncias Restriçoes de tipos de veículo (compartilhamentos) Peso, volume, etc. Visualização gráfica / espacial de rotas Alteração manual de soluçoes Interação com demais sistemas da empresa (faturamento) Interação com o usuário (especialização de M.O)


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