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Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões. Logística Empresarial Alunos: Correa José Luís – L27 Daniel M. Ávila – L29 Maria.

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1 Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões. Logística Empresarial Alunos: Correa José Luís – L27 Daniel M. Ávila – L29 Maria Luiza Andrade – L28 Túlio de Paiva – L56 Brasília

2 O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas. Administrar o transporte significa tomar decisões. Essas decisões podem ser classificadas em Decisões Estratégicas e Decisões Operacionais.

3  Decisões Estratégicas... se caracterizam pelos impactos de longo prazo e se referem a aspectos estruturais.  Decisões Operacionais.... são geralmente de curto prazo e se referem às tarefas do dia a dia responsáveis pelo transporte

4 São basicamente quatro as principais decisões estratégicas.  Escolha do modal  Propriedade de frota  Seleção e negociação com fornecedores  Política de consolidação

5 Principais decisões de curto prazo (operacional):  Programação de entregas  Auditoria de fretes

6 Para a escolha do modal de transporte de cargas são levados em consideração os custos fixos e variáveis, o tempo de entrega, a disponibilidade, a capacitação e outros.

7  Modal ferroviário  Modal rodoviário  Modal aquaviário  Modal dutoviário  Modal aéreo

8  Importante decisão estratégica do transporte de carga: ◦ Frota Própria; ou ◦ Utilizar a frota de terceiros.  Processo decisório deve considerar: ◦ Custo; ◦ Qualidade do serviço; e ◦ Rentabilidade Financeira

9  Características da operação para decisão sobre a propriedade da frota. ◦ tamanho da operação; ◦ a competência gerencial interna; ◦ a competividade e competência do setor; ◦ a existência de carga de retorno; e ◦ os modais a serem utilizados.  A frota própria pode significar grandes investimentos, permitindo a diferenciação perante a concorrência.

10  A escolha por utilização de terceiros há a necessidade de estabelecer critérios de seleção: ◦ confiabilidade; ◦ preço; ◦ flexibilidade operacional; ◦ flexibilidade comercial; ◦ saúde financeira; ◦ informações de desempenho; e ◦ qualificação de pessoal operacional.

11  Confiabilidade é normalmente o critério que pesa em uma decisão. ◦ Critério qualificador – condição mínima necessária.  O Preço passa ser um critério classificador;  Ter flexibilidade para adaptar a operação e renegociar preços e contratos é uma necessidade para os embarcadores.

12  Dimensões de Flexibilidade: ◦ locais e horários de entrega; ◦ tipos de veículo e embalagem; e ◦ níveis de serviço.  O monitoramento contínuo das operações é uma das principais características das empresas modernas que possuem sistemas logísticos avançados. ◦ Exemplo: Autotrack

13  Mecanismo para reduzir custos de transporte: ◦ trabalhar com grandes volumes; ◦ utilizar maiores veículos; ◦ Plena capacidade  Melhor estratégia para consolidar cargas: ◦ Postergar os embarques para uma determinada rota, até que haja carga suficiente para atingir a capacidade máxima,

14  Terminais de cross-docking ou de transbordo. ◦ O cross docking é um processo de distribuição onde a mercadoria recebida é redirecionada sem uma armazenagem prévia. Tudo isto faz diminuir o tempo.

15  As decisões operacionais são geralmente de curto prazo e se referem às tarefas do dia a dia dos responsáveis pelo transporte. São basicamente quatro as principais decisões estratégicas no transporte: Escolha de modais; Decisões sobre propriedade da frota; Seleção e negociação com transportadores; e Política de consolidação de cargas.  Dentre as principais decisões de curto prazo, podemos destacar: Planejamento de embarques; Programação de veículos; Roteirizarão; Auditoria de fretes; e Gerenciamento de avarias.

16  Considerando a necessidade de reduzir os custos no processo de movimentação dos produtos, um importante problema a ser solucionado em qualquer cadeia logística é a escolha do modo ou relações de modos de transportes que melhor atendem suas necessidades técnicas e econômicas. Cada meio de transporte apresenta características distintas que lhes conferem maior ou menor utilidade, dependendo do tipo de produto a ser transportado, do tempo disponível para a entrega e do quanto se pretende gastar com o serviço, entre outros fatores.

17  Disponibilidade do serviço;  Valor do frete;  Tempo médio de entrega e a sua variabilidade;  Perdas e danos;  Tempo em trânsito e;  Fornecimento de informação situacional.

18 Bolsão: zona de entrega Outro fator de extrema Importância é definir a estrutura da entrega e a localização, para definir a capacidade de carga e o veículo há ser utilizado dentro dos Bolsões.


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