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Universidade de Brasília
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões. Logística Empresarial Alunos: Correa José Luís – L27 Daniel M. Ávila – L29 Maria Luiza Andrade – L28 Túlio de Paiva – L56 Brasília
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O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas. Administrar o transporte significa tomar decisões. Essas decisões podem ser classificadas em Decisões Estratégicas e Decisões Operacionais.
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Decisões Estratégicas
... se caracterizam pelos impactos de longo prazo e se referem a aspectos estruturais. Decisões Operacionais. ... são geralmente de curto prazo e se referem às tarefas do dia a dia responsáveis pelo transporte
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São basicamente quatro as principais decisões estratégicas.
Escolha do modal Propriedade de frota Seleção e negociação com fornecedores Política de consolidação
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Principais decisões de curto prazo (operacional):
Programação de entregas Auditoria de fretes
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Decisões estratégicas
Para a escolha do modal de transporte de cargas são levados em consideração os custos fixos e variáveis, o tempo de entrega, a disponibilidade, a capacitação e outros.
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Existem 5 tipos de modais:
Modal ferroviário Modal rodoviário Modal aquaviário Modal dutoviário Modal aéreo
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Propriedade da Frota Importante decisão estratégica do transporte de carga: Frota Própria; ou Utilizar a frota de terceiros. Processo decisório deve considerar: Custo; Qualidade do serviço; e Rentabilidade Financeira
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Propriedade da Frota Características da operação para decisão sobre a propriedade da frota. tamanho da operação; a competência gerencial interna; a competividade e competência do setor; a existência de carga de retorno; e os modais a serem utilizados. A frota própria pode significar grandes investimentos , permitindo a diferenciação perante a concorrência.
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Seleção e negociação com transportadores
A escolha por utilização de terceiros há a necessidade de estabelecer critérios de seleção: confiabilidade; preço; flexibilidade operacional; flexibilidade comercial; saúde financeira; informações de desempenho; e qualificação de pessoal operacional.
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Seleção e Negociação com Transportadora
Confiabilidade é normalmente o critério que pesa em uma decisão. Critério qualificador – condição mínima necessária. O Preço passa ser um critério classificador; Ter flexibilidade para adaptar a operação e renegociar preços e contratos é uma necessidade para os embarcadores.
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Seleção e Negociação com Transportadora
Dimensões de Flexibilidade: locais e horários de entrega; tipos de veículo e embalagem; e níveis de serviço. O monitoramento contínuo das operações é uma das principais características das empresas modernas que possuem sistemas logísticos avançados. Exemplo: Autotrack
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Política de consolidação
Mecanismo para reduzir custos de transporte: trabalhar com grandes volumes; utilizar maiores veículos; Plena capacidade Melhor estratégia para consolidar cargas: Postergar os embarques para uma determinada rota, até que haja carga suficiente para atingir a capacidade máxima,
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Política de consolidação
Terminais de cross-docking ou de transbordo. O cross docking é um processo de distribuição onde a mercadoria recebida é redirecionada sem uma armazenagem prévia. Tudo isto faz diminuir o tempo.
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Decisões operacionais
As decisões operacionais são geralmente de curto prazo e se referem às tarefas do dia a dia dos responsáveis pelo transporte. São basicamente quatro as principais decisões estratégicas no transporte: Escolha de modais; Decisões sobre propriedade da frota; Seleção e negociação com transportadores; e Política de consolidação de cargas. Dentre as principais decisões de curto prazo, podemos destacar: Planejamento de embarques; Programação de veículos; Roteirizarão; Auditoria de fretes; e Gerenciamento de avarias.
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Considerando a necessidade de reduzir os custos no processo de movimentação dos produtos, um importante problema a ser solucionado em qualquer cadeia logística é a escolha do modo ou relações de modos de transportes que melhor atendem suas necessidades técnicas e econômicas. Cada meio de transporte apresenta características distintas que lhes conferem maior ou menor utilidade, dependendo do tipo de produto a ser transportado, do tempo disponível para a entrega e do quanto se pretende gastar com o serviço, entre outros fatores.
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Os elementos para seleção do modo ou combinação dos mesmos a serem utilizados são os seguintes:
Disponibilidade do serviço; Valor do frete; Tempo médio de entrega e a sua variabilidade; Perdas e danos; Tempo em trânsito e; Fornecimento de informação situacional.
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Bolsão: zona de entrega
Outro fator de extrema Importância é definir a estrutura da entrega e a localização, para definir a capacidade de carga e o veículo há ser utilizado dentro dos Bolsões.
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