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Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma Rodolfo.

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1 Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma Rodolfo

2 O transporte representa o elemento mais importante do custo logístico na maioria das empresas e tem papel fundamental na prestação do Serviço ao Cliente. O transporte representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas (In: Fleury et al., 2000:126) Segundo Ballou (2001:156), a seleção de um tipo de transporte pode ser usada para criar uma vantagem competitiva do serviço.

3 Intermodalidade (integração de vários modais de transporte); Surgimento de operadores logísticos (prestadores de serviços logísticos integrados). Geram economia de escala ao compartilhar sua capacidade e seus recursos de movimentação com vários clientes.

4 Ferroviário No Brasil, o transporte ferroviário é utilizado principalmente no deslocamento de grandes tonelagens de produtos homogêneos, ao longo de distâncias relativamente longas. Com relação aos custos, o modo ferroviário apresenta altos custos fixos em equipamentos, terminais e vias férreas entre outros. Porém, seu custo variável é baixo. Embora o custo do transporte ferroviário seja inferior ao rodoviário, este ainda não é amplamente utilizado no Brasil, como o modo de transporte rodoviário. Isto se deve problemas de infra-estrutura e a falta de investimentos nas ferrovias.

5 Rodoviário É o mais expressivo no transporte de cargas no Brasil, atingindo praticamente todos os pontos do território nacional. Se destina principalmente ao transporte de curtas distâncias de produtos acabados e semi-acabados. O transporte rodoviário apresenta custos fixos baixos (rodovias estabelecidas e construídas com fundos públicos), porém seu custo variável (combustível, manutenção,etc.) é médio. Vantagens: transporte integrado porta a porta, adequação aos tempos pedidos, freqüência e disponibilidade dos serviços. Desvantagens: transportar somente pequenas cargas.

6 Hidroviário O transporte hidroviário é utilizado para o transporte de granéis líquidos, produtos químicos, areia, carvão, cereais e bens de alto valor (operadores internacionais) em contêineres. Em relação aos custos, o transporte hidroviário apresenta custo fixo médio (navios e equipamentos) e custo variável baixo (capacidade para transportar grande quantidade de tonelagem). É o modal que apresenta o mais baixo custo. Vantagens: capacidade de transportar mercadoria pesada e volumosa, custos de perdas e danos considerados baixos. Desvantagens: problemas de transporte no porto, lentidão e sofrer fortes influencias meteorológicas.

7 Aeroviário Seu deslocamento porta a porta pode ser bastante reduzido, abrindo um caminho para esta modalidade, principalmente no transporte de grandes distâncias. Este tipo de transporte é utilizado principalmente nos transportes de cargas de alto valor unitário e perecíveis. O transporte aeroviário é o que tem custo mais elevado em relação aos outros modais. Seu custo fixo é alto (aeronaves, manuseio e sistemas de carga), bem como seu custo variável. Vantagens: velocidade elevada, segurança e redução de estoques. Desvantagens: custo de fretes, tempos de coleta e entrega, manuseio no solo e dimensões fiscais.

8 Dutoviário Ainda é muito limitada, pois destina-se principalmente ao transporte de líquidos e gases em grandes volumes e materiais que podem ficar suspensos. A movimentação via dutos é bastante lenta, sendo contrabalançada pelo fato de que o transporte opera 24 horas por dia e sete dias por semana. Possui os custos fixos mais elevados e os custos variáveis mais baixos. Vantagem: tipo mais confiável Desvantagem: lentidão

9 um fornecedor de serviços integrados, capaz de atender a todas ou quase todas necessidades logísticas de seus clientes de forma integrada. Com relação ao tipo de serviço oferecido, Novaes (2001: 328) classifica os operadores logísticos em três grupos: operadores baseados em ativos e operadores baseados em administração e tratamento de informação. Um terceiro grupo, formado por estes dois, é denominado híbrido.

10 Atualmente, uma das principais barreiras para o desenvolvimento da logística no Brasil está relacionado com as enormes deficiências encontradas na infra-estrutura de transportes e comunicação. Com a expressiva participação de 65 % a 75% na matriz dos transportes brasileiros, seguido por cerca de 20% da ferrovia, o transporte rodoviário é o grande eixo de movimentação de cargas no transporte brasileiro.

11 Retirado de :


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