A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE TRANSPORTES. MODAL AÉREO ALUNOS: CAMILA PIRES ETIENE MENDES EVERTON LUIS ALVES FÁBIO AUGUSTO JONATHAN SILVESTRE LEONARDO C. MONICA ANDRADE

2 Após a segunda guerra mundial a aviação de uma forma geral assistiu a um grande desenvolvimento,transformando o avião num dos principais meios de transporte de passageiros e cargas. O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da relação entre distância e tempo, ao percorrer rapidamente distâncias longas.

3 O transporte aéreo está sendo utilizado por um número cada vez maior de embarcadores apesar das taxas de frete aéreo excederem as do rodoviário em mais de duas vezes, e as do ferroviário por mais de dezesseis vezes. O atrativo é a sua velocidade incomparável entre origem e destino, principalmente em longas distâncias. É o transporte adequado para mercadorias de pequenos volumes, alto valor agregado ou com urgência na entrega.

4 ÓRGÃOS REGULADORES MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA: É o responsável máximo pela navegação aérea e aeroportos do país. ANAC- Agência Nacional de Aviação Civil: Departamento ligado ao ministério da Aeronáutica, controla aviação nacional e internacional no país seguindo as normas internacionais dos acordos da aviação civil internacional.

5 INFRAERO: Empresa ligada ao ministério da Aeronáutica responsável pela administração e construção de aeroportos no Brasil, controla os armazéns de cargas nas exportações e importações nos terminais aeroportuários brasileiros e terminais de passageiros.

6 VANTAGENS É o mais rápido para transportar passageiros e cargas a médias e grandes distâncias. Não necessita de embalagens mais reforçadas. Geralmente os aeroportos estão localizados próximos aos centros de produção tanto industrial quanto agrícola.

7 Possibilita a redução de estoques nas organizações.
Favorece o sistema de produção Just in Time. É um dos mais seguros e cômodos. É o mais adequado para o transporte de mercadorias de alto valor agregado e perecíveis.

8 DESVANTAGENS Menor capacidade de carga em relação aos modais ferroviário e marítimo. Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais. Poluição sonora nas áreas circundantes aos aeroportos. Elevado consumo de combustível. Dependência das condições climáticas.

9 FRETE O frete para o transporte de cargas aéreas é o mais elevado correspondente aos outros modais. Em compensação o tempo de deslocamento porta a porta pode ser bastante reduzido, abrindo um mercado específico para essa modalidade.

10 AERONAVES ALL Cargo ou FULL Cargo- Cargueiro: São aeronaves específicas, configuradas apenas para o transporte de cargas. COMBI- Misto: São aeronaves utilizadas para o transporte conjunto de passageiros e cargas. FULL PAX- Aviões de passageiros: São aeronaves de uso exclusivo de passageiros.

11 Do Boeing 737 (15t/93m³) ao Antonov 124/100 (115t/770m³).
ALL Cargo Do Boeing 737 (15t/93m³) ao Antonov 124/100 (115t/770m³).

12 Boeing 747 (30t/180m³) ou MD 11 (60t/400m³).
COMBI Boeing 747 (30t/180m³) ou MD 11 (60t/400m³).

13 Do Fokker 100 (1,2t/7m³) ao Boeing 747 (14t/90m³).
FULL PAX Do Fokker 100 (1,2t/7m³) ao Boeing 747 (14t/90m³).

14 Cenário Mundial 2% de toda a carga mundial são transportados pelo modal aéreo, representando cerca de 40% em valor agregado.

15 Cenário brasileiro No ano de 2009 o Brasil transportou 1,53% das cargas aéreas mundiais, o que representa aproximadamente toneladas.

16 REFERÊNCIAS MASCARENHAS, G. Apostila e material do Curso de Logística no Comércio Exterior (Administrador de Empresas com habilitação em Comércio Exterior, MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas, certificado em Estratégia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, certificado em Ética pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Universidade da Califórnia, Consultor e Professor de Comércio Exterior e Negócios Internacionais.


Carregar ppt "FACULDADE UNA DE CONTAGEM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google