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Dezembro 2009 Rio Plataforma Logística Paulo Fernando Fleury, Ph.D.

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1 Dezembro 2009 Rio Plataforma Logística Paulo Fernando Fleury, Ph.D

2 Principais Tendências que aumentam a Importância Estratégica da Logística Globalização Maior variedade de produtos Maior variedade de produtos Novas tecnologias e equipamentos Novas exigências dos clientes e consumidores Novas exigências dos clientes e consumidores

3 Evolução do PIB e das exportações mundiais– 2000 a 2007 Fonte: Organização Mundial do Comércio - OMC 2,7 4,9 1,0 -0,5 1,5 3,0 2,5 4,5 4,0 9,5 3,5 6,5 3,5 8,0 6,0 1,7 2,0

4 A Logística é uma Atividade Estratégica que afeta a Competitividade Internacional Estados Unidos Fonte: Pesquisa Instituto ILOS Brasil 11,6% do PIB US$334 bi 8,7% do PIB US$1,3 tri 6,9% 5,4% 3,5% 2,1% 0,7% 0,8% 0,4% AdministrativoArmazenagemEstoqueTransporte

5 Deficiências da Logística Brasileira: Segundo Banco Mundial Cingapura Holanda Alemanha China Índia Brasil Rússia 1º 2º 3º 30º 39º 61º 99º Fonte: Banco Mundial BRIC BENCHMARK

6 Os 7 indicadores do Banco Mundial Fonte: Banco Mundial Análises: Instituto ILOS Procedimento de alfândega Infraestrutura logística e de base Consistência/ Confiabilidade Competência dos serviços logísticos públicos e privados Disponibilidade de transporte internacional Rastreamento de carga Custos de movimentação 7 Indicadores Banco Mundial 7 Indicadores Banco Mundial

7 Rio de Janeiro: Principais Âncoras da Infraestrutura Logística Fontes: 1 IBGE-2006; 2 ANTT-2007; 3 Instituto ILOS; 4 Panorama Logístico CEL/COPPEAD-2008; 5 INFRAERO-2008 Possui a maior densidade de rodovias pavimentadas do país 2 50% das ferrovias do Brasil passam por RJ, SP, MG e RS 3 Possui dois dos mais importantes portos do país: Itaguaí e Rio de Janeiro 4 O Galeão é o quarto aeroporto em volume movimentado do país 5 Responsável por 11,6% do PIB nacional 1 65% do PIB nacional está a um raio de 500km do Estado

8 Deficiências da Infraestrutura do Transporte Rodoviário Condições de conservação bem abaixo dos melhores padrões A geometria das vias é o ponto mais crítico, afetando a velocidade dos veículos e aumentando a possibilidade de acidentes A BR-116 é a 21ª no ranking das melhores estradas do Brasil 1 1 Pesquisa CNT – Instituto de Segurança Pública É o segundo estado mais afetado pelo roubo de cargas no Brasil, com 17% dos casos 2 Problemas

9 Deficiências da infraestrutura: Transporte Ferroviário Número insuficiente de terminais ágeis de carga e descarga Velocidades baixas próximo ao perímetro urbano devido à quantidade de passagens de nível e à invasão de faixas de domínio Necessidade de compartilhamento de linhas com o transporte de passageiros Problemas Dificuldades no acesso à região metropolitana e aos portos

10 Deficiências da infraestrutura: Portos Difícil acesso rodoviário aos portos do Rio e Itaguaí Os portos do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis sofrem com calado insuficiente, Problemas Infraestruturas de acesso terrestre e de armazenagem precárias

11 Deficiências da infraestrutura: Transporte intermodal Está longe de atender às necessidades ou atingir o potencial existente no Brasil Baixa disponibilidade de terminais Intermodais Baixa coordenação entre os diversos modais existentes Problemas

12 Plano Diretor de Logística é essencial para o Rio Armazenagem (CDs) Telecomunicações Transporte Intermodal Transporte aéreo Transporte aquaviário Transporte ferroviário Transporte rodoviário Plano Diretor de Logística (objetivos) Plano Diretor de Logística (objetivos) Acompanhamento integrado das ações Tecnologia da Informação Atração de investimentos Legislação e ordem pública Capacitação profissional Meio ambiente Meio ambiente Fonte: Instituto ILOS Infraestrutura Gestão

13 Matriz de objetivos para o Rio Gestão DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO Fonte: Instituto ILOS Rastreamento integrado Inibição de corrupção Investimento privado Fóruns e debates Capacitação em logística Legislação tributária Transparência alfandegária Estradas e armazéns seguros Impostos e taxas competitivos Órgãos ambientais ágeis Órgãos públicos integrados Desembaraço e inspeção Zonas para CDs TI para os PSLs Parcerias internacionais Indicadores de desempenho Células de trabalho em portos e aeroportos Órgãos ambientais mais sistêmicos Novas empresas e indústrias Divulgação das leis Operadores de excelência Menos greves DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO FÁCILMÉDIODIFÍCIL MÉDIO MUITO ALTO ALTO IMPACTO NA LOGÍSTICA DO ESTADO

14 Matriz de objetivos para o Rio Infraestrutura Fonte: Instituto ILOS Acesso ferroviário aos portos Modais integrados Auto-estradas para os principais centros produtores e consumidores Eixos rodoviários integrados (Arco) Capilaridade das rodovias vicinais Condomínios logísticos Estudo da necessidade de ampliação para os aeroportos do interior do Estado Portos ampliados e especializados Galeão aeroporto- indústria DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO FÁCILMÉDIODIFÍCIL MÉDIO MUITO ALTO ALTO IMPACTO NA LOGÍSTICA DO ESTADO

15 OBRIGADO !!!


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