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Rio Plataforma Logística

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Apresentação em tema: "Rio Plataforma Logística"— Transcrição da apresentação:

1 Rio Plataforma Logística
Acrescentar números dos problemas do Rio de Janeiro Rio Plataforma Logística Paulo Fernando Fleury, Ph.D Dezembro 2009

2 Novas tecnologias e equipamentos dos clientes e consumidores
Principais Tendências que aumentam a Importância Estratégica da Logística Maior variedade de produtos Novas tecnologias e equipamentos Novas exigências dos clientes e consumidores Globalização

3 Evolução do PIB e das exportações mundiais– 2000 a 2007
9,5 8,0 6,5 6,0 4,9 4,5 4,0 3,5 3,5 3,5 3,0 2,7 2,5 2,0 1,5 1,7 1,0 -0,5 Fonte: Organização Mundial do Comércio - OMC

4 A Logística é uma Atividade Estratégica que afeta a Competitividade Internacional
Brasil Estados Unidos 0,4% 0,7% 0,4% 3,5% 11,6% do PIB US$334 bi 0,8% 2,1% 8,7% do PIB US$1,3 tri 6,9% 5,4% Administrativo Armazenagem Estoque Transporte Fonte: Pesquisa Instituto ILOS

5 Deficiências da Logística Brasileira: Segundo Banco Mundial
BENCHMARK Cingapura Holanda Alemanha China 30º BRIC Índia 39º Brasil 61º Rússia 99º Fonte: Banco Mundial

6 Os 7 indicadores do Banco Mundial
Procedimento de alfândega Infraestrutura logística e de base Consistência/ Confiabilidade Competência dos serviços logísticos públicos e privados Disponibilidade de transporte internacional Rastreamento de carga Custos de movimentação Fonte: Banco Mundial Análises: Instituto ILOS

7 Rio de Janeiro: Principais Âncoras da Infraestrutura Logística
Possui a maior densidade de rodovias pavimentadas do país2 50% das ferrovias do Brasil passam por RJ, SP, MG e RS3 Responsável por 11,6% do PIB nacional1 65% do PIB nacional está a um raio de 500km do Estado Possui dois dos mais importantes portos do país: Itaguaí e Rio de Janeiro4 O Galeão é o quarto aeroporto em volume movimentado do país5 Fontes: 1 IBGE-2006; 2 ANTT-2007; 3 Instituto ILOS; 4 Panorama Logístico CEL/COPPEAD-2008; 5 INFRAERO-2008

8 Deficiências da Infraestrutura do Transporte Rodoviário
A BR-116 é a 21ª no ranking das melhores estradas do Brasil1 Problemas Condições de conservação bem abaixo dos melhores padrões A geometria das vias é o ponto mais crítico, afetando a velocidade dos veículos e aumentando a possibilidade de acidentes É o segundo estado mais afetado pelo roubo de cargas no Brasil, com 17% dos casos2 1 Pesquisa CNT – Instituto de Segurança Pública

9 Deficiências da infraestrutura: Transporte Ferroviário
Dificuldades no acesso à região metropolitana e aos portos Problemas Número insuficiente de terminais ágeis de carga e descarga Velocidades baixas próximo ao perímetro urbano devido à quantidade de passagens de nível e à invasão de faixas de domínio Necessidade de compartilhamento de linhas com o transporte de passageiros

10 Deficiências da infraestrutura: Portos
Infraestruturas de acesso terrestre e de armazenagem precárias Problemas Difícil acesso rodoviário aos portos do Rio e Itaguaí Os portos do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis sofrem com calado insuficiente,

11 Deficiências da infraestrutura: Transporte intermodal
Está longe de atender às necessidades ou atingir o potencial existente no Brasil Problemas Baixa disponibilidade de terminais Intermodais Baixa coordenação entre os diversos modais existentes

12 Plano Diretor de Logística é essencial para o Rio
Transporte rodoviário Legislação e ordem pública Transporte ferroviário Capacitação profissional Transporte aquaviário Infraestrutura Acompanhamento integrado das ações Plano Diretor de Logística (objetivos) Gestão Transporte aéreo Atração de investimentos Transporte Intermodal Tecnologia da Informação Telecomunicações Meio ambiente Armazenagem (CDs) Fonte: Instituto ILOS

13 Matriz de objetivos para o Rio Gestão
? Investimento privado ? Transparência alfandegária Estradas e armazéns seguros Impostos e taxas competitivos Órgãos ambientais ágeis Rastreamento integrado IMPACTO NA LOGÍSTICA DO ESTADO ? ? Fóruns e debates MUITO ALTO ? Capacitação em logística ? Inibição de corrupção ? Legislação tributária ? Órgãos públicos integrados ? Parcerias internacionais ? Desembaraço e inspeção ? Indicadores de desempenho ? Menos greves ALTO ? Zonas para CDs ? Células de trabalho em portos e aeroportos ? TI para os PSLs ? Órgãos ambientais mais sistêmicos ? Novas empresas e indústrias MÉDIO ? Operadores de excelência ? Divulgação das leis FÁCIL MÉDIO DIFÍCIL DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO Fonte: Instituto ILOS DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO

14 Matriz de objetivos para o Rio Infraestrutura
IMPACTO NA LOGÍSTICA DO ESTADO ? Acesso ferroviário aos portos MUITO ALTO ? Modais integrados ? Auto-estradas para os principais centros produtores e consumidores ? Portos ampliados e especializados ? Eixos rodoviários integrados (Arco) ? Galeão aeroporto-indústria ALTO ? Capilaridade das rodovias vicinais ? Condomínios logísticos ? Estudo da necessidade de ampliação para os aeroportos do interior do Estado MÉDIO FÁCIL MÉDIO DIFÍCIL DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO Fonte: Instituto ILOS

15 OBRIGADO !!!


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