Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAnthony Prata Alterado mais de 10 anos atrás
1
Panorama do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil
P.Fernando Fleury Coppead - UFRJ Curso de Fundamentos da Logística Integrada
2
Importância do Transporte de Cargas na Economia
O Transporte é vital em qualquer sistema econômico: movimenta materiais entre elos das cadeias produtivas; distribui produtos acabados para consumidores Gastos com transportes no Brasil em 2001: R$ 100 bilhões equivalente a 10% do PIB Gastos com transportes nos EUA em 2001: US$ 600 bilhões equivalente a 6% do PIB No Brasil gastos com transportes crescem mais rápido que o PIB
3
4.3 Representatividade do setor de transportes no PIB
Fonte: Balanço Energético Nacional /MME
4
Evolução do Transporte em Relação ao PIB
Fonte: Anuário Estatístico do Brasil, IBGE
5
A Participação dos Modais no Brasil: TKU
6
Market-Share dos Modais Brasil e EUA (TKm)
Brasil EUA Rodoviário 62% 26% Ferroviário 19% 38% Aquaviário 14% 16% Dutoviário % 20% Aereoviário < 1% < 1%
7
Comparação com Outros Países
8
Evolução da produtividade na indústria de transportes
Fonte: Índice de Desenvolvimento Econômico dos Transportes, CNT e Pesquisa Anual de Serviços, IBGE
9
Consumo de Energia do Setor
Fonte: Balanço Energético Nacional – Ministério de Minas e Energias 2001
10
Razões para o Domínio do Rodoviário
O histórico de serviço e capacidade insuficiente dos outros modais Prioridade nos investimentos governamentais Falta de regulação ou desrespeito à mesma: normas de trabalho idade ou manutenção dos veículos peso máximo por eixo Excesso de oferta e preços baixos
11
Investimentos no Setor de Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes e GEIPOT
12
Tamanho da Frota - (mil veículos)
13
Preços muito baixos
14
Problemas Estruturais
Má conservação das estradas Roubo de cargas Fragmentação do setor com pouco poder de barganha Excesso de capacidade e pouca carga de retorno Excesso de idade da frota Tempos excessivamente longos de carga e descarga
15
Visões conflitantes sobre estado de conservação das vias
Total = Km Total = KM
16
Estrutura Relativa de Custos
17
Evolução do roubo de cargas no Brasil
Fonte : Pamcary Houve um aumento de 110% do número de ocorrências de 1994 para 2000, com prejuízos beirando os R$ 500 milhões
18
Fragmentação do setor
19
Idade Excessiva da Frota
20
Venda de caminhões no varejo
Fonte: Fraga Serviços de MKT e Panorama Setorial - Gazeta Mercantil 2000
21
Conseqüências Barreiras para o desenvolvimento de outros modais
Necessidade de altos investimentos nas ferrovias e cabotagem Dificuldades de cobrança de pedágios Dificulta o processo de privatização das rodovias Horas excessivas de trabalho Aumento dos acidentes nas estradas Cinqüenta mil mortos por ano
22
Vítimas de acidentes de trânsito
Fonte : anuário estatístico de Geipot Total de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito em 1998 589,971 pessoas Em 1998, 1.14% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito morreram
23
Acidentes nas rodovias Brasil x EUA
Fontes : Geipot e BTS O total de acidentes / Km no Brasil é aproximadamente 3 vezes maior do que nos EUA
24
Fatalidades nas rodovias Brasil x EUA
Fontes : Geipot e BTS No Brasil o número relativo de mortes em rodovias é aproximadamente 6 vezes maior do que nos EUA
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.