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Centro de Estudos em Logística Panorama do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil P.Fernando Fleury Coppead - UFRJ.

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1 Centro de Estudos em Logística Panorama do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil P.Fernando Fleury Coppead - UFRJ

2 Centro de Estudos em Logística Importância do Transporte de Cargas na Economia O Transporte é vital em qualquer sistema econômico:O Transporte é vital em qualquer sistema econômico: –movimenta materiais entre elos das cadeias produtivas; –distribui produtos acabados para consumidores Gastos com transportes no Brasil em 2001:Gastos com transportes no Brasil em 2001: –R$ 100 bilhões –equivalente a 10% do PIB Gastos com transportes nos EUA em 2001:Gastos com transportes nos EUA em 2001: –US$ 600 bilhões –equivalente a 6% do PIB No Brasil gastos com transportes crescem mais rápido que o PIBNo Brasil gastos com transportes crescem mais rápido que o PIB

3 Centro de Estudos em Logística 4.3 Representatividade do setor de transportes no PIB Fonte: Balanço Energético Nacional /MME

4 Centro de Estudos em Logística Evolução do Transporte em Relação ao PIB Fonte: Anuário Estatístico do Brasil, IBGE

5 Centro de Estudos em Logística A Participação dos Modais no Brasil: TKU

6 Centro de Estudos em Logística Market-Share dos Modais Brasil e EUA (TKm) Rodoviário62%26% Ferroviário19%38% Aquaviário14%16% Dutoviário 5%20% Aereoviário < 1% < 1% Rodoviário62%26% Ferroviário19%38% Aquaviário14%16% Dutoviário 5%20% Aereoviário < 1% < 1% BrasilEUA

7 Centro de Estudos em Logística Comparação com Outros Países

8 Centro de Estudos em Logística Evolução da produtividade na indústria de transportes Fonte: Índice de Desenvolvimento Econômico dos Transportes, CNT e Pesquisa Anual de Serviços, IBGE

9 Centro de Estudos em Logística Consumo de Energia do Setor Fonte: Balanço Energético Nacional – Ministério de Minas e Energias 2001

10 Centro de Estudos em Logística Razões para o Domínio do Rodoviário O histórico de serviço e capacidade insuficiente dos outros modaisO histórico de serviço e capacidade insuficiente dos outros modais Prioridade nos investimentos governamentaisPrioridade nos investimentos governamentais Falta de regulação ou desrespeito à mesma:Falta de regulação ou desrespeito à mesma: –normas de trabalho –idade ou manutenção dos veículos –peso máximo por eixo Excesso de oferta e preços baixosExcesso de oferta e preços baixos

11 Centro de Estudos em Logística Fonte: Ministério dos Transportes e GEIPOT Investimentos no Setor de Transportes

12 Centro de Estudos em Logística Tamanho da Frota - (mil veículos)

13 Centro de Estudos em Logística Preços muito baixos

14 Centro de Estudos em Logística Problemas Estruturais Má conservação das estradasMá conservação das estradas Roubo de cargasRoubo de cargas Fragmentação do setor com pouco poder de barganhaFragmentação do setor com pouco poder de barganha Excesso de capacidade e pouca carga de retornoExcesso de capacidade e pouca carga de retorno Excesso de idade da frotaExcesso de idade da frota Tempos excessivamente longos de carga e descargaTempos excessivamente longos de carga e descarga

15 Centro de Estudos em Logística Visões conflitantes sobre estado de conservação das vias Total = Km Total = KM

16 Centro de Estudos em Logística Estrutura Relativa de Custos

17 Centro de Estudos em Logística Evolução do roubo de cargas no Brasil Houve um aumento de 110% do número de ocorrências de 1994 para 2000, com prejuízos beirando os R$ 500 milhões Fonte : Pamcary

18 Centro de Estudos em Logística Fragmentação do setor

19 Centro de Estudos em Logística Idade Excessiva da Frota

20 Centro de Estudos em Logística Fonte: Fraga Serviços de MKT e Panorama Setorial - Gazeta Mercantil 2000 Venda de caminhões no varejo

21 Centro de Estudos em Logística Conseqüências Barreiras para o desenvolvimento de outros modaisBarreiras para o desenvolvimento de outros modais –Necessidade de altos investimentos nas ferrovias e cabotagem Dificuldades de cobrança de pedágiosDificuldades de cobrança de pedágios –Dificulta o processo de privatização das rodovias Horas excessivas de trabalhoHoras excessivas de trabalho Aumento dos acidentes nas estradasAumento dos acidentes nas estradas –Cinqüenta mil mortos por ano

22 Centro de Estudos em Logística Vítimas de acidentes de trânsito Total de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito em ,971 pessoas Em 1998, 1.14% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito morreram Fonte : anuário estatístico de Geipot

23 Centro de Estudos em Logística Acidentes nas rodovias Brasil x EUA O total de acidentes / Km no Brasil é aproximadamente 3 vezes maior do que nos EUA Fontes : Geipot e BTS

24 Centro de Estudos em Logística Fatalidades nas rodovias Brasil x EUA No Brasil o número relativo de mortes em rodovias é aproximadamente 6 vezes maior do que nos EUA Fontes : Geipot e BTS


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