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Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados Reunião Ordinária audiência pública março de 2005.

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1 Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária audiência pública março de 2005

2 Agronegócio : inserção comercial do Brasil no mercado mundial
Geração de Superávits 1. As exportações praticamente dobraram nos últimos quatro anos 2. O processo nào tem retorno 3. O agronegócio é o caminho para a inserção comercial do Brasil no mundo globalizado 4. Temos de nos preparar para um novo salto para a casa dos US$ 200 bilhões Fonte:SECEX/MDIC Agronegócio : inserção comercial do Brasil no mercado mundial

3 Exportação Diversificada Entre as Cadeias Produtivas
Exportação diversificada por cadeia produtiva e por região de destino

4 Brasil:Exportação do agronegócio por região

5 Importância econômica do agronegócio
Nos últimos anos o agronegocio tem crescido acima da evolução do PIB

6 Fonte: CEPEA/USP

7 Gargalos pós porteira e custo Brasil
Interiorização da produção Deficiência de infraestrutura

8 Novo patamar da produção
O grande crescimento da produção de grãos exige mais capital de giro e investimento Área cresce no Brasil central. Temos problemas da armazenagem e transporte Incorporação de 11,1 milhões de hectares depois da safra 2000/01

9 Br: Taxa % de investimento em relação ao PIB
Banco Mundial: Taxa ideal para países em desenvolvimento= 25%

10 Importância das PPP’s para atrair investimentos

11 Região Centro-Oeste – CERRADO
40% 8% 46% 1% 5% Interiorização da produção 36% 7% 51% 23,6 milhões t 35,5 Produção de Soja 2004 2007 Região CO Fonte: CONAB Fonte: ABIOVE A expansão e interiorização do agronegócio e as deficiências atuais do sistema logístico podem levar a uma “crise de abundância”, com prejuízos ao setor e ao País.

12 BR: defasagem na armazenagem de grãos - mil toneladas
Total = Maranhão = 1.150 Tocantins =963 Mato Grosso = Bahia = 2.906 Goiás = .1125 Minas Gerais = Mato Grosso do Sul = 889 São Paulo = 1.753 Santa Catarina = 1.984 Paraná = Rio Grande do Sul = 1.984

13 Matriz de transporte no agronegócio soja
Brasil: Matriz de transportes inadequada Predominância do modal rodoviário para longas distâncias. Sub-utilização do potencial hidroviário. CONCLUSÃO: Os custos com transporte nos EUA e Argentina são mais baixos que os do Brasil. Distância Média até o Porto (km) 250 a 300 Mais de 1.000 Mais de 1.000 Uso intensivo de hidrodovia Distâncias curtas viabilizam rodovias

14 EXPORTAÇÃO DE SOJA EM GRÃO
Maiores Produtores / Exportadores (US$/t) EUA e Argentina : economizam US$ 24 por tonelada exportada Brasil: custo adicional de US$ 864 milhões/ano

15 Balanço do Transporte Ferroviário
no Complexo Soja Exportação no complexo soja Gap logístico 62% 48% Oferta de transporte ferroviário ** Definidas com base nas metas de crescimento da produtividade (TKU-tonelada útil x quilômetro) acordadas com as concessionárias e definidas pela ANTT para o período 2004/2007

16 (Principais Deficiências)
O Modal Ferroviário (Principais Deficiências) Obsolescência e precariedade das vias permanentes: Eleva tempo de trânsito ( cerca de 40%) Baixa capacidade por eixo Insuficiência de investimentos no material rodante: Desequilíbrio entre a oferta e a demanda de transporte O agronegócio investe em material rodante e firma contratos de exportação de longo prazo Os acordos de direito de passagem e tráfego mútuo entre ferrovias não funcionam de forma eficiente.

17 O Modal Hidroviário Principais Vantagens Principais Problemas
País das hidrovias = enorme vantagem competitiva. Há 43 mil quilômetros de vias navegáveis no país Reduz entre 40% e 60% o custo de movimentação de cargas como grãos. Mais baixo custo de implantação e manutenção Principais Problemas Baixa oferta do Modal no país; transportar 15 milhões de toneladas por Hidrovias. “O Conflito das Águas”. A Questão Ambiental: Licenciamento Falta prioridade política

18 O Modal Rodoviário Principais Deficiências
A falta de manutenção das rodovias provoca: Aumento do tempo de trânsito de caminhões (40%) Aumento dos custos de manutenção dos veículos Explosão dos fretes rodoviários e ferroviários = pressão no preço do alimento e redução da renda dos produtores agrícolas Criação de novos corredores de exportação ( BR-163 e BR-158);

19 Custo médio de implantação
hidrovia ferrovia rodovia US$ 34 mil/km US$ 440 mil/km US$ 1,4 milhão/km Fonte: Departamento Hidroviário da Secretária dos Transportes do Estado de São Paulo

20 Saturação dos portos Perdas de US$ 1,2 bilhão em pagamento de multas por atrasos no embarque e desembarque de mercadorias ( ANUT) “Agenda Portos” : R$ 56 milhões em recursos adicionais para solucionar os gargalos do setor

21 desestimula a agregação de valor nas exportações
Custo Brasil impactos do ICMS (US$/t) * Previsão de perda com ICMS inter-estadual (deságio pela venda do crédito tributário (20%) + Custo Financeiro por 1 ano (Taxa SELIC ) Política tributária desestimula a agregação de valor nas exportações

22 Os agricultores plantam sem preocupação de risco de mercado pois contam com generosos subsídios
Se a excesso de produção o governo garante a renda do agricultor

23 Soja: US$ 5,80/bushell - US$ 12,80/saca Farm Bill
Os bons preços da soja estimularam o plantio entre os principais países produtores: EUA, Brasi le Argentina Os preços despencaram Com a seca no bBasil os preços melhoraram Soja: US$ 5,80/bushell - US$ 12,80/saca Farm Bill Milho : US$ 2,60/ bushell - US$ 6,40/saca

24 Quebra da safra 2004 /05

25 Safra 2004/05 Previsão inicial: pressão nos custos de produção
safra acima de 130 milhões de toneladas enfraquecimento dos preços = rentabilidade em baixa intervenção do governo: enxugar 15 milhões de toneladas Realidade atual forte quebra na safra e comprometimento da renda preços em recuperação menor intervenção do governo taxa de câmbio desfavorável QUEBRA NA RENDA: R$ 7,5 BILHÕES


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