A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul

2 Atualmente a cana-de-açúcar é bem mais que um único produto, sendo matéria prima na produção de álcool anidro, álcool hidratado, energia natural, bebidas, cosméticos, plásticos, papéis, ração animal e uma gama de outros produtos. O presente trabalho analisa os dois principais produtos da cana-de-açúcar produzidos no Brasil e no Mato Grosso do Sul: o álcool e o açúcar

3 A renda do setor sucroalcooleiro é a terceira maior do agronegócio brasileiro, atrás somente dos produtores de soja e milho.

4 A produção de cana-de-açúcar no Estado de Mato Grosso do Sul vem crescendo nos últimos anos, concentrando-se, principalmente, na região sul do Estado. Existem nove indústrias instaladas, que processam 9 milhões de toneladas de cana, produzidas em aproximadamente 150 mil.

5 O plantio e a colheita da cana são realizados com baixa mecanização, com a utilização intensiva de mão-de-obra. Estima-se que o setor empregue no Estado cerca de trabalhadores diretos e 55 mil no total. A mão-de-obra utilizada é composta por e trabalhadores do MS, de outros estados e por índios

6 Atualmente três novas usinas de açúcar e álcool estão em processo de instalação ou em construção, e várias estão sinalizando interesse de vir se instalar no Estado, segundo informações do Governo Estadual. Assim que as novas unidades estiverem em funcionamento, a produção e a capacidade instalada devem crescer aproximadamente 20%.

7 A cana demora de um a um ano e meio para ser colhida e processada pela primeira vez, sendo que o mesmo plantio pode dar até seis cortes. A produtividade só é mantida com investimentos em cada ciclo. O cultivo da cana-de-açúcar pode ser divido em três fases: plantio ou rebrota, crescimento e colheita.

8 A safra da cana ocorre no Estado no período da seca, que compreende os meses de maio a novembro. Na safra 2004/2005 o Estado produziu aproximadamente 9 milhões de toneladas de cana em 150 mil ha.

9 Fim !


Carregar ppt "cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google