A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO. IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE AGRÍCOLA Produção de alimentos; Fornecimento de matéria-prima para a indústria;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO. IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE AGRÍCOLA Produção de alimentos; Fornecimento de matéria-prima para a indústria;"— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO

2 IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE AGRÍCOLA Produção de alimentos; Fornecimento de matéria-prima para a indústria; Obtenção de divisas com a exportação; É responsável por 10% do PIB; Emprega quase 20% do PEA; Consome vários produtos industrializados

3 ESTRUTURA FUNDIÁRIA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS MÓDULO RURAL – PROPRIEDADE RURAL QUE EM DETERMINADO ESPAÇO GEOGRÁFICO É CAPAZ DE SUSTENTAR UMA FAMÍLIA COM QUATRO PESSOAS ADULTAS, ALÉM DE POSSIBILITAR SUA PROMOÇÃO SOCIAL. EMPRESA RURAL – PROPRIEDADE AGRÍCOLA ATÉ 600 VEZES O MÓDULO RURAL COM UMA PRODUTIVIDADE SUPERIOR À 50% DE SUA CAPACIDADE

4 ESTRUTURA FUNDIÁRIA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS LATIFÚNDIO POR EXPLORAÇÃO – PROPRIEDADE RURAL ATÉ 600 VEZES O MÓDULO RURAL E COM UMA PRODUTIVIDADE INFERIOR À 50% DE SUA CAPACIDADE. LATIFÚNDIO POR DIMENSÃO – PROPRIEDADE RURAL ACIMA DE 600 VEZES O MÓDULO RURAL. MINIFÚNDIO – PROPRIEDADE ABAIXO DO MÓDULO RURAL, PORTANTO IMPRODUTIVA.

5 O USO DA TERRA FORMA DIRETA Quem trabalha na propriedade é o próprio agricultor e sua família. FORMA INDIRETA Posseiros; Bóia – fria; Parceiros; arrendatários

6 TIPOS DE TRABALHO NO CAMPO PARCEIRO – TRABALHADOR RURAL QUE PRODUZ EM TERRAS DE TERCEIROS E PAGA O USO DA TERRA COM A PRODUÇÃO. PODE SER UM MEEIRO(50%), TERCEIRO (33%), E QUARTEIRO(25%). ARRENDATÁRIO – TRABALHADOR RURAL QUE TRABALHA EM TERRAS DE TERCEIROS E PAGA PELO USO DA TERRA ATRAVÉS DE UM ALUGUEL EM ESPÉCIE.

7 TIPOS DE TRABALHO NO CAMPO TRABALHADOR TEMPORÁRIO – TAMBÉM DENOMINADO DE VOLANTE OU BÓIA-FRIA, É UM DIARISTA QUE TRABALHA APENAS EM ÉPOCAS DE PLANTIO OU DE COLHEITA. TRABALHADOR PERMANENTE – EMPREGADO GERALMENTE QUALIFICADO E DEVIDAMENTE REGISTRADO, EM GOZO DE SEUS DIREITOS TRABALHISTAS. TRABALHADOR ESCRAVO – TIPO DE EMPREGADO QUE EXERCE SUA FUNÇÃO PARA SALDAR SUAS DÍVIDAS EM ARMAZÉM DA FAZENDA, CONTRAÍDA PARA A SUA SUBSISTÊNCIA. POSSEIRO – TRABALHADOR QUE NÃO POSSUI O TÍTULO DE PROPRIEDADE.

8 SISTEMAS AGRÁRIOS SISTEMA INTENSIVO Uso de técnicas modernas; Intensa mecanização; Uso permanente do solo; Grande rendimento; Mão-de-obra qualificada; Pouco espaço. SISTEMA EXTENSIVO Uso de técnicas rudimentares; Pequeno rendimento; Trabalho braçal; Muito espaço.

9 A PLANTATION CARACTERÍSTICAS Monocultura; Exportação; Latifúndio; Grande rendimento; Trabalho assalariado. CONSEQUÊNCIAS Desabastecimento interno; Ameaça a agricultura familiar; Fome; Destinada aos interesses externos.

10 CONFLITOS PELA POSSE DA TERRA PRINCIPAIS ÁREAS DE CONFLITO Pontal do Paranapanema – SW de São Paulo. Região do Bico do Papagaio – N de Tocantins. Sul do Pará. Norte de Mato Grosso.

11 A REFORMA AGRÁRIA ASPECTOS POSITIVOS FIXA O HOMEM NO CAMPO ESTIMULA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA DESCONCENTRAÇÃO DE TERRAS DESCONCENTRA A RENDA COMBATE A FOME E A MISÉRIA DESESTIMULA O ÊXODO-RURAL ASPECTOS NEGATIVOS CONFLITOS SOCIAIS PRESSÃO DEMOGRÁFICA CUSTO FINANCEIRO ELEVADO

12 Outros personagens no campo Grileiros – Falsificador de títulos de terras; Gato – recrutador de mão-de-obra; Jagunços – seguranças particulares; Incra – Instituto Nacional de Reforma Agrária; MST – Movimento dos trabalhadores rurais sem-terra; UDR – União Democrática Ruralista.


Carregar ppt "GEOGRAFIA AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO. IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE AGRÍCOLA Produção de alimentos; Fornecimento de matéria-prima para a indústria;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google