A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pantanal e os riscos da contaminação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pantanal e os riscos da contaminação"— Transcrição da apresentação:

1 Pantanal e os riscos da contaminação
Executado pela Ecoa-Ecologia e Ação e Coalizão Rios Vivos

2 Objetivos: Identificar os empreendimentos previstos para região;
Levar informações sobre as indústrias para a população para que reflitam sobre o assunto e possam opinar e participar das futuras discussões com o governo.

3 Ferramentas Mobilização; Troca de experiência; Jornal Repensar;
Participação em eventos locais; Hot site

4 Empreendimentos Usina termelétrica Pólo siderúrgico Pólo gás-químico

5 Usina termelétrica • MPX Mineração e Energia com MS Gás
• O empresário Eike Fuhsken Batista é o dono da MPX e coincidentemente tem 20% das ações da mineradora Mineração Corumbaense Reunida, uma das incentivadoras do pólo-siderúrgico.        

6 Usina termelétrica • O empresário tem declarado que investirá U$ 125 milhões de dólares na construção da usina de Corumbá. Até o momento não foi solicitado ao Ibama nenhum pedido de licenciamento ambiental para implantação da usina e nem apresentado o projeto. (Leva no mínimo 8 meses o processo) • Um dos impasses são as famílias que moram próximo do terreno aonde deve ser construída a usina.

7 Usina termelétrica De acordo com o senador Delcídio do Amaral, somente a construção da termoelétrica deverá gerar em Corumbá 500 empregos diretos e outros 1,5 mil indiretos. “A termoelétrica de Corumbá além de gerar um grande número de empregos vai modificar o perfil econômico não só dos municípios de Corumbá e Ladário, mas de todo o Estado também, porque atrás desses projetos vem uma série de outros”, lembrou. Fonte:APN

8 Usina termelétrica A usina de Campo Grande Willian Arjona gerou 150 postos de trabalho na etapa de construção e quando começaram a operar esse número foi reduzido para 11. Sendo que 90% dos trabalhadores vieram da região Sul. Ministério Público Estadual e Ministério do Meio Ambiente

9 Pólo siderúrgico O projeto do pólo minero-siderúrgico
tem a adesão de mega corporações como a Vale do Rio Doce, Belga Mineira e a Rio Tinto Mineração. Apesar do governo afirmar que o local para implantação do pólo minero-siderúrgico é uma discussão posterior ao debate em torno do projeto, sabe-se que o pólo está sendo implantado em três etapas.

10 Pólo siderúrgico Na primeira, foi instalada a unidade de ferro-liga;
Em seguida será a unidade de redução direta para a produção de ferro esponja; • A terceira é uma unidade aciaria para a produção de vergalhões (aço).

11 Pólo gás-químico Produtos: • orçado em 1,3 milhões de dólares
• Empresas como Odebrescht e Brasquem se interessaram • A estimativa é que as atividades iniciem em 2009 Produtos: • Gás de cozinha; • Amônia para produção de fertilizantes; • Polietileno para produção de plásticos.

12 Pólo gás-químico • Os governos do Brasil e Bolívia vão criar uma
comissão executiva binacional para tratar da questões técnicas e a localização do projeto, que a princípio seria instalado nos dois lados da fronteira, regiões de Puerto Suárez e Corumbá, por onde passa o gasoduto Bolívia-Brasil.


Carregar ppt "Pantanal e os riscos da contaminação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google