Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
TELECOMUNICAÇÕES E TRANSPORTES
JANDERSON CIC/2012
3
TRANSMISSÃO – EMISSÃO – RECEPÇÃO.
TELECOMUNICAÇÕES TRANSMISSÃO – EMISSÃO – RECEPÇÃO. COMUNICAÇÃO X TELECOMUNICAÇÕES.
4
FATOR LOCACIONAL VALORIZAÇÃO: CONHECIMENTO;
NECESSIDADE DE INFORMAÇÕES SEGURAS E INSTANTÂNEAS. “NOVA ECONOMIA” – “E-COMÉRCIO”.
5
REVOLUÇÃO NAS TELECOMUNICAÇÕES
ENFRAQUECIMENTO DAS BARREIRAS FÍSICAS – DISTÂNCIAS, ALFÂNDEGA,CUSTO; PRODUÇÃO INTANGÍVEL – PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, EDUCAÇÃO, TREINAMENTO, MARKETING, CONSULTORIA, ETC.
6
TELECOMUNICAÇÕES TELEFONIA FIXA E MÓVEL; TELEVISÃO; RÁDIO; INTERNET;
SATÉLITES DE COMUNICAÇÕES; ANTENAS.
9
IMPACTOS DESEMPREGO ESTRUTURAL; DESENVOLVIMENTO DESIGUAL;
EXCLUSÃO DIGITAL.
10
SISTEMAS DE TRANSPORTES
11
MODALIDADE (UM MEIO DE TRANSPORTE) MULTIMODALIDADE (UTILIZAÇÃO INTEGRADA DE MODAIS) INTERMODALIDADE (UTILIZAÇÃO INTEGRADA DA CADEIA DE TRANSPORTE)
12
Tipos de transportes Aeroviário Rodoviário Ferroviário Fluvial/Marítimo Dutoviário
13
MATRIZ DE TRANSPORTES-BRASIL
14
Comparativo Brasil X EUA
15
EUA (US$) Brasil (US$)* Aéreo 320 523 Rodoviário 56 19 Ferroviário 14
ESCOLHA DE MODAIS Preços relativos dos diferentes modais (em US$ por 1000 ton-quilômetro) EUA (US$) Brasil (US$)* Aéreo 320 523 Rodoviário 56 19 Ferroviário 14 11 Dutoviário 9 Aquaviário 5 7 * Os dados do Brasil foram convertidos par US$ a uma taxa de 2,50 reais por dolar
16
Brasil EUA Rodoviário 61% 26% Ferroviário 20% 38% Aquaviário 13% 16%
“Mercado” dos Modais Brasil e EUA Brasil EUA Rodoviário 61% 26% Ferroviário 20% 38% Aquaviário 13% 16% Dutoviário 5% Aeroviário « 1%
17
COMPARATIVO INTERNACIONAL
Rússia Canadá Austrália EUA China Brasil 81% 8% 11% 46% 43% 11% 43% 53% 4% 43% 32% 25% 37% 50% 13% 24% 62% 14% Ferroviário Rodoviário Hidroviário
19
VANTAGENS LOGÍSTICAS Transportam grande quantidade de carga por viagem
Percorre longas distâncias Flexível quanto às mercadorias Custo menor em relação ao rodoviário para grandes volumes de mercadoria A velocidade é boa para longas distâncias Não são prejudicadas pelo tempo ou tráfego competitivo Pode utilizar o vagão ou o próprio container para o transporte
21
VANTAGENS LOGÍSTICAS Flexibilidade do serviço am áreas geográficas dispersas Manipulação de lotes relativamente pequenos Serviço é extensivo e adaptável Serviço rápido Entrega à domicílio ou “porta a porta” Transportam todo tipo de cargas e embalagens Altas Freqüências
24
VANTAGENS LOGÍSTICAS Transporta grande quantidade de carga por viagem
Percorre longas distâncias Flexível quanto às mercadorias Transportam produtos perigosos, carga à granel, líquido, gasoso e veículos ou containers Custo operacionais menores Característica de produtos com menor valor agregado
26
VANTAGENS LOGÍSTICAS Transporte mais rápido Transportes emergenciais
Redução de níveis de inventário e conseqüente redução de custo de estoque Prioridade para produtos perecíveis Menor custo de Seguro
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.