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Artigo de Hugo Ferreira Braga Tadeu Professor mestre do centro universitário UNA O METRÔ NOS TRILHOS DO EMPRESARIADO.

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1 Artigo de Hugo Ferreira Braga Tadeu Professor mestre do centro universitário UNA O METRÔ NOS TRILHOS DO EMPRESARIADO

2 INFRA ESTRUTURA EM TRANSPORTES Analisar contexto histórico buscando respostas para situação atual. Investimentos análise técnica + tempo = lentidão. Metrô - década de 70 – implementação atrasada. Investidores – setor público e privado. Incompatibilidade entre esses setores. Brasil investe 4% do PIB China-7%. Pouco investimento num país que se desenvolve apesar das crises econômicas

3 ANÁLISE HISTÓRICA Educação ou transporte? Auge de investimentos em transportes – entre as décadas de 50 e 70. Estagnação nos anos 80 – crise do petróleo. Pequena melhora – plano real. Novas linhas – efeito cascata na economia. Redução de trânsito e poluentes. Mão-de-obra especializada.

4 Alternativa de crescimento – setor privado. Atrair investimentos – geração de lucro. 1º mundo – evolução tecnológica – metrô VLT. Brasil – metrô – novas linhas – dificuldade de mobilidade nas grandes cidades.

5 MAPEAMENTO TÉCNICO Metrô SP – Metrô Rio – Asiáticos – altos investimentos – anos 70. EUA – pesquisa – metrô – Japão – 1920 – trem de alta velocidade. Brasil redução de capital investido. Intenção de investir – SP, RJ, BH, Curitiba

6 Alta densidade demográfica prejudica expansão metroviária. Tempo perdido – projetos complexos – alto risco. Corrupção – atrasos em obras. Planejamentos para copa do mundo e olimpíadas. Concentração – região sudeste – maior PIB.

7 SP – PAC – melhoria na mobilidade urbana. RJ, MG – atraso em obras. Pernambuco, DF, RS – longo prazo – boas condições. Metrô – nicho de negócios. Viabilidade – milhões transportados – padrão internacional.

8 RESUMINDO Mesmo atrasado na construção do metrô, o Brasil revela-se como um mercado de alto potencial para esse segmento de transporte. A exemplo do metrô de SP, que mesmo tendo a malha ferroviária muito aquém de suas necessidades é considerado como o melhor e mais conservado meio de transporte disponível na capital. É preciso então, um esforço conjunto entre poder público e setor privado com o objetivo de explorar esse meio de transporte oferecendo ao usuário uma melhor alternativa de mobilidade de acordo com as necessidades e possibilidades de cada centro urbano.

9 FIM, CABÔ, JÁ ERA Obrigado pela paciência.


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