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ANÁLISE DE PROJETO LOCALIZAÇÃO.

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Apresentação em tema: "ANÁLISE DE PROJETO LOCALIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DE PROJETO LOCALIZAÇÃO

2 LOCALIZAÇÃO A localização mais adequada para uma nova unidade produtora busca: a) obter a taxa de lucro máximo, no caso de um projeto privado; ou b) alcançar o custo unitário mínimo, no caso de um projeto analisado de uma perspectiva social.

3 LOCALIZAÇÃO O estudo da localização consiste na análise das principais variáveis que explicam a escolha do “ponto ideal no espaço” para implantar o projeto, ou seja, a “economia espacial” ou as “forças de aglomeração”.

4 LOCALIZAÇÃO O Departamento de Comércio dos EUA (de acordo com o Manual da ONU/CEPAL) indica que os principais fatores influenciando a localização de um empreendimento são: a) disponibilidade de fatores de produção; b) mão de obra (quantidade e qualificação); c) disponibilidade de terrenos; d) energia e combustíveis;

5 LOCALIZAÇÃO e) facilidades de transporte; f) mercado; g) facilidades de distribuição; h) água; i) condições de vida; j) leis e regulamentos; k) estrutura tributária;

6 LOCALIZAÇÃO l) clima. Fatores que influenciam na localização de uma empresa de serviço: Rede de transporte; Rede de comunicações;

7 LOCALIZAÇÃO Proximidade com o mercado; Facilidade de comunicação com os clientes; Localização dos concorrentes; Aspectos locais (estacionamento de veículos).

8 LOCALIZAÇÃO É usual decidir a localização de um empreendimento em duas etapas: 1) na primeira se decide uma zona geral na qual se localizará a empresa; e 2) na segunda se escolhe o local exato.

9 LOCALIZAÇÃO Transportes Busca-se o custo mínimo de frete. Se existirem fontes alternativas de insumos ou mercados consumidores geograficamente distintos, existirão também diversas curvas de

10 LOCALIZAÇÃO custo mínimo de frete dependendo das diferentes e possíveis combinações de mercados e fontes. Também é complicado quando o projeto é de um empreendimento que produzirá distintos produtos cada um deles para um determinado mercado.

11 LOCALIZAÇÃO Em termos bem simples, o problema se reduz a decidir se o empreendimento é “orientado para os insumos”ou se é “orientado para o mercado”. Isso influenciará marcadamente na escolha do local de implantação.

12 LOCALIZAÇÃO Por exemplo, para produzir 10 kg de ácido sulfúrico você precisa de 32 kg da principal matéria prima, enxofre. Se as tarifas de transporte forem similares, o empreendimento deve se situar perto da fonte de enxofre e não próxima do mercado de ácido sulfúrico.

13 LOCALIZAÇÃO Porém, o risco de movimentação do ácido pode eliminar essa vantagem de “perda de peso” da matéria prima e alterar a localização ótima.

14 LOCALIZAÇÃO Pesos (às vezes, volume), distâncias e tarifas influenciam marcadamente a escolha do local do empreendimento. Não obstante, outras forças locacionais precisam ser analisadas, pois podem prevalecer sobre ganho ou perda de peso.

15 LOCALIZAÇÃO Mão de obra Existem, também, empreendimentos que são “orientados para a mão de obra”. Para descobrir se um empreendimento é deste tipo, o analista deve:

16 LOCALIZAÇÃO a) estimar a incidência dos diversos tipos de mão de obra necessária para o empreendimento sobre o seu custo total de produção; b) investigar a disponibilidade dos diversos tipos de mão de obra nas distintas localizações;

17 LOCALIZAÇÃO c) investigar os níveis salariais das localizações onde há disponibilidade; d) estimar a incidência da mão de obra no custo total em diferentes localizações e avaliar se as diferenças são importante ou não.

18 LOCALIZAÇÃO Cabe destacar que em certos empreendimentos a mão de obra é deslocada no espaço. Neste caso encontram-se as grandes obras de engenharia civil.

19 LOCALIZAÇÃO Matérias primas especiais Muitas vezes por utilizar uma matéria prima perecível, o empreendimento deve se localizar próxima à fonte de matéria prima, independentemente de outras considerações.

20 LOCALIZAÇÃO Energia elétrica A disponibilidade de energia é importante para qualquer empreendimento. Entretanto, para alguns empreendimentos, a disponibilidade de energia elétrica a baixo custo é essencial para a sua instalação.

21 LOCALIZAÇÃO Exemplo clássico: produção de alumínio. Em outros casos, a importância da energia elétrica é menor.

22 LOCALIZAÇÃO Combustíveis Petróleo e derivados (óleo, gasolina, gás) entram na fabricação de diversos produtos; sua disponibilidade e seu transporte podem ser fatores importantes na localização de um empreendimento.

23 LOCALIZAÇÃO Água Depende de quão essencial a água é para o processo produtivo considerado e de sua disponibilidade na quantidade e na qualidade exigidas.

24 LOCALIZAÇÃO Existem outros elementos que podem influenciar a localização apesar de não serem tão fundamentais na escolha do ponto geográfico ideal.

25 LOCALIZAÇÃO Política de descentralização : existem momentos nos quais Governos estabelecem políticas de desconcentração geográfica de atividades produtivas.

26 LOCALIZAÇÃO A desconcentração geográfica exige investimentos públicos consideráveis e estímulos para que investidores privados desloquem seus empreendimentos no espaço.

27 LOCALIZAÇÃO Esses estímulos podem alterar a rentabilidade de um determinado empreendimento, favorecendo a localização no novo centro de desenvolvimento econômico.

28 LOCALIZAÇÃO Da mesma forma, governos locais (estaduais e municipais) podem usar diversos estímulos para atrair empreendimentos para o seu estado ou município.

29 LOCALIZAÇÃO Se todos os estados ou municípios utilizarem a mesma estratégia, as outras forças de localização passam a predominar na escolha do local do projeto.

30 LOCALIZAÇÃO Facilidades administrativas: a proximidade com fornecedores importantes, com contadores /advogados, com agências de publicidade, entre outros podem ser muito importantes para certos empreendimentos. Condições de vida

31 LOCALIZAÇÃO Especificidades para projetos não industriais É importante não esquecer que certos projetos têm especificidades locacionais: pesqueiro: perto do peixe; hidroelétrica: perto do rio.

32 LOCALIZAÇÃO Outros já tem sua localização determinada “ex-ante”: uma estrada ligando o ponto A ao ponto B, tem que ser localizada entre o ponto A e o ponto B. Existem alguns métodos operacionais para decidir a localização de um empreendimento.

33 LOCALIZAÇÃO Método do Centro de Gravidade: Nesse modelo procura-se avaliar o local de menor custo para a instalação da empresa, considerando o fornecimento de matérias-primas e os mercados consumidores.

34 LOCALIZAÇÃO Na rede a seguir, MP é um ponto de fornecimento de matérias-primas e PA é um ponto de produtos acabados. A localização horizontal (LH) e a localização vertical (LV) são calculadas como:

35 Distribuições dos locais
Km 500 MP 1 PA 1 PA 2 400 MP 2 PA 3 300 PA 4 200 100 PA 5 MP 3 Km 0 500

36 LOCALIZAÇÃO LH ou LV = ∑ (custo de transporte x distância x volume) / ∑ (custo de transporte x volume)

37 LOCALIZAÇÃO Método dos Momentos Esse método é semelhante ao do centro de gravidade. Apresenta um aspecto interessante que consiste em ponderar um determinado centro

38 LOCALIZAÇÃO (cidade) contra os demais centros existentes em uma determinada região geográfica. Para cada centro, calcula-se o momento que as demais cidades somadas possuem.

39 LOCALIZAÇÃO Método do Ponto de Equilíbrio É um método em que são comparadas diferentes localidades em função dos custos totais de operação (custos fixos + custos variáveis).

40 LOCALIZAÇÃO Exercício: Você deve pesquisar sobre esses três métodos na biblioteca e/ou na internet. Escreva um pequeno ensaio (máximo 5 páginas) sobre eles.


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