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REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES

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Apresentação em tema: "REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
GESTÃO DA PRODUÇÃO REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES

2 REDE DE NEGÓCIOS E OPERAÇÕES: PRODUTOS E SERVIÇOS
NEGÓCIOS OU OPERAÇÕES FLUXOS FÍSICOS ELOS OU NEGÓCIOS EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS Extração MP Beneficiamento MP Produtos Distribuição Comercialização Retorno Serviços logísticos, consultorias, etc FLUXO DE INFORMAÇÕES FLUXO FINANCEIRO PROF. PAULO ROBERTO LEITE

3 FORNECEDORES : BENS/ INSUMOS
A REDE OPERACIONAL INDUSTRIAL COMERCIAL SERVIÇOS CLIENTES BENS/ SERVIÇOS FORNECEDORES : BENS/ INSUMOS F C C ORGANIZAÇÃO C C C C PROF. PAULO ROBERTO LEITE

4 DECISÕES DE REDE OPERACIONAL
CAPACIDADES DE LONGO PRAZO: Custos operacionais e tamanho ótimo de atividade; crescimento modular INTEGRAÇÃO : Produzir ou comprar no mercado; adquirir elos na cadeia industrial. Decisão estratégica acompanhada por comparação entre os custos totais das operações nas duas ou mais condições. LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS PROF. PAULO ROBERTO LEITE

5 ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO
PARCERIAS DIVERSAS: níveis distintos de relacionamento entre empresas entre a verticalização e a terceirização. VERTICALIZAÇÃO: A empresa procura produzir e realizar internamente grande parte das operações nos diversos elos de sua cadeia industrial. Vantagens: domínio total dos recursos, aufere os lucros totais. Desvantagens: todos os custos fixos, investimentos, baixa flexibilidade com relação aos recursos. HORIZONTALIZAÇÃO (TERCEIRIZAÇÃO): Estratégia oposta à primeira em que a empresa se empenha em comprar de terceiros. Vantagens : redução de custos, flexibilidade, foco no negócio. Desvantagens: baixo controle tecnológico, perde o lucro correspondente. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

6 ESTRATÉGIA DE TERCEIRIZAÇÃO
Competências empresariais: habilidades e tecnologias Competências centrais ( “core business”): soma de competências da empresa De valor para o cliente Valor efetivamente percebido pelo cliente De diferenciação Torna única a empresa ou setor De extensão Permite utilizá-la para ampliar ações PROF. PAULO ROBERTO LEITE

7 PROF. PAULO ROBERTO LEITE
DECISÃO FINANCEIRA PROF. PAULO ROBERTO LEITE

8 EXEMPLO DE DECISÃO DE TERCEIRIZAR
PROF. PAULO ROBERTO LEITE

9 DECISÃO DE TERCEIRIZAR
2) SOLUÇÃO (CT)a = ( CT)p ou (cv)a x Ni = ( CF) p + (cv )p x Ni Ni = ( CF) p / ( (cv)a - (cv )p ) Ni = / (150 – 80) = 143 casas CUSTOS TOTAIS CUSTO DE OPERAÇÃO PRÓPRIA CUSTO DE AQUISIÇÃO DA OPERAÇÃO DECISÃO DE OPERAÇÃO PRÓPRIA DECISÃO DE TERCEIRIZAR NÚMERO DE CASAS Ni = 143 casas VOLUME DE INDIFERENÇA PROF. PAULO ROBERTO LEITE

10 PROF. PAULO ROBERTO LEITE
EXERCÍCO EM CLASSE Exemplificar situações de operações empresariais em que possuir ou não os recursos da operação podem significar vantagem ou desvantagem para os objetivos de desempenho: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade, custo. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

11 LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Importância Lojas de varejo, fábricas, centros de distribuição, serviços de bombeiro, serviços de saúde, etc. Decisão: nova capacidade, alteração da capacidade, nova instalação em outra região,etc. Objetivo da decisão: otimização de custos, de serviço ou de receita. Estas decisões podem ser tomadas com o auxílio de métodos qualitativos e quantitativos. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

12 NÍVEIS DE DECISÃO NA LOCALIZAÇÃO
Região: mercado, custos, política, cultura, clima, infra-estrutura,... País: transporte, impostos, incentivos, disponibilidade insumos, legislação,... Cidade:acesso a mercados, insumos, legislação, comunidade, custo da terra,... Local especifico: transportes, acesso a mercados, incentivos locais, custo dos terrenos, locação, ... PROF. PAULO ROBERTO LEITE

13 FATORES A ANALISAR ANÁLISE QUALITATIVA
Fluxo ou demanda local Pessoal : disponibilidade; níveis; habilidade, sindicatos, ... Proximidade de fornecedores; consumidores; rede de transportes; ... Infra-estrutura de serviços: cultura; saúde; ensino; energia, água, saneamento, transportes urbanos; comunicações; ... Sinergia comercial; proximidade no mesmo ramo; concorrência; ... Impostos; restrições ambientais; PROF. PAULO ROBERTO LEITE

14 MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO
Método de ponderação Método de comparação dos custos totais Método do centro de gravidade Objetivo principal da decisão: somatório dos custos mínimo Tipo de custos envolvidos na decisão: Custos com mão de obra Custos de terreno, construção Custos de equipamentos Custos de transportes Custo de utilidades: água , energia, esgotos, .. Custo de taxas e impostos PROF. PAULO ROBERTO LEITE

15 MÉTODO DE PONDERAÇÃO DE CRITÉRIOS QUALITATIVOS (notas maiores)
PESO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS CAMPINAS CURITIBA Custo do local 4 80 320 65 260 60 240 Impostos locais 2 20 40 50 100 160 Disponibilidade de M.O. 1 Acesso a Auto estradas Acesso ao Aeroporto 70 Potencial de expansão 75 55 TOTAL 585 580 605 PROF. PAULO ROBERTO LEITE

16 MÉTODO DO CENTRO DE GRAVIDADE
MP = FONTE DE MP; PA = PONTOS DE VENDAS ( DISTÂNCIAS EM KM) 500 MP1 PA1 PA2 400 MP2 PA3 300 PA4 200 100 PA5 MP3 PROF. PAULO ROBERTO LEITE

17 PROF. PAULO ROBERTO LEITE
SOLUÇÃO NUMÉRICA DADOS GERAIS LOCALIZAÇÃO HORIZONTAL LOCALIZAÇÃO VERTICAL LOCAIS QUANTIDADE (TON) TRANSPORTE R$ / TON.Km CUSTO X QUANT. H H x CUSTO x QUANT. V V x CUSTO x QUANT MP1 200 3 600 100 60.000 500 MP2 400 2 800 MP3 300 PA1 150 4 PA2 900 PA3 50 5 250 75.000 PA4 1000 PA5 15.000 TOTAIS 4900 / 4.900 / 4.900 LOCALIZAÇÃO 285,71 Km 376,53 Km PROF. PAULO ROBERTO LEITE

18 MÉTODO DO CENTRO DE GRAVIDADE
MP = FONTE DE MP; PA = PONTOS DE VENDAS ( DISTÂNCIAS EM KM) 500 MP1 PA1 PA2 400 MP2 PA3 300 PA4 200 100 PA5 MP3 376,53 Km PROF. PAULO ROBERTO LEITE 285,71 Km


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