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GESTÃO DA PRODUÇÃO REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES.

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Apresentação em tema: "GESTÃO DA PRODUÇÃO REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES."— Transcrição da apresentação:

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2 GESTÃO DA PRODUÇÃO REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES

3 PROF. PAULO ROBERTO LEITE REDE DE NEGÓCIOS E OPERAÇÕES: PRODUTOS E SERVIÇOS Extração MP Beneficiamento MP ProdutosDistribuição Comercialização ELOS OU NEGÓCIOS EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS FLUXO DE INFORMAÇÕES FLUXO FINANCEIRO FLUXOS FÍSICOS NEGÓCIOS OU OPERAÇÕES Retorno Serviços logísticos, consultorias, etc

4 PROF. PAULO ROBERTO LEITE A REDE OPERACIONAL ORGANIZAÇÃO FORNECEDORES : BENS/ INSUMOS INDUSTRIAL COMERCIAL SERVIÇOS CLIENTES BENS/ SERVIÇOS C 1º2º C C C C C F F 1º F F FF

5 PROF. PAULO ROBERTO LEITE DECISÕES DE REDE OPERACIONAL CAPACIDADES DE LONGO PRAZO: Custos operacionais e tamanho ótimo de atividade; crescimento modular INTEGRAÇÃO : Produzir ou comprar no mercado; adquirir elos na cadeia industrial. Decisão estratégica acompanhada por comparação entre os custos totais das operações nas duas ou mais condições. LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS

6 PROF. PAULO ROBERTO LEITE ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO PARCERIAS DIVERSAS: níveis distintos de relacionamento entre empresas entre a verticalização e a terceirização. VERTICALIZAÇÃO: A empresa procura produzir e realizar internamente grande parte das operações nos diversos elos de sua cadeia industrial. Vantagens: domínio total dos recursos, aufere os lucros totais. Desvantagens: todos os custos fixos, investimentos, baixa flexibilidade com relação aos recursos. HORIZONTALIZAÇÃO (TERCEIRIZAÇÃO): Estratégia oposta à primeira em que a empresa se empenha em comprar de terceiros. Vantagens : redução de custos, flexibilidade, foco no negócio. Desvantagens: baixo controle tecnológico, perde o lucro correspondente.

7 PROF. PAULO ROBERTO LEITE ESTRATÉGIA DE TERCEIRIZAÇÃO Competências empresariais: habilidades e tecnologias Competências centrais ( core business): soma de competências da empresa De valor para o cliente Valor efetivamente percebido pelo cliente De diferenciação Torna única a empresa ou setor De extensão Permite utilizá-la para ampliar ações

8 PROF. PAULO ROBERTO LEITE DECISÃO FINANCEIRA

9 PROF. PAULO ROBERTO LEITE EXEMPLO DE DECISÃO DE TERCEIRIZAR

10 PROF. PAULO ROBERTO LEITE DECISÃO DE TERCEIRIZAR CUSTOS TOTAIS Ni = 143 casas VOLUME DE INDIFERENÇA NÚMERO DE CASAS CUSTO DE OPERAÇÃO PRÓPRIA CUSTO DE AQUISIÇÃO DA OPERAÇÃO DECISÃO DE TERCEIRIZAR DECISÃO DE OPERAÇÃO PRÓPRIA 2) SOLUÇÃO (CT)a = ( CT)p ou (cv)a x Ni = ( CF) p + (cv )p x Ni Ni = ( CF) p / ( (cv)a - (cv )p ) Ni = / (150 – 80) = 143 casas

11 PROF. PAULO ROBERTO LEITE EXERCÍCO EM CLASSE Exemplificar situações de operações empresariais em que possuir ou não os recursos da operação podem significar vantagem ou desvantagem para os objetivos de desempenho: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade, custo.

12 PROF. PAULO ROBERTO LEITE LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES Importância Lojas de varejo, fábricas, centros de distribuição, serviços de bombeiro, serviços de saúde, etc. Decisão: nova capacidade, alteração da capacidade, nova instalação em outra região,etc. Objetivo da decisão: otimização de custos, de serviço ou de receita. Estas decisões podem ser tomadas com o auxílio de métodos qualitativos e quantitativos.

13 PROF. PAULO ROBERTO LEITE NÍVEIS DE DECISÃO NA LOCALIZAÇÃO Região: mercado, custos, política, cultura, clima, infra-estrutura,... País: transporte, impostos, incentivos, disponibilidade insumos, legislação,... Cidade:acesso a mercados, insumos, legislação, comunidade, custo da terra,... Local especifico: transportes, acesso a mercados, incentivos locais, custo dos terrenos, locação,...

14 PROF. PAULO ROBERTO LEITE FATORES A ANALISAR ANÁLISE QUALITATIVA Fluxo ou demanda local Pessoal : disponibilidade; níveis; habilidade, sindicatos,... Proximidade de fornecedores; consumidores; rede de transportes;... Infra-estrutura de serviços: cultura; saúde; ensino; energia, água, saneamento, transportes urbanos; comunicações;... Sinergia comercial; proximidade no mesmo ramo; concorrência;... Impostos; restrições ambientais;

15 PROF. PAULO ROBERTO LEITE MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO Método de ponderação Método de comparação dos custos totais Método do centro de gravidade Objetivo principal da decisão: somatório dos custos mínimo Tipo de custos envolvidos na decisão: Custos com mão de obra Custos de terreno, construção Custos de equipamentos Custos de transportes Custo de utilidades: água, energia, esgotos,.. Custo de taxas e impostos

16 PROF. PAULO ROBERTO LEITE MÉTODO DE PONDERAÇÃO DE CRITÉRIOS QUALITATIVOS (notas maiores) CRITÉRIOSPESOSÃO JOSÉ DOS CAMPOS CAMPINASCURITIBA Custo do local Impostos locais Disponibilidad e de M.O Acesso a Auto estradas Acesso ao Aeroporto Potencial de expansão TOTAL

17 PROF. PAULO ROBERTO LEITE MÉTODO DO CENTRO DE GRAVIDADE MP = FONTE DE MP; PA = PONTOS DE VENDAS ( DISTÂNCIAS EM KM ) 500MP1PA1PA2 400MP2PA3 300PA PA5MP

18 PROF. PAULO ROBERTO LEITE SOLUÇÃO NUMÉRICA DADOS GERAISLOCALIZAÇÃO HORIZONTALLOCALIZAÇÃO VERTICAL LOCAISQUANTIDAD E (TON) TRANSPORT E R$ / TON.Km CUSTO X QUANT. H H x CUSTO x QUANT. V V x CUSTO x QUANT MP MP MP PA PA PA PA PA TOTAIS / / LOCALIZAÇÃO285,71 Km376,53 Km

19 PROF. PAULO ROBERTO LEITE MÉTODO DO CENTRO DE GRAVIDADE MP = FONTE DE MP; PA = PONTOS DE VENDAS ( DISTÂNCIAS EM KM ) 500MP1PA1PA2 400MP2PA3 300PA PA5MP ,71 Km 376,53 Km


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