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GESTÃO DE OPERAÇÕES II LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES PROF. PAULO ROBERTO LEITE.

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1 GESTÃO DE OPERAÇÕES II LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES PROF. PAULO ROBERTO LEITE

2 LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES Importância em:Lojas de varejo, fábricas, centros de distribuição, serviços de bombeiro, serviços de saúde, etc. Decisão: nova capacidade, alteração da capacidade, nova instalação em outra região,etc. Objetivo da decisão: otimização de custos, de serviço ou de receita. Estas decisões podem ser tomadas com o auxílio de métodos qualitativos e quantitativos.

3 Exemplos de localização Disney Paris Ford em Salvador ( Bahia) Aeroporto de Congonhas 7 eleven no Brasil PROF. PAULO ROBERTO LEITE

4 NÍVEIS DE DECISÃO NA LOCALIZAÇÃO Região: mercado, custos, política, cultura, clima, infra-estrutura,... País: transporte, impostos, incentivos, disponibilidade insumos, legislação,... Cidade:acesso a mercados, insumos, legislação, comunidade, custo da terra,... Local especifico: transportes, acesso a mercados, incentivos locais, custo dos terrenos, locação,...

5 PROF. PAULO ROBERTO LEITE FATORES A ANALISAR ANÁLISE QUALITATIVA Fluxo ou demanda local Pessoal : disponibilidade; níveis; habilidade, sindicatos,... Proximidade de fornecedores; consumidores; rede de transportes;... Infra-estrutura de serviços: cultura; saúde; ensino; energia, água, saneamento, transportes urbanos; comunicações;... Sinergia comercial; proximidade no mesmo ramo; concorrência;... Impostos; restrições ambientais;

6 PROF. PAULO ROBERTO LEITE MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO Método de ponderação Método de comparação dos custos totais Método do centro de gravidade Objetivo principal da decisão: somatório dos custos mínimo Tipo de custos envolvidos na decisão: Custos com mão de obra Custos de terreno, construção Custos de equipamentos Custos de transportes Custo de utilidades: água, energia, esgotos,.. Custo de taxas e impostos

7 PROF. PAULO ROBERTO LEITE MÉTODO DE PONDERAÇÃO DE CRITÉRIOS QUALITATIVOS (notas maiores) CRITÉRIOSPESOSÃO JOSÉ DOS CAMPOS CAMPINASCURITIBA Custo do local 480(4x 80) (4 x 65) (4 x 60) 240 Impostos locais Disponibilidade de M.O Acesso a Auto estradas Acesso ao Aeroporto Potencial de expansão TOTAL

8 PROF. PAULO ROBERTO LEITE MÉTODO DO CENTRO DE GRAVIDADE MP = FONTE DE MP; PA = PONTOS DE VENDAS ( DISTÂNCIAS EM KM ) 500MP1PA1PA2 400MP2PA3 300PA PA5MP

9 PROF. PAULO ROBERTO LEITE SOLUÇÃO NUMÉRICA DADOS GERAISLOCALIZAÇÃO HORIZONTALLOCALIZAÇÃO VERTICAL LOCAISQUANTIDADE (TON) TRANSPORT E R$ / TON.Km CUSTO X QUANT. H H x CUSTO x QUANT. V V x CUSTO x QUANT MP MP MP PA PA PA PA PA TOTAIS / / LOCALIZAÇÃO285,71 Km376,53 Km FATOR DE PONDERAÇÃO

10 PROF. PAULO ROBERTO LEITE MÉTODO DO CENTRO DE GRAVIDADE MP = FONTE DE MP; PA = PONTOS DE VENDAS ( DISTÂNCIAS EM KM ) 500MP1PA1PA2 400MP2PA3 300PA PA5MP ,71 Km 376,53 Km

11 Método de comparação de custos totais Custos Volume da operação (Quantidade, numero, etc) Loc 1 Loc 2 Loc 3 VI 1VI 2 CT = CF + cv. V CF 2 CF 1 CF 3 cv PROF. PAULO ROBERTO LEITE

12 EXERCICIO DE APLICAÇÃO LOCALIZAÇÃO Utilizando a sua operação de produto ou serviço adote uma localização para a operação e justifique através dos principais critérios qualitativos de localização. Comece por especificar muito detalhadamente as exigências da operação PROF. PAULO ROBERTO LEITE

13 GESTÃO DE OPERAÇÕES II ARRANJO FISICO DAS OPERAÇÕES PROF. PAULO ROBERTO LEITE

14 DEFINIÇÃO Arranjo físico ou layout é a forma de disposição de instalações, máquinas, equipamentos, pessoal de trabalho em operações industriais, comerciais ou de serviço puro. Determina como os recursos a serem transformados – materiais, informações e clientes - fluem através dos processos da operação.. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

15 A IMPORTÂNCIA DO ARRANJO FÍSICO Influi nas distâncias do trajeto de materiais, pessoas, equipamentos. Influi nos custos operacionais : estoques, filas, movimentação interna. Influi no conforto: funcionários e clientes. Influi nas vendas: exposição de mercadorias, trajeto dentro das lojas,etc... PROF. PAULO ROBERTO LEITE

16 PROJETO DO LAY OUT Segurança do processo: perigo de danos ou de sigilo. Extensão do fluxo: deve ser canalizado pelo layout, pode ser o caso de minimizar distancias, garantir a passagem de consumidor, e outros aspectos. Clareza no fluxo de clientes e materiais: corredores demarcados, sinalização no piso, etc. Conforto da MO: evitando ruídos, calor, etc. Coordenação gerencial: facilidade de visão e atendimento, troca de informações entre departamentos, etc. Acesso aos equipamentos e instalações: manutenção, limpeza,etc. Uso do espaço: determinação adequada de cada tarefa ou micro operação, inclui aspectos de gerar percepção a clientes, etc. Flexibilidade no longo prazo: possibilidade de expansões ou modificações ao longo do tempo. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

17 PROCESSOS DE MANUFATURA Processo de projeto: produtos discretos; customizados; baixo volume; alta variedade de produtos Ex: construção naval, civil, aeronáutica. Processo em lotes ou bateladas: variedade de produtos e volumes de produção médios; produção de lotes nos mesmos equipamentos, sequenciamento de operações. Ex.: Metalúrgicas, ind. Alimentícias, farmacêuticas, cosméticos. Processo de produção em massa: alto volume, baixa variedade de produtos; operações repetitivas; operações previsíveis. Ex.: Bens duráveis: automóveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos. Processos contínuos: altos volumes, baixa variedade de produtos, produção ininterrupta em equipamentos especializados e em fluxo; capital intensivo; tecnologias sedimentadas. Ex.: Refinarias petroquímicas, ind. Químicas de base, fábricas de papel, cimento, siderúrgicas.. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

18 PROCESSOS DE SERVIÇO Serviços profissionais: alto contato, alta customização, alto uso de pessoas. Ex.: Consultores, advogados, arquitetos. Serviço de massa: alto volume, baixa customização. Ex.: Supermercados, aeroportos. Lojas de serviço: alto contato, customização. Ex.: Lojas comerciais; restaurantes, hotéis. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

19 TIPOS BÁSICOS DE LAY-OUT Posicional (posição fixa): o bem produzido fica fixo e os recursos de transformação movem-se. Ex: construções em geral, navios, aviões, restaurante alta classe. Características principais: flexibilidade do mix; dificuldade de movimentar o produto; alta variedade de tarefas de mão de obra. Por processo ou seções: os recursos de transformação de mesma natureza são reunidos por conveniência da operação, ou pela natureza da operação, em locais ou seções. O fluxo dos recursos a serem transformados sequem um percurso ou roteiro de processo diverso. Ex: supermercado (área de frutas, padaria,etc.), fábricas metalúrgicas (prensas, pintura, usinagem), biblioteca, loja de departamentos (artigos masculinos, femininos,etc.). Características principais: alta flexibilidade; filas de clientes e estoques de ciclo; fluxo complexo; Densidade do fluxo importante.. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

20 TIPOS BÁSICOS DE LAY-OUT Arranjo celular: os diversos recursos de transformação de natureza diferentes necessários à execução de determinado produto ou serviço, ou parte destes, são reunidos em uma célula. A operação é executada através do uso dos diversos recursos na célula. Ex.: Áreas de alta exigência tecnológica em metalúrgicas, área esportiva dentro da loja de departamento, área destinada rações de animais em supermercado. Características principais: baixa utilização dos recursos; exige polivalência de mão de obra; melhor motivação; específico para famílias de produtos; reduz movimentação de materiais; centraliza responsabilidades na célula. Arranjo em linha ou por produto: os recursos de transformação obedecem a conveniência do recurso a ser transformado (produto, serviço, informação). O fluxo é previsível e as linhas devem ser balanceadas. Ex: montagem de automóveis, restaurante self – service; industrias de papel, siderúrgicas. Características principais: produtos de altos volumes e baixos custos unitários; trabalho repetitivo.. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

21 ARRANJO POSICIONAL Produto Trabalhado MATERIAIS 1 M.O. 1 INFORMAÇÕES EQUIPAMENTOS 1 M.O. 2 M.O. 3 EQUIPAMENTOS 2 EQUIPAMENTOS 3 MATERIAIS 2 PROF. PAULO ROBERTO LEITE Posicional (posição fixa): o bem produzido fica fixo e os recursos de transformação movem-se. Ex: construções em geral, navios, aviões, restaurante alta classe. Características principais: flexibilidade do mix; dificuldade de movimentar o produto; alta variedade de tarefas de mão de obra.

22 ARRANJO POR PROCESSO ( FUNCIONAL OU POR SEÇÕES) Por processo ou seções: os recursos de transformação de mesma natureza são reunidos por conveniência da operação, ou pela natureza da operação, em locais ou seções. O fluxo dos recursos a serem transformados sequem um percurso ou roteiro de processo diverso. Ex: supermercado (área de frutas, padaria,etc.), fábricas metalúrgicas (prensas, pintura, usinagem), biblioteca, loja de departamentos (artigos masculinos, femininos,etc.). Características principais: alta flexibilidade; filas de clientes e estoques de ciclo; fluxo complexo; SEÇÃO DE TORNOS SEÇÃO DE FREZAS SEÇÃO DE PINTURA SEÇÃO DE FURADEIRAS SEÇÃO DE PRENSAS SEÇÃO DE EMBALAGEM SEÇÃO DE FRIOS SEÇÃO DE LIMPEZA SEÇÃO DE PINTURA SEÇÃO DE HIGIENE SEÇÃO DE AÇOUGUE SEÇÃO DE PADARIA MP CLIENTE PROF. PAULO ROBERTO LEITE

23 COMPLEXIDADE DESTE TIPO DE ARRANJO Arranjo físico por processo: complexo 2 centros podem ser arranjados de 2 maneiras(2!) 4 centros podem ser arranjados de 6 maneiras(4!) 5 centros podem ser arranjados de 120 maneiras(5!) ou 5x4x3x2x1= 120 arranjos. Outros critérios devem ser utilizados: experiência, bom senso, tentativa e erro, etc. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

24 ARRANJOS CELULARES TORNO PRENSA FREZA PINTURA VINHOS QUEIJOS SALGADINHOS FRIOS RAQUETE TENIS CALÇADOS CAMISAS PERFUMES CARVÃO CARNES BEBIDAS LIMÃO SALCUTELARIA FÁBRICA SUPERMERCADO LOJA DE DEPARTAMENTO SUPERMERCADO PROF. PAULO ROBERTO LEITE

25 ARRANJO POR PRODUTO PROF. PAULO ROBERTO LEITE Arranjo em linha ou por produto: os recursos de transformação obedecem a conveniência do recurso a ser transformado (produto, serviço, informação). O fluxo é previsível e as linhas devem ser balanceadas. Ex: montagem de automóveis, restaurante self – service; industrias de papel, siderúrgicas. Características principais: produtos de altos volumes e baixos custos unitários; trabalho repetitivo.. LINHA DE PRODUÇÃO P 1 P 2P 4 P 3P 5 P 6 P 7 P 8 P 9 P 10

26 ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO LAYOUT Tipo de processo de operação ( considerar a relação volume - variedade nos diversos tipos) Quantidade de fluxo (materiais, pessoas, fluxo do processo, relação de dependência - comunicações entre as áreas) Dimensionamento dos meios operacionais (equipamentos, postos de trabalho) Seqüência de fora para dentro ( do prédio, do andar, da seção, do posto de trabalho,etc.) Selecionar o tipo de layout ( ver adiante os tipos) Instrumentos que permitam a visualização (maquetes, templates, gabaritos) Trabalho em equipe ( consulta a todos os integrantes) Avaliar constantemente ( as situações de operação mudam no tempo).. PROF. PAULO ROBERTO LEITE

27 MÉTODO SPL ( SYSTEMATIC LAYOUT PLANNING) -ETAPAS Análise do fluxo = diagrama de fluxo de-para Identificação e inclusão de fatores qualitativos = diagrama de relacionamento de atividades Avaliação dos dados e arranjo de áreas de trabalho = diagrama de arranjo de atividades Determinação de um plano de arranjo dos espaços = diagrama de relações de espaço Ajuste do arranjo no espaço disponível = planta do local e modelos ( templates)

28 EXEMPLO DE APLICAÇÃO DO MÉTODO ATIVIDADEESPAÇO M² PROGRAMAÇÃO DE MATERIAIS 100 EMBALAGEM 150 SUPERVISÃO 50 RECEBIMENTO E DESPACHO 300 ARMAZÉM 600 DE PARAEMBALAGEMRECEBIMENTO / DESPACHO ARMAZEMTOTAIS EMBALAGEM RECEBIMENTO/ DESPACHO ARMAZEM TOTAIS PARES DE SETORESFLUXOPRIORIDAD E EMBALAGEM E RECEBIMENTO DESPACHO 400E EMBALAGEM E ARMAZEM 400E ARMAZEM E RECEBIMENTO DESPACHO 3600A

29 CRITÉRIOS DE MUTHER DE PRIORIDADE A = proximidade absolutamente necessária = 4 E = proximidade especialmente necessária = 3 I = proximidade importante =2 O = proximidade regular = 1 U = proximidade não importante = 0 X = proximidade indesejável = -1

30 DIAGRAMA DE RELACIONAMENTO ( MUTHER) E E E O O A A A I I PROGRAMAÇÃO DE MATERIAIS EMBALAGEM SUPERVISÃO RECEBIMENTO E DESPACHO ARMAZEM E= ESPECIALMENTE NECESSARIA A = ABSOLUTAMENTE NECESSARIA I = IMPORTANTE O = NORMAL U = NÃO IMPORTANTE X = INDESEJÁVEL

31 RELAÇÕES DE ESPAÇO 600 M² M² M² M² 1 50M² 3 A A A E I O (SEM ESCALA)

32 POSSIVEL LAYOUT 600 m² 300 m² 150 m² 50 m²120 m² 100 m 150 m 60m 50 m 20 m (SEM ESCALA)

33 PROCESSOS E ARRANJO FÍSICO TIPOS DE PROCESSOS EM MANUFATURA PROCESSO POR PROJETO ARRANJO FÍSICO POSICIONAL TIPOS BÁSICOS DE ARRANJO FÍSICO TIPOS DE PROCESSOS EM SERVIÇOS SERVIÇOS PROFISSIONAIS ARRANJO FÍSICO POR PROCESSO ARRANJO FÍSICO POR PRODUTO ARRANJO FÍSICO CELULAR LOJA DE SERVIÇO SERVIÇO EM MASSA PROCESSO TIPO JOBBING PROCESSO TIPO BATCH PROCESSO EM MASSA PROCESSO CONTÍNUO PROF. PAULO ROBERTO LEITE

34 ARRANJO FISICO E DIMENSÕES VOLUME - VARIEDADE Volume Variedade ARRANJO FÍSICO POSICIONAL ARRANJO FÍSICO CELULAR ARRANJO FÍSICO POR PROCESSO ARRANJO FÍSICO POR PRODUTO FLUXOS INTERMITENTES FLUXOS CONTÍNUIOS PROF. PAULO ROBERTO LEITE

35 EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO Escolher pelo menos 5 áreas de atividades e definir áreas hipotéticas necessárias. Analise com números de movimentação hipotéticos um quadro de-para Identificar relacionamentos e elaborar um diagrama de relacionamento de atividades Idealizar uma solução de arranjo físico com justificativas no espaço disponível = planta do local e modelos ( templates) PROF. PAULO ROBERTO LEITE


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