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LOGISTICA REVERSA TÓPICOS AUXILIARES PARA DISCUSSÃO DE SEMINÁRIO.

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1 LOGISTICA REVERSA TÓPICOS AUXILIARES PARA DISCUSSÃO DE SEMINÁRIO

2 PRODUTO LOGÍSTICO Pós-venda e pós-consumo: caracterizar Valor agregado: implicações logísticas Embalagem: existência e dificuldades Riscos diversos: implicações logísticas dos riscos. Rastreabilidade: necessária, como fazer, Densidade dos produtos de retorno: implicações no transporte e armazenagem, além de outras logísticas. Motivos do retorno: identificar e trabalhar com estas idéias

3 A REDE REVERSA Classificações e categorias da cadeia identificadas de acordo com a teoria. Players da cadeia reversa: identificar e analisar o papel Localização das atividades: origens, destinos intermediários e finais, justificando as escolhas. Quantidades de retorno: por origem e por tipo de retorno. Desenho da rede: esquemático ou geográfico Sistema de Informações e comunicações nas diversas fases: informatizadas ou não, códigos, nomenclatura, etc.

4 FASE DE COLETA Fontes, origem ou entrada dos produtos retornados. Localização geográfica na rede reversa Tipo de coleta:coletas informais, coletas organizadas: mapa geográfico das origens. Quantidades envolvidas Processamentos necessários na origem: movimentação, adensamento, etc. Recursos envolvidos: mão de obra, equipamentos, etc.

5 TRANSPORTES Razões da escolha do modal Modais, tipos adequados, alternativas possíveis. Distâncias e rotas: mapa geográfico de localização das origens e destinos. Transbordos necessários, etc. Custos de transporte.

6 CONSOLIDAÇÃO E ARMAZENAGEM Armazéns ou locais de consolidação: quantidade. Áreas necessárias, localização e volumes / quantidades envolvidas nas regiões. Processamentos nesta fase: equipamentos. Recursos na fase: mão de obra e equipamentos Fase de Seleção: tipo, treinamento, Critérios de seleção Onde e o que realizar

7 REINTEGRAÇÃO AO CICLO DE NEGÓCIOS OU PRODUTIVO TIPO DE REINTEGRAÇÃO: matéria prima, componentes, retorno ao mercado primário, envio para mercado secundário, reparo ou conserto, etc. FORMA DE INTEGRAÇÃO: produtos são reaproveitados integralmente? parcial ou total, quantidades, MERCADOS DE DESTINO: existentes, tipos, locais; preços permitem a cadeia funcionar corretamente. ECONOMIAS / RECAPTURA DE VALOR : o reaproveitamento propicia economias, recaptura de valor na revenda, etc

8 ANÁLISE ESTRATÉGICA Objetivos estratégicos envolvidos: de acordo com a teoria Mercado: situação atual e ameaças de modificação Análise das Operações: Integração x terceirização Análise das forças e fraquezas dos players da cadeia reversa

9 CASO FICTICIO Encaminhamentos PROF. PAULO ROBERTO LEITE

10 CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO LOGÍSTICO E IMPLICAÇÕES LOGÍSTICAS VALOR MÉDIO UNITÁRIO = R$ 300,00 PESO E VOLUME= 150g e baixo volume TRANSPORTE NO RETORNO= volume de transporte, distancia e urgência variável de acordo com o segmento do caso; transportabilidade facilitada pela embalagem e pequeno volume e peso. RISCOS NO RETORNO= em transporte longo alcance existe risco de roubo EMBALAGEM NO RETORNO= pequena e existente em alguns casos

11 CARACTERIZAÇÃO DOS SEGMENTOS DE RETORNO CONSERTO OU REPAROS (CR) = coleta dispersa - produto é recepcionado – não embalado - decisão de destino – reparo – devolução do produto ao consumidor. RETORNO DE OBSOLESCENCIA(O) = volume maior, embalagem, coleta e transporte programados, decisão de destino RETORNO DA INTERNET(I)= produto embalado ou não, troca simultânea possível, coleta dispersa, decisão de destino RETORNO POR NÃO SATISFAÇÃO(S)= devolução direta no varejo físico – com ou sem embalagem – possibilidade de acumulo de lotes de retorno – seleção de destino -

12 CALCULO DAS QUANTIDADES DE RETORNO POR SEGMENTO E POR ORIGEM DO RETORNO Utilizar as porcentagens da distribuição direta Exemplo: CR = 40% de aparelhos /ano = /ano Regiões de origem: sudeste = /ano ; sul = /ano; nordeste = /ano; centro oeste = 6.000/ano e norte = 6.000/ano. - E assim por diante....

13 PARA CADA SEGMENTO DE RETORNO: 1) IDEALIZAR A REDE LOGÍSTICA REVERSA PARA PRODUTOS DE RETORNO E PEÇAS DE REPARO SE FOR O CASO 2) IDENTIFICAR MODAIS DE TRANSPORTE ADEQUADOS: DEFINIR MODAIS A SEREM USADOS 3) DEFINIR ARMAZENS E LOCAIS 4) IDENTIFICAR OU ESTIMAR CUSTOS DE REPAROS SE FOR O CASO E TEMPO MÉDIO DE REPARO = DEFINIR QUANTIDADE DE POSTOS DE RECEPÇÃO E DE REPAROS. 5) ELABORAR O FLUXO DE OPERAÇÕES EXTERNAS E INTERNAS SE FOR O CASO.


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