A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ENGENHARIA NO PROJETO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ENGENHARIA NO PROJETO"— Transcrição da apresentação:

1 A ENGENHARIA NO PROJETO
Etapas Ensaios e investigações preliminares Consultas a tecnólogos e outros entendidos do negócio Visitas a empresas similares Pesquisas diversas (revistas e livros especializados, órgãos empresariais e governamentais, etc.) Seleção e especificação do processo de produção O processo a ser utilizado já é aplicado por outras empresas? Consulta INPI Royalty Verificar os fatores determinantes do processo Escala de produção; tipo de matéria prima; disponibilidade de mão de obra qualificada; disponibilidade de recursos financeiros; tipo de tecnologia que se dispõe; regulamentações de órgãos governamentais; etapas terceirizadas.

2 Seleção dos equipamentos
Seleção dos equipamentos principais juntamente com a definição do processos Definir equipamentos secundários ou auxiliares Fatores relevantes na definição dos equipamentos Produtividade do equipamento; consumo do equipamento (energia elétrica, gás, óleo, etc.); alternativas no uso de matéria prima; possibilidade de ampliação futura da capacidade; custos (compra, transporte, instalação); qualificação exigida da mão de obra, treinamento; garantias; assistência técnica e peças de reposição; possibilidade de financiamento; prazo de entrega dos equipamentos.

3 Construção civil e infra-estrutura
Definir o tamanho a a partir de: Definição do layout de produção (linha de produção) necessidade de espaço para estocagem; entrada e saída de veículos de transporte; exigências da prefeitura local e CREA. Definir a infra-estrutura Dimensionamento da carga elétrica e definição da entrada e instalações; serviços hidráulicos (água e esgoto); telecomunicações (telefonia e internet); tratamento especial de resíduos. Considerar Possibilidade de crescimento no longo prazo; não definir tamanho maior que o possível crescimento.

4 Análise de rendimento Matéria prima Materiais indiretos e secundários
Quais as matérias-primas necessárias no processo? Qual a quantidade necessária para obtenção de uma unidade do produto acabado? Origem da matéria prima? Custo de uma unidade da matéria prima? Custos de transporte e manejo de uma unidade da matéria prima? Como devem ser armazenadas as matérias primas e qual o custo desta armazenagem? Materiais indiretos e secundários Outros insumos Eletricidade, água, combustíveis, lubrificantes, artigos de escritórios, etc. Mão de obra Qualificação; quantidade; disponibilidade.

5 Relatório de apresentação da engenharia
Demonstração clara e objetiva do processo físico de transformação Descrição do processo Permitir ao leitor a compreensão de todas as fases em que passam os insumos até se chegar ao produto final Descrição técnica detalhada da matéria prima, insumos, produto final e dos subprodutos Origem, oferta, tamanho, forma, cor, composição química, etc. Apresentar fotografias, desenhos, diagramas Mão de obra Qualificação, oferta, salários de mercado, legislação específica, forças sindicais, necessidades de treinamento. Construção civil Tamanho (total e utilizado), custos, cronograma, projeto arquitetônico, layout. Análise de rendimentos Quantidade de entrada de matéria prima, saída de produto acabado e perdas; determinação dos coeficientes técnicos de produção .


Carregar ppt "A ENGENHARIA NO PROJETO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google