A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL Prof. AFRÂNIO CARLOS MUROLO Prof. Assist. ADENIO ANTONIO COSTA JUNIOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL Prof. AFRÂNIO CARLOS MUROLO Prof. Assist. ADENIO ANTONIO COSTA JUNIOR."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL Prof. AFRÂNIO CARLOS MUROLO Prof. Assist. ADENIO ANTONIO COSTA JUNIOR

2 PESQUISA OPERACIONAL: melhor utilização de recursos limitadosprogramação otimizada Conjunto de técnicas e métodos aplicados por equipes multidisciplinares para se determinar a melhor utilização de recursos limitados e para programação otimizada das operações de uma empresa.

3 CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES: ENFOQUE SISTÊMICO: Uma abordagem aberta para se reconhecerem os vários aspectos que um problema gerencial implica EXPERIMENTAÇÃO: Uma decisão pode ser testada e avaliada antes de ser efetivamente implementada.

4 CONCEITO DE DECISÃO: DECISÃO É UM CURSO DE AÇÃO ESCOLHIDO POR UMA PESSOA COMO O MEIO MAIS EFETIVO À SUA DISPOSIÇÃO PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS PRETENDIDOS.

5 CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO 4 O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO É SEQÜENCIAL 4 É UM PROCESSO COMPLEXO 4 IMPLICA VALORES SUBJETIVOS 4 É DESENVOLVIDO EM AMBIENTE INSTITUCIONAL COM REGRAS MAIS OU MENOS DEFINIDAS 4 O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO É SEQÜENCIAL 4 É UM PROCESSO COMPLEXO 4 IMPLICA VALORES SUBJETIVOS 4 É DESENVOLVIDO EM AMBIENTE INSTITUCIONAL COM REGRAS MAIS OU MENOS DEFINIDAS SINTOMAS IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

6 PROCESSO SEQÜENCIAL Conseqüência de fatos anteriores que criaram as bases para se chegar àquela decisão PROCESSO COMPLEXO Depende: u do tamanho do grupo de decisão u dos sistemas de informação disponíveis u das decisões que devem ser tomadas u do estilo de liderança u do nível da decisão dentro da empresa

7 PROCESSO QUE IMPLICA VALORES SUBJETIVOS u Parte do processo é identificável e clara u Parte inclui experiência pessoal e traços de personalidade do gestor PROCESSO EM AMBIENTE INSTITUCIONAL u A estrutura organizacional influencia o processo. u Fatores importantes: Inter-relação entre pessoas e grupos Fluxo de informações Sistema hierárquico Características do negócio e da organização

8 CLASSIFICAÇÃO DAS DECISÕES: CRITÉRIOS: NÍVEL ESTRATÉGICO: Quanto mais importantes e mais abrangentes forem os resultados da decisão para a empresa, mais ESTRATÉGICA ela será. GRAU DE ESTRUTURAÇÃO: Quanto mais fáceis o acompanhamento e a repetição por outras pessoas, com os mesmos resultados, mais bem ESTRUTURADA será a decisão.

9 CLASSIFICAÇÃO DAS DECISÕES GRAU DE ESTRUTURAÇÃO NÍVEL ESTRATÉGICO ADMINISTRA- ÇÃO DE ESTOQUES PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO LOCALIZAÇÃO DE UMA NOVA FÁBRICA FINANCIAMEN- TO DE CAPITAL DE GIRO ESCOLHA DE CAPA DE REVISTA PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁ- RIA DIVERSIFICA- ÇÃO DA LINHA DE PRODUTOS CONTRATAÇÃO DE UM DIRETOR PROGRAMA DE PESQUISA E DE- SENVOLVIMENTO

10 QUALIDADE DA DECISÃO: DECISÃO DE QUALIDADE: quando, de maneira eficaz e efetiva, garante o alcance dos objetivos preestabelecidos, para os quais foram alocados meios e recursos. CARACTERÍSTICAS QUE PERMITEM AVALIAÇÃO: uSatisfação dos interesses envolvidos uAdaptação dos meios necessários ao alcance dos objetivos uConsistência do curso de ação

11 OBSTÁCULOS A UMA DECISÃO DE QUALIDADE: 1. ESCOLHA DO PROBLEMA CERTO A RESOLVER: u Os problemas manifestam-se por meio de SINTOMAS u Devem-se identificar as CAUSAS REAIS 2. CONHECIMENTO INSUFICIENTE: u Informações incompletas ou parciais u Pouca informação pode ser tão prejudicial quanto informação em excesso

12 DOIS ENFOQUES DA PESQUISA OPERACIONAL ENFOQUE CLÁSSICO: Busca da solução ótima ENFOQUE GERENCIAL: uso de modelos para identificação do problema certo e avaliação da decisão

13 ENFOQUE CLÁSSICO DA PESQUISA OPERACIONAL IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS MODELAGEM E SOLUÇÃO RESULTADO ÓTIMO ACEITAR OU RECUSAR EXPERIÊNCIA E INTUIÇÃO

14 ENFOQUE ATUAL DA PESQUISA OPERACIONAL IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS MODELAGEM E SOLUÇÃO RESULTADO ÓTIMO EXPERIÊNCIA E INTUIÇÃO ACEITAR OU RECUSAR Informações são relevantes? Problema certo? Novas percepções

15 NATUREZA DA PESQUISA OPERACIONAL PASSO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DO PROBLEMA SISTEMA COMPLEXO REAL EXISTENTE SISTEMA REDUZIDO ÀS PRINCIPAIS VARIÁVEIS SIMPLIFICAÇÃO PARA ANÁLISE: MODELO SIMPLIFICAÇÃO PARA ANÁLISE: MODELO

16 FASES DE UM ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL DEFINIÇÃO DO PROBLEMA CONSTRUÇÃO DO MODELO SOLUÇÃO DO MODELO VALIDAÇÃO DO MODELO IMPLEMENTAÇÃO DOS RESULTADOS AVALIAÇÃO EXPERIÊNCIA E INTUIÇÃO

17 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Três aspectos a serem levados em conta: 1. Descrição exata dos objetivos do estudo 2. Identificação das alternativas de decisão existentes 3. Reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema

18 CONSTRUÇÃO DO MODELO: u É a fase mais criativa: a qualidade de todo o processo depende do grau de representação da realidade u Os modelos variam de simples modelos conceituais até complexos modelos matemáticos

19 SOLUÇÃO DO MODELO: Depende da: u Escolha do algoritmo ou método matemático mais adequados às características do modelo u Disponibilidade de software apropriado para solução e produção das informações necessárias para a decisão

20 VALIDAÇÃO DO MODELO: u O modelo é válido quando for capaz de fornecer uma previsão ACEITÁVEL do comportamento do sistema u Modo de avaliar: utilizar dados passados e verificar se o modelo reproduz o comportamento manifestado pelo sistema

21 IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO: u A solução deve ser convertida em regras operacionais. u Deve ser controlada e monitorada pela equipe responsável; eventuais correções podem ser necessárias.

22 AVALIAÇÃO FINAL: u Garante a adequação das decisões às reais necessidades do sistema e a aceitação mais fácil pelos setores envolvidos. u Nenhum modelo capta todas as características e nuanças da realidade: A EXPERIÊNCIA É FUNDAMENTAL.


Carregar ppt "CONCEITOS DE DECISÃO E O ENFOQUE GERENCIAL DA PESQUISA OPERACIONAL Prof. AFRÂNIO CARLOS MUROLO Prof. Assist. ADENIO ANTONIO COSTA JUNIOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google