A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema"— Transcrição da apresentação:

1 ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema
Desenvolvimento e Construção do Modelo Preparação dos Dados Solução através do Modelo Teste do Modelo e da Solução Estabelecimento de Controles da Solução Implantação e Acompanhamento de Resultados

2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA Fase mais crítica do processo de análise quantitativa. Exigências de imaginação e trabalho em equipe a fim de colocar o problema de maneira clara e coerente, definindo objetivos (ex. max. Lucros) e alternativas de caminhos a seguir Grande esforço no sentido de transformar descrições genéricas em problema bem estruturado Definir de forma clara e precisa as restrições

3 CONSTRUÇÃO DO MODELO Os modelos de modelos conceituais até complexos modelos matemáticos: Icônicos: réplica físicas de um objeto real (maquete), em escala ou não; Analógico: modelo físico, sem a forma do objeto representado (velocímetro, termômetro) Matemático: o que mais interessa a PO, sendo representada por equações e inequações. Uma equação mede eficiência da solução e outras as restrições.

4 PREPARAÇÃO DOS DADOS Variáveis controladas ou decisão: aquelas cujos valores são atribuídos pelo analista, através do modelo, constituindo-se em solução do modelo. Ex. quantidade que se deseja produzir Variáveis não controladas: arbitradas por sistemas fora do controle do analista. Ex. demanda,preço mercado, custos de produção. Dados são portanto valores de variáveis não controladas pelo analista. Devem ser conhecidos.

5 SOLUÇÃO DO MODELO Depende da:
5 SOLUÇÃO DO MODELO Depende da: Escolha do algoritmo ou método matemático mais adequados às características do modelo. Disponibilidade de software apropriado para solução e produção das informações necessárias para a decisão. 5

6 TESTE DA SOLUÇÃO E MODELO
Realizado com dados empíricos do sistema. Utilização de dados passados permite avaliar desempenho e evolução no sistema. Se desvio não aceitável, reformulação e abandono do modelo se tornam inevitáveis.

7 ESTABELECIMENTO DE CONTROLES DA SOLUÇÃO
A solução deve ser convertida em regras operacionais. Qualquer mudança nos parâmetros deverá ser controlada e monitorada pela equipe responsável. Parâmetros que sofram desvio além do permitido deverá gerar cálculo de nova solução ou reformulação do modelo.

8 IMPLANTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
Solução apresentada ao administrador, sem uso de linguagem técnica do modelo A linguagem do sistema facilita entendimento e traz apoio para implantação Solução deverá ser acompanhada a fim de se medir o comportamento do sistema com a solução adotada. Ajustes são requeridos.

9 MODELOS MATEMÁTICOS USUAIS
9 Probabilidade e Distribuição de Probabilidade (análise estatística) Programação Linear Simples Programação Linear Inteira PERT/CPM(Program Evaluation and Review Technique e Critical Path Method) Previsão (Ex. demanda) Teoria da Decisão Modelos de Rede Modelos de Linhas de Espera (filas) Simulação Teoria dos Jogos Análise de Regressão 9

10 CONCEITOS IMPORTANTES PRÓXIMA ETAPA

11 VETOR É um conjunto de números que pode ser descrito como:
p = (p1,p2,...,pn) O vetor p de dimensão n, ou seja, possui n elementos. A letra em negrito representa o vetor . O subscrito o índice do vetor. Ex.: p2 é o segundo elemento.

12 MATRIZ Conjunto retangular de números (lembre-se do excel)
Matriz A de ordem m X n , possui m linhas e n colunas Matriz identidade


Carregar ppt "ETAPAS DE ESTUDO EM P.O. Definição e Formulação do Problema"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google