A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços"— Transcrição da apresentação:

1 Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços
Aluna: Fabiana M. dos Santos Orientadora: Profa. Dra. Lílian K. de Oliveira 2011

2 Pesquisa Operacional Pesquisa Operacional (PO): surgiu com o advento da Revolução Industrial, para solucionar os problemas de necessidade de alocar recursos disponíveis para as diversas atividades de maneira mais eficiente para organização como um todo. II Guerra Mundial: necessidade premente de se alocar de forma eficiente os recursos escassos para as diversas operações militares e atividades internas a cada operação era essencial.

3 Pesquisa Operacional 1947, George Dantzig desenvolveu o método simplex para solucionar os problemas com a programação linear. Em 1980, a PO ganhou mais um estimulo com o desenvolvimento de computadores pessoais munidos de excelentes pacotes de software impacto para a melhoria da eficiência, além da contribuição para o aumento da produtividade pelas organizações no mundo todo

4 Pesquisa Operacional Busca soluções que são ótimas para a organização como um todo, em vez de soluções que beneficiam apenas um membro. Pesquisa sobre operações, aplicadas em problemas que envolvem como conduzir e coordenar as operações. Aplicações: áreas de manufatura, transportes, construção, telecomunicações, planejamento financeiro, assistência medica, militar, serviços públicos, etc.

5 Justificativa Ferramenta para estudar as operações com o objetivo de oferecer aos gestores resultados quantitativos que auxiliem a tomada de decisões criação de modelos que permitem a simulação e avaliação de alternativas de ação que possam ser implantadas de modo a alcançar vantagens competitivas. Modelos de otimização: amplamente utilizados na prática em diversas áreas, entre elas, logística, planejamento da produção, finanças, alocação re recursos em marketing, etc.

6 Objetivos Estudar os principais conceitos de pesquisa operacional bem como os métodos de solução de problemas; Pesquisar os métodos computacionais que buscam a solução de problemas lineares; Em particular, realizar um estudo de caso em uma empresa de serviços utilizando para isto modelos e métodos de programação linear, com o objetivo de encontrar uma solução para o problema estudado ajudando os gestores na tomada de decisão.

7 Metodologia Estudo de caso em empresas de serviços
Conhecimento detalhado do problema e coleta de dados Modelagem matemática do problema real estudado Aplicação das técnicas de PO (busca de soluções) com o objetivo de ajudar os gestores na tomada de decisão Aplicação de softwares computacionais tais como Lindo e Solver (Excel)

8 Programação Linear Programação Linear (PL): problemas de programação matemática em que funções objetivo e as restrição são lineares. Envolve um bom entendimento de conceitos matemáticos como matrizes e sistemas de equações lineares. Referem-se à distribuição eficiente de recursos limitados entre atividades competitivas, atendendo um determinado objetivo maximizar os lucros ou minimizar os custos(sendo nomeada como solução ótima)

9 Método Simplex Método eficiente para solucionar problemas de programação linear complexos; Quando resolvido manualmente é conveniente utilizar a forma tabular (quadro Simplex) registra as informações essenciais no caso: os coeficientes das variáveis, as constantes das restrições e as variáveis básicas e as não básicas. Existência de softwares sofisticados que utilizam o método simplex

10 Softwares utilizados Solver (uma das ferramentas do Excel): facilita a modelagem dos problemas evitando cálculos e a análise de seu resultado. Lindo: é um programa utilizado em programação linear para a resolução em especial de pequenos problemas. O software é de fácil aprendizado e manuseio, pois o modelo de maneira algébrica pode ser introduzido diretamente.

11 Estudo de caso Selecionada uma empresa de serviços na Grande São Paulo e alguns dados foram coletados durante a visita realizada; Novas visitadas deverão ser feitas bem como novos dados serão coletados para que estes possam alimentar o modelo matemático e, em seguida aplicar os métodos de PL para encontrar a solução ótima para o problema. Uma outra empresa do setor de serviços também está sendo constatada para que possamos realizar mais um estudo de caso.

12 Próximos Passos Analisar os dados coletados e modelar o problema para que o mesmo represente o sistema real estudado; Avaliação do modelo matemático; Resolução do problema usando o método simplex; Utilização dos softwares Lindo ou Solver para determinar as soluções ótimas do estudo de caso; Aplicação e implementação dos resultados obtidos.

13 Bibliografia Hillier, F. S., Lieberman, G. J. Introdução à Pesquisa Operacional. 8ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. Lachtermacher, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões: modelagem em Excel. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. Puccini, A. L. Introdução à Programação Linear. Rio de Janeiro: LTC, 1980. Arenales, M., Armentano, V., Morabito, R., Yanasse, H. Pesquisa operacional. Rio de Janeiro: Campus, 2007.


Carregar ppt "Uma aplicação de Programação Linear em uma empresa de serviços"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google