A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Recursos Materiais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Recursos Materiais"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Recursos Materiais
Capítulo 4 – Gestão da Demanda na Cadeia de Suprimentos Grupo: Alunos: Fernando Henrique Rafael José

2 4.4 Métodos Analíticos e Sistemas Aplicados na SCM
Fatores que dificultavam a implementação da otimização aplicada à gestão empresarial: Limitado acesso aos computadores Incipiente desenvolvimento da tecnologia (hardware e software) Pouco conhecimento e interesse do setor empresarial Menor intensidade da competição empresarial e existência de questões mais básicas a serem priorizadas.

3 Sistemas Computacionais de Otimização
Entrada de grandes empresas fornecedoras de softwares empresarias na área de otimização Sistemas de Otimização MRP MRP II DRP ERP EVOLUÇÃO Superação da fase de controle, para fase de analise de dados e sugestão de alternativas para tomada de decisão. FIGURA!!!!

4 Sistemas de Otimização
São mais benéficos em ambientes produtivos complexos, onde muitas decisões interconectadas precisam ser tomada; Quanto mais maduro for o ambiente produtivo e previsível for sua demanda, maior será a utilidade do sistema de otimização; Nos níveis de planejamento mais altos os potenciais de ganhos com sistemas de otimização são maiores.

5 Sistema APS Sistema que trabalha acima dos sistemas transacionais (ERP – gestão dos processos), suportando principalmente os processos de tomada de decisão por meio do uso de algoritmos relativamente complexos. Procuram levantar alternativas, analise de dados, simular resultados, providenciando soluções que visam ajudar os planejadores a tomar suas decisões.

6 Componentes Importantes para Problemas de Otimização
Variáveis de Decisão Restrições Objetivos Modelos

7 Problemas de Otimização na SCM através dos níveis
Nível Estratégico: referentes ao longo prazo, buscam principalmente a determinação da melhor alocação dos recursos, do tamanho e número de plantas, centros de distribuição e fornecedores.

8 Problemas de Otimização na SCM através dos níveis
Nível Tático: planejamento de suprimento, fluxo de materiais através de uma determinada SC dentro de um certo horizonte de tempo.

9 Problemas de Otimização na SCM através dos níveis
Nível Operacional: programa de produção, especificar os recursos produtivos, a mão-de-obra, os equipamentos e materiais a serem utilizados. “A otimização das partes não garante a otimização de todo o sistema”.

10 Soluções para Problemas de Otimização (algoritmos)
Soluções Possíveis Soluções “otimizadas” ou heurísticas Solução ótima


Carregar ppt "Administração de Recursos Materiais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google